Fred Madeira Photo
Fred Madeira Photo

De todas as grandes decisões que terão de tomar relativamente ao vosso grande dia, não restam dúvidas de que a escolha dos padrinhos será uma das mais importantes - tão ou mais importante que a decoração, que o vestido de noiva ou o estilo de convites de casamento, já que estas serão as pessoas que estarão ao vosso lado desde os preparativos até ao último minuto da festa. Por isso mesmo, a vossa escolha deve ser ponderada, já que este papel vai muito mais além da proximidade e cumplicidade que vos une. Os padrinhos têm algumas tarefas a cumprir e por isso mesmo, deve estar comprometidos no seu papel, algo que nem todos os vossos amigos mais chegados poderão conseguir fazer. Antes de tomarem essa decisão – e sabendo que a escolha dos padrinhos vai muito mais além de que estes vos acompanhem no grande dia ou que vos ajudem com as lembrancinhas de casamento – saibam tudo sobre o seu papel e protocolo a seguir para que nada falhe no vosso dia.

In Weddings Photography
In Weddings Photography

Durante os preparativos 

A primeira coisa os padrinhos irão fazer quando souberem da notícia é vibrarem de emoção. Depois, e assim que decidirem que serão eles os que vos acompanharão até ao momento em que troquem as vossas alianças de casamento no altar, podem pensar em oferecer-lhes algum detalhe ou mesmo um convite de casamento personalizado onde lhes façam a pergunta. Depois, e durante os preparativos, uma das primeiras coisas que farão é pensar e organizar a vossa despedida de solteiros. No vosso caso, só devem pensar na lista de pessoas que querem que estejam presentes e explicarem-lhes o que gostavam de fazer - ou o que preferem evitar - para esta celebração. Além disso, ambos vos podem acompanhar na escolha do vosso look nupcial, e darem ideias tanto para a decoração, como para as lembranças ou mesmo para a playlist da festa. No fundo, a sua ajuda é necessária sempre que vocês considerem que os querem incluir em alguma decisão ou tarefa, ainda que tudo dependa sempre do nível de proximidade e cumplicidade que tenham com eles.

Bruno Garcez Fotografia
Bruno Garcez Fotografia

No dia do casamento 

No dia mais especial da tua vida, as emoções estarão ao rubro, entre a preparação do teu penteado apanhado, os abraços apertados da família e a felicidade de saber que estão a poucas horas de serem marido e mulher. Por isso, antes da cerimónia, os padrinhos devem certificar-se de que tudo está perfeito, de que as alianças não ficam esquecidas e de que os convidados se acomodam na cerimónia antes de que os noivos entrem. Depois disso, chega esse primeiro momento impossível de esquecer, o caminho até ao altar. Depois da cerimónia, e caso também seja testemunhas do enlace, os padrinhos devem permanecer junto aos noivos e serem os penúltimos a sair. Quando já estiverem cá fora, devem ser eles a certificarem-se de que todos os convidados esperam pela saída dos noivos.

Instante Fotografia
Instante Fotografia

Durante o copo de água 

Já faz parte da tradição os padrinhos dedicarem umas palavras especiais aos noivos durante o copo de água. Este é outro dos momentos emocionantes do dia, devido às histórias divertidas e às palavras embargadas em emoção e felicidade que este tipo de discursos costuma incluir. Os mais originais, podem ainda preparar um vídeo surpresa para os noivos ou mobilizar os convidados para alguma dança em conjunto. Também vos podem ajudar no momento da entrega das prendas de casamento, assim como na distribuição de sparkles ou balões para o momento do corte do bolo. Já no baile, a tradição volta a falar mais alto, quando o padrinho dança com a noiva e a madrinha com o noivo.

Vitor Pina
Vitor Pina

Quem devem escolher? 

A escolha dos padrinhos é algo muito pessoal, assim que, por mais protocolos ou tarefas que se tenham de fazer, a última decisão cabe aos noivos e deve ser feita pelos motivos que eles considerem mais importantes. Por mais que saibam que a vossa escolha não terá em conta certas tarefas do casamento, o mais importante é o que essa pessoa representa para vocês. Esteve presente em todos os momentos bons e mais da vossa vida? Tem um abraço sempre pronto para e compreende-vos melhor que ninguém? Sabe que irás escolher um vestido de noiva simples sem que lhe digas nada, porque sabe perfeitamente qual é o teu estilo? Então, sem dúvida de que essa é a escolha certa. Podem também fazer uma lista de tarefas a realizar, de forma a planificarem melhor todo o dia.

Ana WeddingPhotography
Ana WeddingPhotography

Seja qual foi a vossa escolha, de certeza que os vossos padrinhos de casamento estarão perfeitamente à altura do momento. Não se trata de todo da possibilidade de usarem o seu melhor vestido de cerimónia ou traje ou de vos ajudarem a escolher o melhor bolo de casamento, mas sim de vos acompanharem no dia mais especial da vossa vida e de saberem o quão são importantes para vocês. Quando existe tanta amizade envolvida, nada pode falhar.