COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Planificação do casamento

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt

Sara Couto
Por 4 2
Guardado Guardar
Os casamentos ainda são afetados por medidas de segurança consequentes da pandemia causada pelo COVID-19. Em Casamentos.pt lançámos este centro de ajuda com informações constantemente atualizadas, para que saibas como será o teu casamento.

Com o número de casos positivos da covid-19 a aumentar, Portugal entra hoje em situação de calamidade e foram definidas novas medidas, aprovadas pelo Conselho de Ministros, para travar a propagação da pandemia. A partir de hoje, e até ordem contrária, em Portugal Continental só poderão haver ajuntamentos até cinco pessoas na via pública (redução para metade); uso de máscara na via pública; o uso da aplicaçã Stayaway Covid, e a comunicação através dela sempre que haja um teste positivo; estão proibidos todos os festejos académicos nas universidades e politécnicos; vão ser passadas multas de 10 mil euros para estabelecimentos comerciais que desrespeitem as regras e os casamentos e batizados estão limitados a 50 pessoas. Agora a questão...Como fica o anel de noivado e a troca de alianças nesta nova mudança, nesta nova normalidade? 

Mademoiselle Fotografia
Mademoiselle Fotografia

Se planeias casar nos próximos meses, as informações que vamos oferecer neste centro de ajuda em Casamentos.pt vão ser muito úteis. Com as constantes mudanças nas medidas de segurança em Portugal, está a tornar-se cada vez mais difícil procurar atualmente informações sobre casamentos. É por isso que temos mergulhado entre centenas de páginas, regulamentos e decretos de todos os tipos para que possam sentir-se exclusivamente informados, atualizados e com isto, preparados e confiantes. Não percam um único detalhe, fiquem atentos! 

Reflexos
Reflexos

Um sim com novas limitações

A nova situação de calamidade, assumida hoje no país, traz também consequências nos casamentos marcados a partir de agora, principalmente no número de convidados, que ficam assim reduzidos a 50, sendo que todos têm de cumprir as normas de afastamento físico e de proteção como o uso de máscara. 

A situação é clara: não é permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar. Quanto aos casamentos, a Direção Geral de Saúde define que celebrações religiosas, como casamentos e batizados (quer sejam civis ou religiosas) não são permitida se o número for superior a 50 pessoas, com a única exceção se estes mesmos casamentos e batizados tenham sido agendados até às 23h59h do dia 14 de outubro, a comprovar por uma declaração da entidade celebrante. 

A Direção Geral de Saúde admitiu na última semana que 67% das novas infeções resultaram de três bês: Batizados, banquetes e bodas. António Costa afirma que todos os eventos marcados a partir de agora ficam com esta lotação limitada e também com a obrigação de cumprir todas as regras. Isto, claro, sem exageros. “Não vamos proibir que os noivos se beijem”, disse o primeiro-ministro. Com mais ou menos restrições, prevalece o vosso amor! E com ele, continuar a acreditar, e a fazer os possíveis para terem o vosso dia de sonho! 

Número de convidados

Se seguem com os preparativos do vosso grande dia C, certamente já se questionaram sobre quantos convites de casamentos personalizados vão enviar! Atualmente, com o novo estado de contingência, não são permitidas celebrações religiosas com mais de 50 pessoas. Uma nova restrição que pode afetar a vossa lista de casamento por agora, mas fiquem tranquilos, e atentos. Vamos dar todas as atualizações em primeira mão. Quem sabe se uma alternativa a esta restrição não será celebrar a grande festa com todos os amigos e entes queridos num futuro próximo? Nada parará o vosso amor, e com ele, podem tudo!

The Storytellers
The Storytellers

Cerimónia Religiosa e Civil

Se no dia do grande dia optaram por uma cerimónia religiosa ou civil, é fundamental conhecerem a importância de todas as medidas de prevenção, isto permitirá que desfrutem de um momento inesquecível com total segurança. O Governo Português estabelece a manutenção da distância de segurança de 2 metros, o uso obrigatório de máscara dentro das igrejas, lotação máxima de 50 pessoas e portas abertas. Tendo em mente a proteção de todos, não é nada que não se consiga cumprir com alguma facilidade.

