Sabemos que o teu penteado de noiva tem de estar perfeito no dia C, e que, tal como exiges aos teus fornecedores que tudo corra bem - seja com o espaço escolhido para celebrarem o copo-de-água ou com os convites de casamento, que devem estar prontos a tempo - também os teus convidados te podem exigir o mesmo. De certeza que, na tua lista, tens todo o tipo de amigos e familiares e consegues distinguir, quase sem olhar, aqueles que são mais exigentes e que não hesitarão em comentar algo que, na sua opinião, correu menos bem. O que fazer para os evitar? Deixamos-te os melhores conselhos para superar as expetativas de todos até chegarem as lembrancinhas de casamento, e agradar até aos mais críticos, que têm semjpre algo a dizer.

1. Sem atrasos

Não há nada pior para uma noiva do que receber um olhar reprovador de um convidado porque se atrasou demasiado a chegar à cerimónia. Claro está que imprevistos acontecem, e pode surgir algum percalço com teu penteado fácil ou até mesmo com o vestido. E ainda que esteja previsto que todas as noivas se atrasem, a verdade é que nenhum convidado gosta de esperar demasiado, por isso esforça-te ao máximo para aparecer a horas e não os desiludas.

2. O seu conforto é a grande prioridade

Tanto na cerimónia como durante a receção, privilegia o conforto dos teus convidados. Para os noivos que escolheram celebrar o seu casamento ao ar livre, na praia ou no campo, é importante dispensar cadeiras confortáveis e sombras suficientes, sobretudo se o casamento se realizar nos meses mais quentes. Não te esqueças de avisar as tuas convidadas caso o terreno seja irregular, para que estas pensem se querem optar por um vestido de gala comprido e uns sapatos clássicos ou preferem algo mais descontraído e enquadrado com a ocasião.

Quanto ás cadeiras e sombras, se não queres perder esse toque de elegâncias, opta pelas cadeiras tifanny, tanto para a cerimónia como para o banquete, muito confortáveis, estáveis e elegantes. Substitui as sombrinhas por um toldo e tenta que todos se mantenham frescos, dispondo de leques, águas refrescantes e ventilação suficiente. Mais uma ideia? Não deixes de criar uma zona lounge para que todos possam descansar e conversar num momento mais calmo do dia.

3. Buffet variado

Opta por ter um menu que contemple várias opções de carne, peixe ou vegetais. Inclui no buffet sabores internacionais, como a cozinha chinesa ou japonesa, tacos, sushi, sopas frias, tapas variadas, opções vegan e vegetarianas... vale tudo para surpreender e inovar ao máximo! Escolhe também um bolo de casamento original e de acordo com o vosso estilo, mas inova no candy bar, que pode ser em estilo rústico, vintage, minimalista e dá-lhe todo o destaque, colocando-o no centro da mesa.

4. Bar aberto durante todo o evento

Mais do que verem uma decoração de sonho ou receberem uma prenda de casamento personalizada por parte dos noivos, os convidados querem que nada falhe no serviço de catering e bebida. Opta por ter bar aberto no teu dia e irás satisfazer aqueles convidados mais exigentes. Além disso, criem um cocktail do casamento e difundam-no para que todos o provem. Será mais uma marca personalizada do vosso grande dia.

5. Transporte para todos

Coloca à disposição dos convidados transporte que os leve do casamento até ao local onde se alojaram ou até ao ponto onde os recolheram. Assim, todos poderão divertir-se à vontade e ficar até ao fim da festa sem pensarem como voltarão a casa depois. Podes definir dois horários de recolhida, um para os que querem ir embora mais cedo e outro para os que ficarão até ao fim. Contratar um autocarro para os convidados é, sem dúvida, um dos detalhes mais apreciados de sempre.

 

Mais exigentes ou não, vale a pena recordar que são vocês quem tem as alianças de casamento e que, por isso, o dia é vosso! Logo, o que mais importa é que os que verdadeiramente querem estar presentes no vosso dia, estarão lá e irão divertir-se ao máximo. Pensa devidamente no seu conforto, mas sem gastares todas as tuas energias. Vais precisar delas para escolher o teu vestido de noiva, entre outros detalhes do teu look e do teu dia.