Tendo em conta o contexto de pandemia atual, não há dúvida de que é necessário adaptar dias como o do casamento a esta nova normalidade. O primeiro, e por mais que custe, talvez passe por limitar o número de convites de casamento, para evitar grandes concentrações de gente, que podem originar focos de contágio. O mesmo se aplica a detalhes como as lembrancinhas de casamento ou o bolo de casamento que devem ser pensados para haver o mínimo de contacto possível. Por outro lado, não estão livres dos receios dos vossos convidados, que irão querer saber o máximo de pormenores para se sentirem seguros. Por isso mesmo, convém cuidá-los ao máximo e mostrar a todos que sim se estão a cumprir as regras impostas pela DGS! Decidiram não adiar o casamento mas querem evitar aglomerados no dia C? Sigam estas dicas! 

Copo-de-água tradicional: uma aposta segura 

Nos últimos anos, o estilo buffet tem vindo a tornar-se uma das tendências mais populares para casamentos mais descontraídos e personalizados, pela liberdade de escolha que permite aos convidados. No entanto, a distância social exigida pelo cenário atual pode ser dificultada com este método, pelo que optar pelo clássico banquete onde os convidados estão sentados será uma garantia de sucesso. É uma opção confortável que permitirá ter todos os detalhes controlados e cuidar do bem-estar de todos os presentes. Claro, tentem fazer o copo-de-água ao ar livre, para evitar contágios. E para darem um toque descontraído ao ambiente, optem por incluir detalhes originais, como centros de mesas geométricos em estilo industrial chic, etc. Podem ainda colocar o vosso bolo de casamento original em destaque, dando um toque único ao ambiente. 

Seating plan virtual 

Esqueçam o seating plan físico, que só provocará que muitas pessoas se juntem à sua volta. O mais cómodo é que incluam o seating plan no vosso site de casamento ou o coloquem no grupo que têm com os convidados. Assim todos saberão de antemão quais são os seus lugares, sem terem que se juntar todos à entrada da recepção. Depois da emoção com a troca das vossas alianças de casamento, até será mais rápido e eficaz que todos saibam onde dirigir-se, logo após o momento da recepção, que também deve ser controlado e servido em pratos individuais pela equipa de catering. Esqueçam a mesa dos queijos ou dos enchidos e optem antes por porções individuais.

Bar aberto sim, mas por turnos 

Como é provável que o plano inicial do casamento sofra algumas alterações, é aconselhável falar com cada um dos fornecedores escolhidos que, com a sua experiência e envolvimento, poderão oferecer-vos outras opções para que o vosso enlace seja totalmente seguro. Talvez tenhas que usar máscara com o teu vestido de noiva com renda, mas isso não impedirá de terem um dia único. Optem por ter um bar de bebidas exterior ou até vários, para que não se concentrem todos num só.  Tendo em conta que será necessário fazer turnos, que tal colocarem uma bilheteira na zona, por exemplo? Podem colocar plaquinhas que sinalizem e informem de forma divertida e leve que todos devem evitar amontoar-se na zona do bar, por razões óbvias.

Animação em simultâneo

Numa data tão especial, a animação não pode faltar! Durante a cerimónia ou antes ou depois do corte do vosso bolo de casamento simples, podem escolher: o photocall, música ao vivo, um espectáculo de magia, jogos para crianças e adultos, a projecção de um filme sobre a vossa história de amor, entre outros. No entanto, e para evitar que todos se concentrem no mesmo lugar, o melhor é  diversificar e multiplicar as atividades ao mesmo tempo, sempre que o orçamento permitir. Desta forma, irão distribuir amigos e familiares entre vários ambientes e apenas terão que preocupar-se em colocar cadeiras com a distância social requerida. Podem até colocar alguém em cada espaço para garantir que não se junta muito gente num só local. 

Para a organização do W.C

Outra recomendação é falar com o espaço para organizarem a zona dos W.C’s ao detalhe. Por exemplo, adicionar alguns espelhos fora para evitar as filas típicas das convidadas que querem retocar a maquilhagem ou perceber se o seu vestido de gala comprido continua perfeito. Lembrem-se de que, os pequenos detalhes fazem toda a diferença, assim que não deixem de ter bastante álcool-gel e até máscaras descartáveis para que possam usar, numa espécie de kit Covid de sobrevivência. 

Num dia tão especial, é mesmo importante que tudo corra bem, principalmente com a saúde de todos. Mesmo com distanciamento social, haverá momentos de emoção, quando te virem entrar na cerimónia com o teu vestido de noiva e penteado de noiva, quando cortarem o bolo ou quando abrirem o baile. Está tudo lá, apesar do contexto atual!