Prettie Paperie

Não restam dúvidas: o livro de assinaturas é uma das recordações mais bonitas que terão do vosso grande dia. As diferentes mensagens que todos os convidados vos deixarão irão fazer-vos recordar, no futuro, cada momento feliz que viveram durante a vossa celebração. Sim, o livro de assinaturas vai mais além do que o vestido de noiva – que não poderás usar sempre que quiseres – ou do bolo de casamento – que nunca mais irão provar. É, tal como o vosso álbum de fotografias, o que mais perdurará no tempo e que poderão rever sempre que quiserem. Por este motivo, o livro de assinaturas é um must que vocês não devem dispensar.

Tal como os convites de casamento, também os livros de assinaturas têm vindo a assumir outros formatos e estilos que vão muito mais além de várias folhas de de uma caneta. A sua finalidade é sempre a mesma, já que este é o objeto pensado para que, tanto amigos como familiares, possam deixar as suas palavras de agradecimento e de carinho pelos noivos. Existem, por isso, muitas formas de apresentar o livro de honra, não havendo a obrigatoriedade de ser, de facto, um livro. Aqui vos deixamos algumas ideias.

Invite Mi

1. O clássico nunca falha

Se a vossa escolha recai sobre o livro de honra clássico, existem muitas opções: podem falar com o vosso fornecedor que vos deu ideias para convites de casamento e pedir que também o faça para o vosso livro. Também podem comprar um livro branco (que convém não ter um tamanho inferior a A4) numa papelaria e personalizá-lo ao vosso gosto, ou até fazer um livro que depois encadernarão, sendo esta opção verdadeiramente única. Podem, por exemplo, incluir fotografias vossas e dos vossos convidados de modo a que todos tenham presença obrigatória. Em vez de deixar o livro num local específico, podem pedir a alguém que se encarregue de o passar pelas mesas à hora do café, quando toda a gente se sente mais inspirada, e evitando, assim, que fique algum convidado esquecido.

2. Árvore dos desejos

Tal como os vestidos de noiva com renda são a tendência dos últimos tempos, também as árvores de desejos começam a tornar-se no novo clássico alternativo do momento. Podem fazê-la de várias formas! Encontrem alguns ramos bonitos e disponham-nos como se se tratasse de uma árvore verdadeira onde os convidados poderão deixar as suas mensagens. Se quiserem, podem pintá-los de branco, para um ambiente mais singelo, ou com uma cor forte, para dar um pouco de vitalidade ao espaço. A seguir preparem pequenos cartões com um fio para os convidados escreverem e pendurarem na árvore. Esta solução permite uma grande variedade de pormenores diferentes. Existem também as feitas em cartão, como se de um quadro se tratasse. A ideia é que depois ocupem um lugar muito especial em casa dos seus noivos!

Ideia Genial

3. Mensagens em pedras

Esta ideia traz o adeus definitivo às folhas em branco, já que consiste em que os convidados deixem mensagens nas pedras. Podem deixar marcadores de várias cores para que deixem as suas dedicatórias gravadas em diferentes pedras brancas. Além de decorar a vossa casa, estas pedras formarão parte do vosso lar e poderão tornar um canto ainda mais especial e cheio de significado. Tal como uma das lembranças que guardem para vocês. No momento de verem ideias para lembrancinhas de casamento não se esqueçam de separar uma para vocês, para que fiquem com mais uma recordação de um dia mágico.

4. Fotografias com dedicatória

Porque não preparar uma zona com uma máquina de fotografias instantâneas para os vossos convidados tirarem uma e escreverem, da parte de trás, os seus sentimentos? Lembrem-se de que o mesmo carinho que puseram em cada detalhe do vosso dia - pensado para que se sentissem o mais confortáveis possível – irá ser retribuído em cada uma das frases que escrevam ou das fotografias que tirem. De certeza que estes irão adorar receber uma prenda de casamento original tal como vocês irão adorar ler as suas mensagens personalizadas. Para tornar este momento ainda mais divertido podem colocar alguns adereços perto (bigodes, chapéus, óculos, ou até placas onde se possa escrever) para que todos se sirvam à vontade!

5. Para os mais românticos

Os mais românticos, que não dispensam detalhes vintage - como uma decoração floral minimalista ou uns convites de casamento personalizados em tons pastel - poderão gostar destas ideias. Arranjem uma gaiola de tamanho considerável e ponham vários cartões por perto. Assim, os convidados escrevem nos cartões e depois colocam-nos dentro da gaiola. Outra ideia, passa por preparar uma jarra alta ou uma garrafa bonita onde se colocam as folhas que os convidados enrolam, ao estilo de mensagem numa garrafa. Também podem preparar uma caixa de correio, como as que se usam para os votos, e colar por fora fotografias vossas. Os convidados escrevem os seus desejos e colocam o papel dentro da ranhura.

E para os noivos de praia, arranjem um aquário grande e coloquem peças de madeira - como as do jogo Jenga - e um marcador para os convidados assinarem e escreverem algo. Depois disso, devem colocá-las dentro do aquário o que origina uma excelente peça de decoração para a casa. Outra ideia que nunca falha? Pintem uma tela gigante e desenhem algo simples (como um coração) e peçam aos vossos convidados para assinarem também a tela e escrever ou desenhar algo de modo a que todos juntos façam uma obra de arte!

BE Wedding & Events

Como pode ver, o livre de honra pode adotar formas únicas e distintas. E depois de pensarem como querem o vosso, há que dar forma a outros importantes elementos do vosso dia. O penteado de noiva ou os vestidos de cerimónia – no caso de teres damas de honor – são alguns deles. Não se distraiam do vosso foco!