Monte dos Poços

Depois dos preparativos, da escolha do vestido de noiva e de todos os complementos que tornam único o teu look, a realidade é só uma: o vosso dia já passou e, com ele, todas as preocupações com os vestidos de cerimónia e, finalmente, irão iniciar a vossa vida de casados. E ainda que estejam habituados a cozinhar há um tempo, a cozinha para dois pode ser uma nova descoberta.

Talvez já conheçam exatamente os gostos de cada um, mas a verdade é que, para se triunfar na cozinha, há que ter em conta vários fatores. Saber calcular as quantidades certas, não desperdiçar alimentos, organizar as compras do mês e da semana, saber improvisar com o que há no frigorífico ou saber o que se pode ou não congelar requer tempo e experiência. Quer já vivam juntos há algum tempo, ou estejam prestes a iniciar uma vida a dois, estas dicas vêm sempre a calhar, sobretudo depois de já terem entregue todas as lembrancinhas de casamento. Toma nota de alguns conselhos para triunfares e desfrutares ao máximo dos teus cozinhados.

Alimentos básicos sempre em casa

A melhor maneira de não caírem na tentação de almoçar ou jantar fora muitas vezes é terem sempre em casa alguns alimentos básicos, que poderão cozinhar rapidamente e que têm uma longa data de vencimento. Arroz, massa, latas de conserva, legumes, verduras, iogurtes, leite, lacticínios devem fazer parte da vossa lista de compras semanal, para que nunca vos falte o básico em casa. Após o copo de água e o vosso bolo de casamento original, está na altura de voltar a um ritmo normal e mais saudável de refeições.

Verde aos Molhos

Dispensem o fast food

É verdade que a comida de entrega pode ser muito prática, mas, não é tão saudável e, por isso, não é aconselhável comê-la todos os dias. Não é boa nem para a saúde, nem para o bolso, assim que, evitem fast food ao máximo. De certeza que não queres perder a forma que conseguiste para entrar no teu vestido de noiva curto, certo? Opta sempre por comida saudável e, se possível, confecionada em casa. Além de combater problemas de saúde, vai fazer com que se sintam muito melhor!

Ovos e leguminosas

Os ovos são outros aliados que devem ter sempre no frigorífico. Acompanham bem qualquer alimento e uma omelete com outros ingredientes é algo que sempre fica bem. Os ovos duram muito e podem adaptar-se a praticamente todos os pratos – saladas frias ou quentes, na sopa, numa sandwich rápida, para um pequeno-almoço reforçado. Ovos cozidos são muito mais saudáveis que ovos fritos, ainda que, uma vez por outra, não represente um grande problema para a saúde.

Frutas e verduras em abundância

As frutas e as verduras são indispensáveis numa alimentação saudável, mas, não duram muito tempo, mesmo quando no frigorífico. Por esta razão, é fundamental que consigas calcular a quantidade que comem para comprarem com a frequência devida, nem de menos, nem demais.

As verduras e frutas frescas são alimentos que não consegues incluir na compra do mês, assim que terás que programar um dia da semana para dedicares a estas compras. Igualmente para o peixe e carne. Ainda que os possas congelar, estes produtos frescos têm outro sabor, assim que, quando comprares verduras, compra também a carne e o peixe da semana.

Hotel Minho ****

Congelador: o vosso melhor amigo

O congelador pode ser o vosso melhor amigo. Quase todos os alimentos – incluindo verduras e até o vosso bolo de casamento simples - podem ser congelados e ainda podem cozinhar algumas sopas e pratos, congelá-los e ir comendo ao longo da semana. A sua grande utilidade está na possibilidade de comprarem carne ou peixe em promoção e congelá-los depois, cozinhados ou não. Além de poder ajudar na gestão do orçamento que dedicaram às compras de casa, congelar comida é uma forma prática, rápida e saudável de se alimentarem.

Programem as refeições da semana

Tirem uma manhã do fim de semana para prepararem e guardarem as refeições. Em conjunto, programem as vossas refeições para a semana tal reservaram tempo para fazer os convites de casamento, e passem umas horas na cozinha juntos. Pode parecer aborrecido, mas se souberem tirar partido deste momento juntos, podem chegar a desfrutar da cozinha como deve ser, além de que verão como vos sobra mais tempo durante a semana para fazerem programas depois do trabalho.

Existem muitos recipientes, sejam sacos ou tupperwares herméticos onde poderão guardar a vossa comida até a usarem. Também pode ser muito útil terem alimentos já cortados, como cebola e alguns legumes para rapidamente fazerem sopas e cremes.

Quinta Essência

Estão prontos para dar cartas na cozinha? Como tem sido a vossa experiência na cozinha como casal? Lembramos que o vosso bolo de casamento também pode ser congelado e que, quando o descongelarem, terá o mesmo sabor do vosso dia! E o mesmo se aplica no caso de terem oferecido prendas de casamento originais e comestíveis aos vossos convidados. Será um momento muito especial para os dois!