Durante a cerimónia religiosa deve ter-se em conta a remoção de objetos ou substâncias do local, como a água benta e outros objectos simbológicos; providenciar uma sinalização para os lugares que podem ser ocupados de forma a garantir o distanciamento; divulgar amplamente e incentivar a adoção das medidas de protecção e distanciamento físico, etiqueta respiratória e higiene das mãos, afixando, por exemplo alguns cartazes à entrada do local; Disponibilizar um dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos, pelo menos, à entrada e à saída do local;  higienizar todo o espaço de acordo com a Orientação nº 014/2020 da DGS e aumentar a frequência da higienização dos espaços comuns, bancos, apoios e puxadores de portas, principalmente no final de cada celebração.

O mesmo acontece nos espaços onde vai decorrer a cerimónia civil, para os quais aconselha sempre que possível decorrer à utilização de espaços exteriores, primando por haver mais espaço e liberdade para circular. Nunca se esqueçam que o importante deste dia é a celebração do que vai ser o resto das vossas vidas. Importante cumprir as regras, e mais ainda, celebrar o vosso amor no dia do grande sonho, com segurança!

Organização da Receção

Ansiosos por disfrutarem com os vossos convidados do tão bem escolhido menu de casamento, resta saber as implicações e medidas preventivas para que aproveitem ao máximo desta experiência. As quintas apenas têm de reduzir a lotação para metade, cuidar para que as mesas estejam colocadas a distâncias seguras, (1 metro de distância) assegurar a desinfecção, sendo que, além dos funcionários dos espaços, também os convidados devem utilizar máscara, mas nas mesmas condições em que as utilizam noutros estabelecimentos de restauração.

The Storytellers
The Storytellers

Mesmo sendo um casamento ao ar livre, é importante ter atenção e dar prioridade a algumas coisas como, cuidados de higienização tendo ao dispor álcool gel, metade da capacidade de lotação nas mesas, o buffet é servido pelos funcionários da quinta, o uso da máscara é obrigatório quando os convidados se deslocarem ao interior da quinta para usarem o WC e a decoração das mesas tem de ser mais simples e pequena. Nada que não impossibilite o sucesso do vosso dia!

Joana Cardoso Photography
Joana Cardoso Photography

Animação e entretenimento

As duas coisas a anotar, são o cumprimento da distância de segurança, de 2 m, e garantir, sempre que possível, entradas e saídas de pessoas por circuitos próprios, evitando o contacto. Podem dançar, cantar, manifestar a alegria que sentem por terem trocado as tão esperadas alianças. A música é um fator indispensável num casamento e certamente não poderiam passar sem ela. Apesar de todas as restrições, é possível haver entretenimento e música no vosso dia C. 

Casar nos Açores e na Madeira

Jà nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, dizer o "sim, aceito", não têm uma previsão concreta, visto que atualmente em ambos, o panorama não é animador. O Governo dos Açores anunciou a prorrogação ate 23 de outubro da situação de calamidade pública, devido à pandemia de covid-19, em cinco ilhas da região, Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, perante a evolução da situação da pandemia a nível global, e tendo em conta as ligações aéreas do exterior destas ilhas.

Feelin' Motion
Feelin' Motion

Da escolha do vestido de noiva ao momento em que trocam as alianças de casamento num momento tão delicado como este, de emergência de coronavírus, é certamente um processo enorme de amor e de grande força. Vocês serão os protagonistas de um evento verdadeiramente único, e com os devidos cuidados para a segurança e saúde de todos não têm de se privar de nada, nem mesmo do lançamento do bouquet de noiva. Celebrem sempre o vosso amor!

Referências

  1. Decreto Direção Geral de Saúde (DGS): https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0292020-de-29052020-pdf.aspx
  2. Jornal Público : https://www.publico.pt/2020/09/10/sociedade/perguntaserespostas/situacao-contingencia-muda-partir-proxima-semana-1931074
  3. Jornal de Leiria: https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/e-eis-que-a-pandemia-deixou-o-meu-agosto-menos-querido
  4. Governo Português: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22
  5. Jornal Açores9: https://jornalacores9.pt/governo-dos-acores-prolonga-situacao-de-calamidade-publica-em-cinco-ilhas/
  6. Jornal Cofina Media, Madeira: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/situacao-de-calamidade-prolongada-ate-30-de-setembro-na-madeira
  7. Jornal Observador: https://observador.pt/2020/10/14/as-oito-novas-grandes-medidas-do-governo-para-travar-a-pandemia/
  8. Direção Geral de Saúde (DGS): https://covid19.min-saude.pt/portugal-entra-em-estado-de-calamidade/
  9. Diário da república eletrónico: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/145440403/details/maximized?serie=I&day=2020-10-14&date=2020-10-01

 

 

 

2 comentários em "Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt"

Deixe o seu comentário

Outros artigos que lhe podem interessar