Em média, os noivos passam cerca de doze meses a organizar o casamento e, embora se esforcem para que tudo seja perfeito, do início da cerimónia ao corte do bolo de casamento, quanto mais pessoas convidarem, mais difícil vai ser gerir as expectativas. Casar é um conto de fadas, e esse estado de espírito começa logo com o anel de noivado, mas, saber à partida que os imprevistos acontecem e que nem toda a gente vai sair feliz e radiante do dia para o qual tanto se esforçaram deve ser encarado como uma realidade. Para que se preparem para algumas críticas – e para que consigam evitar outras – fizemos uma lista das queixas mais frequentes! Antes de enviar os convites de casamento, deem uma vista de olhos…

1. “Podiam ter escolhido melhor data para o casamento.”

É um facto, a data que escolheram para trocar alianças de casamento nunca vai agradar a todos. Seja porque têm de interromper as férias para comparecer, porque já tinham coisas planeadas ou porque precisam de tirar dias durante a semana de trabalho. Encarem esta queixa como um ponto assente e tentem apenas conciliar as datas para que as pessoas mais importantes consigam comparecer.

2. “A cerimónia atrasou muito mais do que o esperado.”

A queixa que ocupa o primeiríssimo lugar! A maioria dos convidados faz um esforço para chegar a horas à cerimónia e, uma espera demasiado longa pode tornar-se incómoda, especialmente se estão idosos e crianças presentes. A tradição de que a noiva deve sempre atrasar-se pertence ao passado e, hoje esse ato é visto como algo indelicado para com os presentes. Para o contornar, tentem ao máximo agendar serviços como o cabeleireiro, fotógrafo e maquilhagem para que cada um ocupe um espaço de tempo realista e, sobretudo, não se atrasem!

3. “Passou imenso tempo entre a cerimónia e o copo de água.”

Sabemos que, normalmente, é aqui que se tiram as fotos em casal com o teu penteado com tranças ainda perfeito, com os amigos e com a família, mas, para que todo o dia flua de forma natural, tentem que este intervalo de tempo não ultrapasse uma hora.

4. “Não fazia ideia que ia ser este o estilo do casamento.”

É muito importante gerir as expectativas dos vossos convidados e não deixar grande espaço para surpresas quando fazem os convites de casamento. Afinal, ninguém gosta de chegar de salto alto a um casamento na areia ou com um estilo demasiado informal a uma cerimónia mais descontraída! Os convidados não gostam de se sentir deslocados do tema, por isso, certifiquem-se que o estilo do vosso enlace estará bem explícito nos convites.

5. “Foi difícil encontrar o caminho que levava ao copo de água.”

Não se esqueçam que o local de todas as celebrações deve também estar indicado de forma clara no save the date e nos convites. Como alternativa, os noivos podem optar por alugar um autocarro para todos os convidados, fazer um mapa detalhado com as coordenadas ou mesmo fazer com que os seus veículos sigam em fila atrás do carro dos noivos (isto se decidem casar num local de difícil acesso).

6. “Não havia lugares suficientes para os convidados se sentarem na receção.”

Embora seja esperado que as pessoas circulem e conversem durante este período, é muito importante que disponham de suficientes lugares sentados, especialmente para convidados que possam sentir algum desconforto ao permanecer tanto tempo de pé. Esta é uma das queixas mais frequentes e que pode facilmente ser revertida se falarem com o responsável pelo espaço onde se realizará o copo de água.

7. “Na minha mesa ninguém se conhecia!”

Elaborar o seating plan perfeito é uma tarefa de herói! Embora possa haver muitos convidados sozinhos ou que não conhecem mais ninguém, evitem ao máximo compor uma mesa apenas com eles, já que isso pode fazer com que se sintam ainda mais excluídos. Em vez disso, tentem incluí-los em grupos de pessoas mais “acolhedoras” e vão ver como a conversa irá fluir!

8. “O tempo entre cada prato foi demasiado longo.”

Um dos tópicos que vai gerar reações desiguais por parte dos convidados. É normal que queiram dar a todos a oportunidade de por a conversa em dia e de se levantarem durante a refeição, mas, quando o tempo entre os pratos é demasiado longo, os convidados têm tendência a aborrecer-se. Tentem encontrar um equilíbrio que permita que desfrutem da refeição pausadamente, mas sem a deixar arrefecer!

9. “Não consegui sequer falar com os noivos.”

É verdade que, até cortar o bolo de casamento original, os noivos vão estar super atarefados! Apesar das fotos, das conversas e de todas as brincadeiras, tentem mesmo reservar uns minutos para cada mesa, de forma a que todos se sintam apreciados e que o casal se mostra feliz por ter todos os convidados presentes.

10. “Está demasiado frio/calor…”

Aqui está um ponto em que não vão mesmo conseguir agradar a todos! A temperatura dos espaços vai estar sempre demasiado quente ou fresca para alguns convidados. Se se casam no verão, tentem ter umas zonas à temperatura ambiente e outras mais frescas e climatizadas. Se o vosso casamento está agendado para o inverno, disponibilizem algumas mantas para que os vossos convidados se possam agasalhar em caso de necessidade - um gesto simpático que vai ser muito apreciado!

É muito importante manter os convidados satisfeitos durante todo o casamento e já sabemos que, para vocês, isso é uma prioridade até entregarem as lembrancinhas de casamento. Mas nunca é tarde para recordar alguns dos aspetos que podem melhorar em casal ou junto de fornecedores, sobretudo se estão no início desta etapa e ainda não escolheste o vestido de noiva!