Bruno Garcez Fotografia
Bruno Garcez Fotografia

Se há coisa que todos os noivos adoram planear é a lua de mel! Afinal, quem é que não gosta de organizar uma viagem tão especial e única? A escolha do destino da vossa primeira viagem juntos é tão ou mais importante que a seleção das lembrancinhas de casamento ou dos convites de casamento. Dado que se trata do primeiro passeio que realizarão como casados, todo o itinerário deve ser estudado ao pormenor, já para não falar das questões logísticas. Se para vocês a grande prioridade é encontrar um destino relativamente económico e perto de Portugal para celebrar as alianças de casamento, este artigo vai dar-vos imensas ideias! Da Galizia à costa Mediterrânea, descubram 6 locais encantadores:

1. Ilhas Cíes, o paraíso no norte de Espanha

  • A 1h30 de carro do Porto

Agora que já tiraste o vestido de noiva com renda e mudaste para um outfit mais prático esta na altura de iniciarem a vossa lua de mel! O arquipélago das Cíes, composto por três ilhas - Monte Agudo, Faro e San Martiño - faz parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. Todas as ilhas podem ser acedidas em barco; o único inconveniente é que a ilha de San Martiño requer que disponham de um barco privado. Para alcançar o arquipélago é necessário passar por Vigo, onde é possível chegar de avião, de carro, comboio ou autocarro. Os meses de verão são os mais aconselháveis para visitar este arquipélago, sobretudo entre julho e setembro. Fora desta época, as viagens em barcos públicos são raras ou até inexistentes. Quanto ao alojamento, é importante considerar que nas Cíes não existem hotéis ou pensões. A filosofia do local convida-vos a estar em contacto com a natureza, dormindo num parque de campismo debaixo das estrelas. Em suma, este local é perfeito para quem quer descansar e desfrutar da natureza em pleno - e até praticar alguns desportos aquáticos como snorkeling, paddle surf, kayak e mergulho. Gostaram desta proposta? Então saibam que, para visitar as Ilhas Cíes, é necessário contar com uma autorização especial que se pode obter na web https://autorizacionillasatlanticas.xunta.gal

2. Formentera, as Caraíbas na Europa

  • A 1h45 de avião de Lisboa (até Ibiza).

São 69 quilómetros de costa ao longo dos quais se encontram paisagens escarpadas e praias de uma beleza natural fascinante! A água do mar é comparável à das Caraíbas, o que vos proporcionará fotografias únicas e muito românticas. Cala Saona é considerada a praia mais bonita de Formentera; as suas águas azul turquesa e a areia branca e fina são o cartão de visita desde paraíso na terra. Mas a escolha não se fica por aqui! No Parque Natural das Salinas, no norte de Formetera, localiza-se Ses Illetes, uma das praias mais emblemáticas das Baleares caracterizada pela  transparência das suas águas. Entre mergulhos e algum descanso podem recordar os momentos em que escolheram o topo de bolo de casamento ou a decoração da igreja. O acesso a esta praia implica o pagamento de uma taxa, uma vez que se encontra inserida dentro de um parque natural, mas a paisagem que vão encontrar compensa esse custo adiciona! Se quiserem conhecer outras paragens, sugerimos uma visita ao Farol de la Mola e a San Francisco Javier, o núcleo urbano mais belo da ilha. 

3. Porto Santo, areia branca e mar cristalino

  • A 1:45 de avião de Lisboa (até Vila Baleira)

Seja verão ou inverno, esta ilha, localizada no arquipélago da Madeira, nunca perde o seu encanto e oferece um mar azul-turquesa cujas temperaturas oscilam entre os 17ºC e os 22ºC. Devido à sua areia fina e macia, a ilha é conhecida como Praia Dourada; são cerca de nove quilómetros de tranquilidade enquadrados por uma paisagem que convida ao descanso... e ao romance, obviamente! Ao longo de Porto Santo é possível fazer inúmeros passeios por entre a natureza e encontrar miradouros com vistas deslumbrantes, como o da Portela, o da Pedreira e, na ponta oeste, o Miradouro das Flores. Se quiserem ficar verdadeiramente deslumbrados, subam ao Pico do Facho, o ponto mais alto da Ilha – com 517 metros -, e ao Pico do Castelo, de onde poderão observar um verdadeiro quadro real: diversos vales entrelaçados entre si e os diferentes ilhéus que “povoam” o redor da ilha. A capital, Vila Baleira, é pequena e acolhedora, e toda a sua vida se desenvolve em torno do Largo do Pelourinho e dos Jardins do Infante. Uma vez aqui, não deixem de experimentar as diversas especialidades gastronónimas locais, como a espetada grelhada em pau de louro regada com manteiga de alho ou o famoso bolo do caco. Não cabem dúvidas de que ficarão rendidos a esta pérola do Atlântico!

