À parte do vestido de noiva, dos sapatos e da maquilhagem, o cabelo é o elemento que as noivas mais cuidam para o grande dia. Solto ou apanhado, com ondas, liso perfeito ou rebelde... o penteado de noiva vai definir o teu look e dar-te a moldura perfeita para toda a alegria que transmitirás. E para que fique perfeito, tal e qual como imaginaste, há que escolher o profissional certo. Se já tens um cabeleireiro em quem confias plenamente, a tua escolha não deve mudar para o grande dia, mas se ainda estás nessa busca incessante pela pessoa que vai fazer magia com o teu penteado, este artigo é para ti! Se já enviaste os convites de casamento, não percas as nossas dicas para acertares a 100% no profissional!

Cristiana Casal Makeup Artist
Cristiana Casal Makeup Artist

Escolhe com antecedência

O que é feito à pressa dificilmente corre bem. Escolher um profissional à última da hora vai fazer com que te precipites, com que não tenhas margem de comparação e, em último caso, com que te arrependas da decisão quando vires o penteado apanhado terminado. O ideal é que fales com vários profissionais da tua área da residência – ou próximo da zona onde celebrarão o casamento – e que, após fazer uma lista, decidas, sempre com uma antecedência de dois a três meses. Este tempo vai permitir que marques a prova, peças orçamentos, pesquises tendências e que fales com a outra pessoa para chegarem a um consenso sobre o penteado que idealizaste!

Joga pelo seguro

Apaixonaste-te por aquela conta de Instagram que publicita trabalhos fenomenais e só queres conseguir as mesmas ondas fantásticas? Lembra-te que o que resulta num modelo pode não resultar em ti! A cor, a textura e o comprimento do cabelo podem fazer com que o mesmo penteado tenha um efeito completamente distintos. Se já tens um cabeleireiro de confiança, de onde sais sempre satisfeita e com quem te sentes 100% à vontade, conversa com ele sobre o que desejas e o que preferes evitar. 

Kabuki make up by Rita Amorim
Kabuki make up by Rita Amorim

A importância da prova

Pode ser difícil agendar no meio de tantos preparativos, mas é crucial que marques uma prova antes de chegar o dia em que trocam as alianças de casamento. Marca uma prova do penteado onde possas experimentar várias opções e onde fique definido o estilo, os produtos e acessórios a usar no grande dia. Se possível, a prova do teu penteado deve coincidir com a do vestido, para que comproves que tudo fica perfeito no conjunto final! 

Fiel ao teu estilo

Se é verdade que deves escolher o que mais te favorece, também é certo que não deves fugir ao teu estilo pessoal no que diz respeito ao styling dos cabelos! Se no dia a dia adoras andar com o cabelo solto, não faz muito sentido que escolhas um estilo apanhado e mais formal para o grande dia, apenas porque o teu vestido é clássico, da mesma forma que um penteado com tranças, por muito apaixonante que seja, pode chocar um pouco com o teu estilo, se costumas usar o cabelo perfeitamente liso. Em vez de te quereres transformar noutra pessoa, procura que o teu penteado complemente a tua beleza natural!

Cláudia Assunção Makeup Artist
Cláudia Assunção Makeup Artist

Segunda opinião

É importante que te mantenhas fiel a ti própria no que toca à escolha deste detalhe tão importante, mas também é crucial que, em dúvida, procures uma segunda opinião! No início deste artigo destacamos a importância do tempo na escolha de um profissional. Mas quem sabe se te apaixonas apenas à terceira ou quarta reunião? Todos temos estilos diferentes e, por incompatibilidades várias, pode ser que o profissional que conheças não vá ao encontro do que procuras para este dia. Se for o caso, não tenhas receio de declinar a proposta e procurar outro fornecedor que consiga o resultado final que mais pretendes. A par disso, não dispenses também a opinião daquela amiga entendida na matéria, se tiveres dúvidas quanto ao penteado semi preso que mais te favorece. 

Ruben Costa
Ruben Costa

A escolha dos fornecedores é um livro em aberto, que tanto pode correr às mil maravilhas como ser totalmente o oposto do que imaginaste. Mas tal como aconteceu com o bolo de casamento, deves definir uma fatia do orçamento para o segmento “beleza” e, após decidires o estilo que mais te irá favorecer, partir à descoberta da pessoa que vai tornar os teus os teus sonhos realidade! E não te esqueças que deve também combinar com o vestido de cerimónia que escolheres para desfrutares da festa até ao fim!