Ir para o conteúdo principal
Casamentos

10 mitos e verdades sobre as rugas

Quando e onde surgem? É possível prevenir as rugas? Serão elas os primeiros sinais de idade? Há inúmeros mitos e conceções acerca destes pequenos sulcos na pele. Se estás intrgado(a), vem conhecer tudo sobre elas!

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si

Envelhecer em beleza… não é o que todos desejamos? As rugas são alguns dos primeiros sinais a surgir com a idade. Se quando escolheste o vestido de cerimónia te sentias no teu auge, os anos passam, o cansaço aumenta e, quando dás por ti, estás a dizer olá a estas novas amigas que pareceram ter-se juntado para dar uma festa sempre que te olhas ao espelho! As rugas são nada mais do que pequenos vincos que se formam na pele – sobretudo nas mãos, pescoço e rosto – que surgem como um processo natural do envelhecimento. A perda de colagénio, a exposição solar, o stress e tantos outros fatores podem acelerar o seu aparecimento e, há tantas pessoas que têm já imensas rugas quando usam o anel de noivado como aquelas em que apenas surgem após a meia idade. Mas será que são hereditárias? E a alimentação, influencia? Podemos atrasar o seu aparecimento? Se estás a pensar no penteado de noiva e em todas as formas de disfarçar estes pequenos vincos na testa, vem conhecer os mitos e suposições mais comuns!

Crème Wedding

O protetor solar elimina as rugas? MITO

Sem dúvida que o protetor solar é um poderoso aliado da nossa saúde, sobretudo da pele. Mas vale a pena lembrar que ele não trata as rugas por si só. O que acontece é que o creme com proteção solar vai evitar o agravar de intensidade das rugas, especialmente das causadas pela ação do sol, e retardar o aparecimento de novas. Lembra-te de o aplicar antes da maquilhagem mesmo que troquem alianças de casamento num espaço coberto.

Creme anti-rugas diminui a sua aparência? VERDADE

Ainda surgem inúmeras dúvidas sobre a matéria, mas a verdade é que estes cremes são formulados em laboratório com a mais recente tecnologia e ingredientes ativos, tais como LHA, minerais e vitamina C, que são responsáveis por diminuir consideravelmente as rugas e prevenir o surgimento de novas! Sem dúvida que são um investimento que devem fazer muito antes de ter o anel de casamento na mão.

Botox e preenchimento é a solução para qualquer tipo de ruga? MITO

Embora seja a “solução” mais conhecida, não há nada que indique que o botox seja o procedimento mais indicado para preencher as rugas da pele. Na verdade, ele é o mais indicado para aquelas rugas de expressão que aparecem apenas quando fazemos movimentos com o rosto. As mais profundas e estáticas devem ser tratadas ou prevenidas através de outros procedimentos, sendo o ácido hialurónico uma das substâncias mais conhecidas para o efeito.

Ingerir carne vermelha em excesso pode causar rugas a longo prazo? VERDADE

Embora não existam estudos concretos que indiquem que a carne vermelha potencia o aparecimento de rugas, a verdade é que o consumo de produtos animais aumenta a produção de radicais livres – moléculas que, em excesso, se podem tornar prejudiciais ao organismo. A maioria destes produtos, seja carne ou derivados, possui na verdade substâncias inflamatórias, que podem ser nocivas para todo o sistema e inflamar a pele, causando rugas.

Dormir lateralmente ou não sorrir são as melhores técnicas para evitar rugas? MITO

Por muito improvável que possa parecer, os vincos que a almofada e os lençóis deixam no rosto após uma noite bem dormida nem sempre desaparecem por completo. Estas pequenas marcas podem culminar em rugas de expressão e linhas algo profundas. Para evitar esse cenário, o melhor é hidratar bem o rosto antes de dormir e procurar dormir de barriga para cima.

Beber pouca água pode causar rugas? VERDADE

Sabias que a falta de hidratação pode causar danos permanentes na pele? Beber água mantém as células hidratadas e é um hábito que deves cultivar todos os dias – mesmo antes do champagne que acompanhará o bolo de casamento simples. Se te esqueces com facilidade, mantém uma garrafa ao teu lado e enche-a as vezes que necessário, num mínimo de dois litros diários.

Quanto mais ardor o creme provocar na pele, maior é a sua eficácia com as rugas? MITO

Alguns hidratantes e séruns podem arder levemente na pele quando aplicados, mas tudo tem os seus limites. Se esse ardor se prolonga ou é mais intenso do que um pequeno incómodo, é um sinal de que a pele está a ser mais irritada do que o normal. Procura ler o rótulo do produto e todos os seus ingredientes e aconselhares-te junto de um dermatologista, uma vez que pode ser um produto abrasivo ou que reage de forma intensa com a tua pele. Além disto, não há nada que indique que esta sensação está associada à diminuição de rugas – na verdade, pode mesmo acentuá-las!

Franzir olhos e testa provoca rugas? VERDADE

Sim, os célebres pés de galinha podem ser agravados se semicerramos os olhos com alguma frequência e, movimentos como franzir a testa e o nariz, quando executados constantemente, podem sim agravar as pequenas rugas que se alojam nestes locais. Porque ninguém quer uma cara completamente inexpressiva, tenta perceber quais são um tique para que não tenhas de estar constantemente a comprimir estes músculos.

As máscaras faciais não são eficazes no tratamento de rugas? MITO

As máscaras faciais não combatem, por si só, o aparecimento de rugas e linhas de expressão, mas podem ser excelentes aliadas! Se já fizeram os convites de casamento, provavelmente estás em busca dos melhores tratamentos para deixar a tua pele saudável e radiante para o grande dia. Neste campo, máscaras como as de argila, que podes comprar em lojas de produtos naturais e misturar em casa, são ótimas para atenuar os efeitos da idade e renovar a derme. Ainda que pareça um processo muito superficial, fazer máscaras regularmente é importantíssimo para manter a pele limpa e revitalizada.

Rugas de expressão e pés de galinha são hereditários? VERDADE

Ainda que fatores externos como o estilo de vida, o stress, a idade e a poluição a que sujeitamos a nossa pele possa estar na origem destas pequenas rugas, culpem a genética, pois a verdade é que aqueles sulcos que se acumulam finamente em redor dos olhos são hereditários. Se alguém da tua família tem estas rugas e tu não o tentas prevenir, muito provavelmente vais ter de lidar com elas mais cedo ou mais tarde.

Definir prazos, fazer chamada, tratar dos convites de casamento… que atividade te causa mais rugas e cabelos brancos em todos os preparativos? No que toca ao combate às rugas, o segredo é a prevenção Se já escolheste o vestido de noiva, conta-nos quais os teus métodos favoritos anti idade?

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si