4. Tenerife, a ilha do vulcão adormecido

  • A 2:15h de avião de Lisboa (até Santa Cruz de Tenerife)

Tenerife é uma das mais belas e enigmáticas ilhas espanholas. Para explorá-la é imprescindível alugar um carro, já que muitas das suas principais atrações se encontram em locais de difícil acesso. Uma vez aqui, é obrigatório visitar La Laguna, uma das cidades mais características da ilha, La Villa de la Orotava e El Puerto de la Cruz. No que diz respeito a paisagens naturais, existem imensos locais que não podem perder, tais como o Parque Nacional do Teide e o Parque Natural de Anaga, onde poderão desfrutar de maravilhosos trilhos e miradouros. Se gostavam de fazer um tour para observar baleias e golfinhos, não deixem de ir até Los Gigantes, na parte ocidental da ilha, onde encontrarão imensos passeios de barco à vossa disposição. Finalmente, se o que mais querem é relaxar à beira-mar, aproveitem para visitar as praia mais emblemáticas da ilha: a praia Las Teresitas, em San Andrés, a praia Chica, em El Médano, a praia El Duque, na famosa Costa Adeje, e La Tejita , localizada ao lado do vulcão Montaña Roja.

Astro Travel - Viagens e Turismo
Astro Travel - Viagens e Turismo

5. Côte d’Azur, as maravilhas da Riviera Francesa

  • A 2h25 de avião de Lisboa (até Nice)

O litoral francês é absolutamente fascinante! O azul do mar é único e perfeito para vos inspirar a recordar os momentos altos do dia C - como o corte do bolo de casamento original ou a primeira dança. Mas há mais: entre extensas propriedades de vinhas, campos de alfazema e pequenas cidades e aldeias medievais, a zona de Côte d'Azur vai fazer-vos sentir como os progonistas de um filme extremamente romântico! Se este destino vos seduz, não deixem de visitar Nice. Ao longo da Promenade d’Anglais, o calçadão da cidade, encontram-se várias praias de águas cristalinas com a particularidade de, em vez de areia, terem pequenas pedrinhas no chão. Outra sugestão na zona de Côte d’Azur é a cidade de Cannes, famosa pelo festival de cinema que ali se realiza anualmente. Muitas das praias desta cidade têm acesso após o pagamento de uma taxa, mas existe uma praia pública onde podem desfrutar de um fantástico areal para relaxar ou simplesmente passear. Para conhecer a vida dos locais, aconselhamos-vos um passeio pelo Mercado Porte de la Misercorde e pela zona velha da cidade, conhecida como Le Suquet. Finalmente, ponderem também dar um saltinho ao Mónaco, o principado das histórias de princesas onde poderão desfrutar de restaurantes e bares extremamente luxuosos - o cenário perfeito para usar um fato elegante e um vestido de gala comprido!

6. Malta, natureza em estado puro

  • A 3h de avião de Lisboa (até Luqa)

Situada entre o sul da Europa e o norte de África, a Ilhota – como é carinhosamente denominada pelos seus naturais e moradores – trata-se de um pequeno arquipélago no meio do Mar Mediterrâneo. É composta pelas Ilhas de Malta, Gozo e Comino, e as suas belezas naturais são infindáveis e inconfundíveis. A primavera e o verão são as melhores épocas do ano para visitar Malta, dado que é nesta altura que poderão desfrutar das suas praias paradisíacas. Com pedra ou areia, a verdade é que o mar quente e as águas cristalinas da ilha são convidativas e muito apreciadas por todos. A Lagoa Azul, na ilha de Comino, a Baía Dourada e a Baía Ghajn Tuffieha, ambas na Ilha de Malta, são três dos cenários mais populares. Mas há mais: Valleta, a capital, também é digna de uma visita, sobretudo para os que querem conhecer a verdadeira cultura maltesa! Trata-se de uma cidade repleta de ruas estreitas, com muitas igrejas - dizem que 365, uma por cada dia do ano - e  uma vasta oferta comercial que vos fará vibrar! Uma vez aqui, não se esqueçam de experimentar alguns pratos tradicionais, como os pastizzi e os queijos gbejniet.

Depois de todas as peripécias que envolvem preparar o casamento, a verdade é que todos os casais estão desejosos de descansar e passar alguns momentos tranquilos a dois. Por mais entusiasmante que tenha sido escolher os convites de casamento originais ou alcançar a harmonia perfeita entre os sabores do bolo de casamento, a verdade é que chegou a hora relaxar! Aproveitem a vossa lua de mel para criar as primeiras memórias de casados e perpetuar a vossa história de amor!