Pims Cake Design

Primeiro devemos esclarecer a diferença entre chá, infusão e tisana, para não cairmos no erro de chamar chá a tudo. Tudo o que colocarmos em água quente tecnicamente é uma infusão, transformando-se num dos parceiros ideais para o bolo de casamento (sobretudo para quem não tome álcool). Apenas as provenientes de folhas de chá (“camellia sinensis”, nas suas diversas variantes) merecem este nome: chá verde, chá vermelho (Pu Erh), chá preto e chá branco. Quando utilizamos a cidreira, camomila, ou qualquer outra herbácea individualmente atribui-se o nome “infusão de ervas”. Já quando juntamos dois, três ou mais ingredientes, por exemplo camomila e pêssego, gengibre e laranja, ou maçã, roseira brava e framboesa, então já falamos de tisanas. Algumas delas podem ajudar miraculosamente a combater aqueles centímetros a mais que dificultam a escolha de um vestidos de cerimónia. Hoje vamos falar de seis que, pelas suas características, mimam a nossa pele e cabelo. Por isso, se estás a pensar num penteado de noiva simples, no qual se veja a tua saudável melena, toma nota destas dicas:

Erva-príncipe

Por vezes confundida com a cidreira, é conhecida por ser um poderoso desintoxicante que limpa o nosso corpo. Combate o acne, controla a oleosidade e pode ajudar a fazer desaparecer manchas da pele.

Alfazema

Também conhecida por lavanda, da qual existem diversas subespécies, tem efeitos calmantes e ajuda a reduzir todo o tipo de infeções de pele. Também é indicada para casos de perda de cabelo e combate da caspa. Para evitar surpresas quer tenhas escolhido um penteado simples para o casamento, esta infusão pode ajudar.

Gengibre

Conhecido como antisséptico, ajuda a tratar qualquer tipo de imperfeição da pele, incluindo casos de tom de pele irregular. Ajuda a aumentar a irrigação sanguínea do couro cabeludo, combatendo desta forma a queda de cabelo.

Matcha

Trata-se de uma técnica japonesa que reduz por moagem as folhas de chá verde a pó. É um poderoso antioxidante, renovador celular, com um valor nutricional dez vezes superior a uma chávena de chá verde regular. Acalma a mente, relaxa o corpo, ajuda a combater o colesterol e a glicemia pela sua abundância de fibra, clorofila e vitaminas. Se tinham bolo de casamento simples mas bastante recheado, uma chávena deste chá pode ajudar a controlar os seus efeitos!

Camomila

Uma das infusões mais conhecidas pelos seus efeitos calmantes e antibacterianos, a camomila também tem propriedades anti-inflamatórias. Pode ajudar-nos a lidar com o stress e a acne, porque bem sabemos que sem um bom descanso a pele não se regenera em condições ótimas. Combinando-a em tisana com limão, é um excelente tónico para ajudar a diminuir o inchaço dos olhos e a oleosidade da pele. Naquele momento em que se precisa mesmo de descansar, porque já não fluem mais ideias para os convite de casamento, esta é a primeira opção.

Salsaparrilha

Talvez o mais desconhecido deste artigo, a infusão de salsaparrilha é preparada a partir da raiz da planta e tem propriedades depurativas, anti-inflamatórias e tonificantes. Pode ser o melhor aliado das convidadas que querem usar um vestido de cerimónia curto e luzir uma pele tonificada e saudável. Não deve ser consumido em excesso porque pode provocar efeitos contraproducentes.

Depois destes úteis conselhos terapêuticos, é o momento certo para tratar dos convites de casamento enquanto tomam um delicioso chá! E a seguir, que tal tratar das lembrancinhas de casamento? Quem sabe se um bom chá, num frasquinho de vidro decorado por vocês, não seria uma excelente opção...?