É o maior órgão do corpo e aquele que tantas vezes negligenciamos! E em tempos como estes, em que o stress e alguma ansiedade nos abraça, cuidarmos de nós é crucial para lidarmos melhor com todas as situações consequentes da pandemia e assim, ganhar motivação para continuar a organizar o grande dia da união com o grande amor! Porque não começar pela pele? Pode parecer cansada e envelhecida, mas de certeza que tem potencial para brilhar no teu look de noiva com a rotina e os cuidados certos! A limpeza de pele não discrimina idades nem sexos e deve ser encarada como um recurso importante e um cuidado básico. Procura sempre os cuidados de um profissional, pesquisa feedback e, claro, faz o trabalho de casa! Se já enviaram os convites de casamento e estás à procura dos melhores conselhos, continua a ler…

1. Com que tipo de pele lidamos?

Seca ou oleosa, com tendência acneica, mista ou com textura…conhecer o tipo de pele é o primeiro passo para uma limpeza eficaz! Os produtos, o tempo de atuação e os teus rituais de skincare importam quando falamos de um procedimento como este e, sem dúvida que o técnico encarregue da limpeza vai questionar sobre o teu tipo de pele e as suas necessidades em primeira mão! Na dúvida, consulta sempre um dermatologista para uma análise cuidada.

2. Esfoliante físico vs químico

Nas rotinas de limpeza de pele, seja um procedimento único ou uma ação periódica, a esfoliação assume uma grande importância. Assim, fazer a distinção dos diferentes tipos de produtos dedicados a livrar-se das células mortas à superfície é essencial! Se estás familiarizado(a) com esfoliantes físicos – normalmente cremes ou géis com micropartículas que, quando em fricção com a pele, destroem a barreira protetora, proporcionando uma sensação geral de suavidade – talvez queiras observar mais de perto os seus componentes e perceber se são ou não uma rotina abrasiva quando testados com regularidade enquanto experimentas diferentes penteados ao espelho.

Esfoliantes químicos, por sua vez, são uma espécie de peeling, que atua na camada superficial sem que seja necessária a fricção do produto com as mãos. Há inúmeros produtos no mercado com diferentes concentrações de ingredientes, por isso começa por experimentar as mais baixas, para que a pele se adapte progressivamente, e fá-lo sempre consoante a indicação do teu dermatologista!

3. Procurar um profissional

Tratar da tua pele sem grande conhecimento para tal é como fazerem vocês próprios o bolo de casamento! Divertido, mas sem dúvida que os resultados seriam muito melhores se confiassem num profissional treinado para o efeito! Se é fundamental cuidar da tua pele diariamente e prepará-la o melhor possível antes do grande dia, procurar um profissional certificado vai garantir os melhores e mais duradouros resultados!

4. Limitar a frequência

Podes sentir a necessidade de uma limpeza profunda após andar o dia todo no exterior e lidar com a poluição do ar, mas nem sempre é necessário limpar e esfoliar a pele em profundidade para conseguir um acabamento perfeito! Muitas manhãs, a água é a tua melhor amiga e podes perfeitamente limpar a pele dessa forma! Os líquidos de limpeza não devem produzir espuma em demasia, pois é um agende demasiado abrasivo para a camada de proteção da pele e, quanto à esfoliação, evita fazê-lo mais de duas vezes por semana, uma vez que pode acabar por fragilizar a pele do rosto.

5. Proteção solar sem limite

É quase mais importante do que a própria hidratação e um passo que deves ter bem presente na tua rotina mesmo se contas passar pouquíssimo tempo lá fora! Nos braços, no peito e nas pernas se usas um vestido de cerimónia curto, mas sobretudo no rosto! Depois da limpeza, a pele está fragilizada e a exposição solar deve sempre ser evitada, dado ser o fator responsável por dados irreversíveis e envelhecimento da pele. Procura o protetor mais adequado e nunca falhes uma aplicação!

6. Não parar no rosto

Pernas bronzeadas, um decote luminoso, braços suaves e um aspeto geral cuidado é o que procuras para a tua pele! Consegue um resultado saudável e hidratado e uma pele de sonho com aquele vestido de noiva com renda ao tratar dela como um todo e ao não te limitares apenas à testa e às maçãs do rosto! Inclui uma esfoliação corporal semanal na tua rotina, não te esqueças de beber 1,5L a 3L de água diariamente e a hidratar sempre depois do banho!

Alimentação, horas de sono, água, genética, stress e… muitos cuidados! Tratar da tua pele deve ser uma rotina e todos estes fatores contribuem para o seu aspeto e saúde. Para além dos cuidados básicos, há que investir em bons produtos e numa rotina adequada, que te deixe uma sensação de pele fresca e luminosa até ao teu grande dia de sonho!