NJmattos

Perguntaram… e nós respondemos! Se estão prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças, há várias questões que podem surgir em cima da mesa. Afinal, como é que podes ajudar a tua cara-metade a escolher o penteado de noiva sem te intrometeres demasiado? Como é que funciona a divisão de tarefas neste tipo de eventos? Quem é que deve estar encarregue das reuniões com os fornecedores e de fazer as lembrancinhas de casamento? Estas e outras questões vão ser já respondidas neste artigo: 

Gabriel Palmieri Fotografia

1. Como decido o que vestir?

O orçamento deve ser o primeiro parâmetro a definir. Depois disso, ambos os noivos devem decidir o que vão gastar com o seu fato ou vestido de noiva com renda. Se te sentes perdido neste capítulo, pensa nas tuas preferências em termos de estilo – mais casual, sóbrio ou elegante? – incluindo cores, cortes e tecidos. Outros fatores importantes a considerar são a estação do ano e o estilo de casamento e decoração que escolheram. Lembra-te que nunca poderás errar com um look clássico de fato com calças, blazer e camisa. Depois, trata-se de acrescentar detalhes ao teu gosto que se afirmem como um statement. Queres um pouco de inspiração? Então dá uma vista de olhos pelo nosso catálogo de fatos de noivo

2. Em que áreas devo envolver-me mais nos preparativos?

Todos os casais têm a sua dinâmica. Há pessoas que preferem delegar tudo a um wedding planner, outras que dividem as tarefas entre amigos e familiares, e as que preferem fazer tudo em conjunto. Tudo depende das prioridades e disponibilidade do casal. Mas, pelo menos no início, é melhor falarem abertamente sobre todas as tarefas e definir qual a melhor forma de fazer a lista de convidados, os convites de casamento originais e a logística dos ensaios, da dança e das músicas que vão tocar. Lembra-te que longe vão os tempos em que os casamentos eram unicamente organizados pela noiva!

Gabriel Palmieri Fotografia

3. Como devo lidar com desentendimentos?

Não podemos mentir-te: os preparativos do vosso dia de sonho podem ser a origem de imenso stress, de prazos, negociações e de um choque ideológico intenso. Decidir o que vestir, o que comer, quando começar a cerimónia ou o copo de água, e a que horas cortar o bolo de casamento original,- entre tantas outras coisas - pode ser a origem de muitos desentendimentos. O nosso conselho é simples: manter a calma e tratar qualquer discórdia com respeito, amor e compreensão. Afinal, ambos querem o mesmo: que o dia C seja memorável e perfeito. 

NJmattos

4. Como posso diminuir o stress que se faz sentir?

Até os casais mais relaxados vão sentir algum stress enquanto fazem os convites de casamento, mas na verdade tudo se resume a manter as coisas em perspetiva. Caso sintas que a ansiedade está a tomar conta de ti - e da tua cara-metade - tenta fazer uma pausa e sugerir-lhe um momento de relax a dois. Ás vezes, algo tão simples quanto um jantar romântico ou um passeio pelo parque pode ser o suficiente para alterar o vosso mood. Sê amável e compreensivo; afinal, este stress apenas se faz sentir porque vocês têm imensas expectativas para o dia C. Tentem relaxar e tomar as coisas de forma mais descontraída. 

5. O que é esperado de mim?

Há inúmeras tradições de casamento que os noivos se esforçam por manter. Por exemplo, o vestido e bouquet da noiva permanecem uma incógnita até subirem ao altar e, os discursos e dedicatórias costumam ser secretos até lidos em público. Tradicionalmente, o noivo dá um presente à sua cara metade e uma lembrancinha aos seus pais, sogros e padrinhos de casamento. Além disto, pode ou não escrever os votos de casamento. Normalmente, esta parte é decidida entre o casal e, tudo o que envolva agradecimentos aos fornecedores, feedback nas suas páginas e qualquer cartãozinho com uma nota de apreço, deve ser feito a dois.

Lisbon Wedding Photographers

Na azáfama que são os preparativos pode ser difícil lembrares-te de todas as tuas funções, mas nada que uma conversa honesta com a tua cara metade não resolva! Lembrem-se que se trata do vosso dia C e que, por isso, todos os pormenores relacionados com a papelaria, os fornecedores e o bolo de casamento devem ser decididos pelos dois. Este dia serve para celebrar o amor que vos une, por isso, se já enviaram os convites de casamento, comecem a pensar em todos os detalhes que o vão tornar único!