O mundo dos casamentos mudou com a chegada da Covid-19. Rapidamente fomos obrigados a mudar a nossa forma de viver e de estar em prol da segurança e da contenção do vírus. Por isso, é normal que, se decidiram avançar com o casamento, a tua maior preocupação não seja o vestido de noiva ou o penteado de noiva, mas sim a segurança de todos os presentes. Sendo essa uma prioridade, também é importante lembrar o quão fundamental é relativizar um pouco o momento e dar a volta à situação para viver momentos com a normalidade possível. Por isso, e já que o vírus não dá tréguas, usem a vossa imaginação para tornar o vosso casamento leve e original. Deixamos algumas sugestões! 

1. Máscara à chegada da cerimónia 

A ideia de que apareçam pessoas com máscara nas fotografias do vosso dia de casamento pode ser bastante desmotivante. No entanto, e porque ainda não é possível vencer o vírus, o melhor mesmo é aceitarem e tentarem adaptar-se às circunstâncias da melhor forma. Peçam aos vossos convidados que usem máscaras originais e elegantes juntamente com os seus trajes e vestidos de cerimónia. Se optaram por ter um casamento temático, também podem oferecer máscaras feitas por vocês à entrada da cerimónia, para que todos tenham um detalhe divertido para a festa. Personalizem-nas de acordo com o vosso tema, ou pensem em frases divertidas para colocarem nas máscaras personalizadas do vosso dia. O resultado será, no mínimo, divertido! 

2. Chapéu: estilo e proteção 

A pamela, tão usada nos outfits de convidados mais chiques e elegantes, pode agora ser uma excelente opção para manter um certo distanciamento social no vosso dia de casamento. Se os vossos convidados vos pedirem conselhos sobre o que vestir, podem sempre sugerir-lhe o uso deste acessório elegante e útil nesta situação. Igualmente, os bird cage - que podem ser usados tanto pela noiva como pelas convidadas - podem também ter um lugar de destaque em casamentos em tempos de pandemia, já que cobrem relativamente a cara e podem ser mais uma proteção útil para o vosso grande dia

3. Copos individuais e personalizados 

A chegada da Covid-19 transformou todas as rotinas e, consequentemente, todos os eventos, nos quais se inclui o casamento. Para trás ficam as bandejas com entradas e aperitivos a passar por todos os convidados, e também o uso de vários copos. Quanto menos toque e trocas existirem, melhor, assim que devem sempre pensar em alternativas seguras, mas que causem o menos impacto possível. Que tal apostarem por copos personalizados e de uso único para minimizarem riscos? Assim os convidados terão sempre o mesmo copo e evitarão tocar em vários num só dia. Podem marcar os copos com o nome de cada convidado e distribuí-los à entrada do copo-de-água ou personalizá-los com uma mensagem divertida para relativizar a situação. 

4. Indicações originais e divertidas 

O uso de cartazes de todos os tipos continua na moda. É uma fantástica ideia de decoração para o casamento, já que personaliza o ambiente e devolve ao cenário um toque romântico e personalizado. E são peças fáceis de se adaptar à nova realidade! Basta colocar a mensagem que têm em mente - uma frase de amor, uma citação de um famoso filme de amor, algumas palavras de boas-vindas ... - e juntar alguma referência sobre a pandemia e as novas medidas obrigatórias. Por exemplo, um breve lembrete do uso essencial de gel ou máscara, ou uma nota de agradecimento aos convidados pela ajuda e pelo apoio recebido nestes tempos difíceis. Será um pequeno pormenor que passará praticamente despercebido mas que terá um valor significativo e que, ao mesmo tempo, fará com que garantam a segurança de todos os presentes.

5. Photobooth digital e com código QR 

Uma das partes mais divertidas do copo-de-água é o photobooth mas que, com a pandemia, causa algumas dúvidas. Relaxem, existem fórmulas para que tudo corra bem. Entre eles, uma cabine fotográfica com código QR. Uma aposta infalível totalmente compatível com as medidas de proteção para o coronavírus, já que o staff usará luvas e máscara e também serão os únicos a tocar na máquina para a impressão. Através do código QR, as fotos também poderão ser descarregadas em formato digital. Tal evitará que todos queiram tocar nas fotos, além de que podem as partilhar logo nas redes sociais. Tentem também evitar ajuntamentos no photobooth, colocando fitas de distância de segurança no chão. 

6. Muitos espaços ao ar livre 

Contemplem várias zonas lounge ao ar livre, mesmo que o casamento aconteça no outono ou no inverno. É importante existirem espaços de relax ao ar livre para que os convidados possam conviver em segurança. Não deixem de ter um bar na zona exterior e ainda zonas onde todos possam descansar e relaxar. Pensem também na higienização do local e contratem uma equipa que vá limpando o local à medida que os convidados o utilizem. 

7. Cartões de desejos virtuais 

O livro de assinaturas também deve ser diferente do habitual. Para evitar ajuntamentos junto à mesa dos desejos, ou que todos peguem na mesma caneta, pensem em ter um livro de assinaturas virtual. Se tiverem um site de casamento, podem indicar aí o link para o vosso livro, onde os convidados poderão deixar uma mensagem personalizada aos noivos. Na mesa onde tradicionalmente teriam o livro, podem deixar uma placa com uma mensagem divertida para que ninguém se esqueça de deixar a sua mensagem...virtualmente.

8. Lembranças na cadeira dos convidados 

As lembranças de casamento também não devem ser distribuídas pelos noivos, como habitualmente. Em tempos de Covid-19, o melhor mesmo é arranjarem alternativas para evitarem esse contacto. Deixem previamente as vossas lembranças nos lugares dos convidados e optem por algo fácil de guardar e que esteja devidamente embalado. Na mesa dos convidados, nunca se esqueçam de ter álcool-gel, assim como um kit covid no W.C, para que todos se sintam seguros no vosso dia. 

Talvez colocando estas ideias em prática, respirem com um certo alívio por saberem que vão casar e proporcionar todas as condições de segurança aos vossos convidados. É normal pensarem em como distribuir o bolo de casamento ou como será o momento do baile. De certeza que o local que contrataram também já pensou nisso, informem-se e aproveitem ao máximo o vosso dia, apesar do contexto atual.