Cada casamento é único e especial! Reflete a personalidade dos seus noivos, desde os convites de casamento ao fato, ao vestido de noiva ou à decoração. Hoje, os casamentos vão muito mais além do esperado, ao serem personalizados ao máximo e totalmente feitos à vossa imagem. Há quem opte por trocar as suas alianças de casamento ao ar livre, outros preferem fazê-lo de forma mais tradicional e ainda os que decidem romper as regras e casar em casa, num ambiente autêntico e muito intimista.

Se pensam casar em casa, nada como prepararem um ambiente único e muito acolhedor, que surpreenda e encante os vossos convidados. O que fazer e como? Como organizar um dia inesquecível num ambiente que vos é tão familiar? Quer decidam usar o jardim ou fazer o casamento dentro de casa, há sempre forma de surpreenderem os vossos convidados com detalhes muito especiais. 

Tudo dependerá do espaço 

Há duas coisas que devem ter em conta antes de começarem a preparar o vosso casamento em casa: o espaço e o número de convidados. Decidam se querem casar ao ar livre, no jardim ou no terraço, ou se preferem fazê-lo no interior. Dependendo do espaço que tenham, têm depois de selecionar o número de convidados antes de pensarem nos vossos convites de casamento personalizados. Por norma, os casamentos celebrados em casa são sempre mais intimistas e com menos convidados que se os celebrados noutros locais. Antes de pensarem em surpreender os vossos convidados, também é importante terem em conta certos aspetos como o tipo de catering a contratar, o espaço para o copo-de-água, onde farão a festa e se haverá espaço para que todos se movimente à vontade. 

Uma receção inesquecível 

Que tal inverter a situação? Normalmente, são os convidados que, depois da cerimónia, se dirigem ao local da receção e esperam pelos noivos, que são sempre os últimos a entrar. É o momento perfeito para que as convidadas elogiem os vestidos de gala compridos, falem da emoção vivida na cerimónia e reponham as energias. Ainda assim, imaginem chegarem vocês primeiro à vossa casa e receberem a todos, um por um, e de forma personalizada. Seria uma forma única de darem as boas-vindas aos convidados à vossa casa e a um dia cheio de encanto e personalidade. 

Manter os convidados confortáveis 

Não pode faltar conforto aos vossos convidados no vosso dia. Se casam no jardim de casa, providenciem bancos, puffs, sofás para uma zona lounge, onde possam conversar e relaxar ao longo do dia. Como vão organizar as mesas do copo-de-água? Redondas, quadradas em U? Onde irão colocar o vosso bolo de casamento original? Seja como for, é importante colocarem em cada lugar, uma mensagem personalizada, para que se sintam acolhidos. Também não podem faltar espaços de sombra ou um ambiente ameno, no caso de casarem no interior. É importante que os vossos convidados nunca sintam frio, calor, sede ou fome...tenham atenção máxima a esses detalhes e preparem tudo com a devida antecedência - incluindo vários planos se necessário - para que nada corra mal no vosso dia. 

Ambiente intimista e surpreendente 

Em vossa casa, quem dita as regras são vocês. Os timings serão os que vocês decidirem, bem como todas as surpresas que o vosso dia poderá vir a ter. Além de pensarem em prendas de casamento originais para os vossos convidados, podem preparar algo especialmente para eles. Um vídeo original, um discurso ou uma seleção de fotos divertida. Se casam no exterior, poderão criar zonas personalizadas, onde possam relaxar e aproveitar o momento. Pensem também nas bebidas e na zona do bar. Podem fazer uma zona de cocktails personalizados, para que cada um tenha o seu próprio cocktail. Como terão menos convidados, de certeza que poderão dar mais atenção a cada um deles e isso será espetacular. 

Incluir os convidados no casamento 

Mostrem aos vossos convidados o quão eles são importantes para vocês. Incluam-nos no casamento das mais variadas formas, seja numa dança comum, num discurso, num brinde ou num abraço. Individualmente, mostrem-lhes que sem eles, o vosso dia não faria sentido, através de um presente ou de uma dedicatória. É importante terem tempo para desfrutar e conversar com os vossos convidados, algo que num casamento com menos pessoas é sempre mais fácil de se conseguir. Pensem em jogos para que se conheçam e deem espaço para os que quiserem dedicar-vos umas palavras. 

Se tiverem espaço e condições, não temos dúvidas de que casar em casa, já por si, é único e inspirador. Nada como partilharem o vosso dia num ambiente descontraído e aproveitarem para olhar para os vestidos de cerimónia das vossas convidadas ou desfrutarem ao máximo do momento do corte do bolo de casamento com todos os presentes. Será inesquecível!