Foto David Marques
Foto David Marques

O verão traz com ele as idas à praia e uma maior exposição da pele ao sol. É tempo de sair de casa, aproveitar o calor para ir à praia e para desfrutar dos momentos ao ar livre. Isso, claro, traz algumas implicações para a tua pele, que pode ressentir-se da exposição excessiva ao sol e ao calor. Principalmente as peles mais sensíveis e claras sofrem mais no verão, precisando de vários cuidados para se manterem saudáveis e luminosas.

Ainda assim, também as peles mais morenas necessitam de todos os cuidados possíveis durante o verão, para manter uma pele jovem e rejuvenescida. Se casas no outono, é normal que queiras manter o bronze e essa cor dourada da praia mas, para que o teu rosto sobressaia ainda mais com o branco do teu vestido de noiva ou com o teu penteado de noiva, é necessário teres alguns cuidados. Sabias que há ingredientes fantásticos para manteres a tua pele perfeita depois do verão. Além de te hidratares e afastares o stress com os preparativos – bolo de casamento, decoração, entre outros – aposta por produtos com estes ingredientes naturais, dependendo do resultado que queiras ter no teu rosto.

Pele jovem e luminosa: retinol

O retinol é um derivado da vitamina A, que atua como um ácido suave. O retinol remove as células superficiais e velhas, para dar lugar às novas. Além disso, estimula a produção de colagénio. O retinol atua também no tratamento do acne ou da pele seca do sol, indicado para as peles mais sensíveis. Principalmente se vais optar por um penteado apanhado e queres mostrar o rosto, convém que este esteja rejuvenescido e iluminado. Nas tuas rotinas de beleza, opta por produtos com retinol, para aplicar depois das tuas limpezas faciais, e comprova os resultados na tua pele.

Darkbox - Video & Photography
Darkbox - Video & Photography

Aposta numa esfoliação com açúcar  

Quem disse que o açúcar apenas fará parte das sobremesas deliciosas que terão no vosso dia, ou do vosso bolo de casamento original? Caso não saibas, o açúcar é uma das opções mais naturais e menos agressivas para esfoliar a pele do rosto. Além de a limpar, este ingrediente facilita ainda uma maior absorção dos nutrientes mais importantes. Para esfoliar a tua pele depois dos meses de verão e removeres as células mortas, podes fazer uma esfoliação com açúcar uma vez por semana. Mais do que isso não convém, já que pode estimular a oleosidade.

Óleo de camélia para hidratar  

Uma das reações mais comuns à exposição solar é a desidratação da pele. E, porque no teu dia, ninguém quer que uma pele do rosto baça e desidratada sobressaia na elegância de um vestido de noiva com renda, há que hidratá-la sempre muito bem. Quer tenhas uma pele mista ou seca, compensa usar produtos que contenham óleo de camélia.

O óleo de camélia é um poderoso hidratante para a pele, formando ainda uma barreira protetora que evita os danos causados pelo sol. A camélia tem um efeito nutritivo no rosto, produzindo um efeito luminoso e revigorante. Este óleo também é ideal para aplicar nas áreas expostas, como os braços ou as pernas.

Imagens com emoções
Imagens com emoções

Romã para reforçar o brilho  

Rica em antioxidantes naturais, como as vitaminas A e C,  a romã é ideal para reforçar o brilho de uma pele mais baça e ressequida depois de mais um verão. Sobretudo se casas nos meses seguintes, e já no outono, convém que a tua pele esteja luminosa e radiante no momento em que trocarem as vossas alianças de casamento no altar.

A romã reduz a produção exagerada de glândulas sebáceas, sendo por isso ideal para as peles mais oleosas. A romã também é forte em taninos, que ajudam a controlar a oleosidade, além de que contém vitaminas e minerais que combatem a ação dos radicais livres pelo envelhecimento precoce, muitas vezes provocada pela exposição diária e excessiva ao sol durante o verão.

Blueberry para a elasticidade

Nem só num bolo de casamento simples e minimalista os frutos vermelhos ganham especial destaque. O extrato de blueberry funciona como um potente antioxidante e é um potente ativo inibidor da glicose – já que o açúcar em demasia também contribui para o envelhecimento. Este extrato reverte os danos do processo de envelhecimento, tendo uma grande ação depois de uma pele desidratada depois do verão, além de que aumenta a elasticidade da pele e evita o aparecimento precoce das rugas.

Mão Cheia
Mão Cheia

Os cuidados com o rosto são fundamentais para manteres a tua pele saudável, luminosa e jovem. A saúde da tua pele só irá ajudar a conseguires uma maquilhagem mais natural, além de que conserva a juventude do teu rosto. Apesar do stress com a escolha dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor ou com a entrega dos convites de casamento, não descures a tua saúde: uma rotina de beleza diária, associada a uma boa hidratação e a uma dieta equilibrada são a base de uma pele saudável e rejuvenescida.