Já arrumaste o teu vestido de noiva depois da azáfama do grande dia e desfizeste o teu complicado penteado de noiva. Os teus convidados ficaram felicíssimos com as lembrancinhas de casamento  que entregaste... agora tu e o teu noivo têm direito a um merecido descanso.¡ Existem muitos destinos de lua-de-mel, cada um com a sua beleza, mas este artigo foca-se especialmente naqueles que estão mais longe, para os quais tens de fazer uma viagem de longo curso.

1. Ajuda dos convidados para a lua-de-mel

Se gostavam de fazer uma viagem grande, num destino mais longínquo, mas não têm muitas possibilidades, podem sempre fazê-la juntando o dinheiro que os vossos convidados vos ofereceram como prenda de casamento. Pode não chegar para toda a viagem, mas sempre ajuda alguma coisa.

2. Lua-de-mel como presente de casamento

Se não têm mesmo dinheiro para a viagem e só podem contar com a ajuda dos vossos convidados, devem dizer-lhes diretamente. Podem, por exemplo, fazer um convite de casamento personalizado, no qual devem deixar bem claro que, se eles vos querem oferecer um presente de casamento, podem fazê-lo ao transferir dinheiro para uma conta numa agência de viagens. Existem muitos noivos que adotam este método, assim como muitas agências que oferecem esta possibilidade – é uma questão de abordarem o assunto com a vossa.

3. Poupança noutros serviços

Outra opção é pouparem ao máximo em todos os serviços e organização do casamento. Os items mais dispendiosos costumam ser a alimentação e o look da noiva, por isso se puderem optar por um vestido de noiva barato, isso vai ser bem visível no vosso orçamento final. Mas se não queres abdicar do teu vestido de sonho, também nas pequenas coisas se pode ver uma enorme poupança, como fazeres tu própria a decoração, ou recorreres a lembrancinhas de casamento baratas para os vossos convidados.

4. Levam muita bagagem?

Normalmente os voos de longo curso oferecem ao passageiro a possibilidade de levar malas no porão. Dependendo da companhia, o peso desta bagagem costuma variar entre os 20 e 30Kg. Sendo dois, já permite que levem no total entre 40 a 60Kg, e embora agora possa parecer muito acreditem, vais ser muito útil! A grande vantagem está na volta - de certeza que vão querer comprar coisas no local de visita, por isso quando estiverem a fazer as malas, lembrem-se de deixar uma boa parte de espaço para essas compras.

5. O tamanho importa

Os voos de longo curso naturalmente já têm assentos mais espaçosos do que os dos aviões nos quais normalmente viajamos. Ainda assim, pensem no vosso conforto e, caso sejam pessoas que precisam de estar extremamente confortáveis e ter muito espaço para as pernas e para os braços, não hesitem e escolham assentos mais espaçosos no momento da compra dos bilhetes. Se não podem viajar em primeira classe, existem já muitas companhias que têm uma opção intermédia: assentos mais espaçosos que custam um pouco mais do que um assento normal, mas que no final pode valer a pena.

6. Usar roupa confortável

Esta é uma dica fundamental. Levem roupa muito confortável, larga, que vos dê liberdade de movimentos, quase como se de um pijama se tratasse. Nada de roupa justa ou materiais mais rígidos como a ganga ou o cabedal, pois o volume do nosso corpo muda ligeiramente com a pressão que existe dentro de um avião. O mesmo se aplica aos sapatos: escolhe sapatilhas ou calçado que seja muito confortável e fácil de pôr e tirar, para que se possam descalçar quando quiserem. E não se esqueçam de levar um casaco ou camisola extra! Mesmo que vão para um destino quente, a temperaturqa no avião costuma baixar imenso.

7. Hidratem-se e comam bem

Beber muita água é fundamental. Os voos tendem a desidratar tanto a pele como o resto do corpo, por isso evita colocar maquilhagem para o voo, bebam bastante água e optem por uma alimentação saudável durante o voo, que também vai ajudar ao vosso bem-estar.

8. Entretenimento

Se o voo for durante o dia, provavelmente não vão ter muita vontade de dormir. Então porque não aproveitar a oferta de filmes e séries que os aviões costumam oferecer?Podem ainda ler aquele livro que tanto queriam mas andaram a adiar durante os preparativos para o casamento, ou ainda levar um jogo, para se divertirem os dois!

9. Movam-se

Viagem à Vista

Não fiquem parados e sentados durante toda a viagem. Mesmo que não sintam vontade ir à casa de banho, levantem-se de vez em quando e caminhem pelo avião. Isto vai ajudar a manter uma boa circulação do sangue e as vossas pernas vão agradecer. Se seguirem estes simples conselhos temos a certeza que vão ter uma viagem muito agradável. Nesta vossa lua-de-mel, porque não aproveitar para fazer o trash the dress acompanhado de uma sessão de fotos com um fotógrafo que podem contratar no próprio destino?

Agora sim, depois de finalmente desmanchares o teu complicado penteado apanhado, tirares toda a maquilhagem e relaxares ao final do dia, estás oficialmente pronta para embarcar nesta nova viagem! Mas agora, finalmente com a tua aliança de casada junto do anel de noivado.