Emviagem

No meio de tanta azáfama com a entrega dos convites de casamento, a decoração do restaurante e todos os detalhes do menu, muitos noivos fazem pausas mentais para pensar no dia seguinte ao casamento, o que normalmente os transporta a um destino de sonho. Voltando à realidade, há que decidir que lembrancinhas de casamento melhor vos representam, o vestido de noiva e o fato de noivo, já para não falar da playlist do baile! São muitos os temas a tratar, mas se já passaste por quase todos, agora é o momento de sonhar com a tão merecida lua de mel. Já escolheram o vosso destino? Hoje falamos-te de um muito especial: Cabo Verde! Vem conhecer os seus encantos!

Constituído por dez ilhas e oito ilhéus, Cabo Verde situa-se em pleno Oceano Atlântico. A sua ilha mais a leste fica a 460 km do Senegal e a 1500 km a sul das Canárias. Das nove habitadas e uma deserta (Santa Luzia), dividem-se em dois grupos – o Barlavento é formado pelas ilhas a norte de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boavista e o Sotavento ou ilhas do sul incluem Santiago, Maio, Fogo e Brava.

Maninhos Viagens

Do Sal à Boavista: água cristalina e praias desertas

As praias paradisíacas do Sal apaixonam à primeira vista. Considerada a ilha lunar do arquipélago, as suas águas cristalinas de tom verde esmeralda, convidam a uns dias de relax e descanso a dois, num dos seus muitos e fantásticos resorts na primeira linha da praia. Santa Maria, a sul, é a parte mais turística, onde poderão encontrar animação e os restaurantes mais típicos da ilha. Se são amantes de windsurf, parem em Ponta Preta e não deixem de fazer uma excursão organizada à volta da ilha. Dura cerca de 4 a 6 horas e poderão visitar pelos pontos principais como a Buracona, uma espécie de caverna aberta para o mar, as salinas de Pedra Lume e a vila piscatória de Palmeira. Se és uma apaixonada por vestidos de noiva com renda, em estilo boho chic, de certeza que és uma amante do mar, assim que não deixes de passar por este paraíso na terra.

Santiago é a ilha mais africana e está em pleno coração de Cabo Verde. Carregada de essência, aqui sente-se o verdadeiro espírito cabo-verdiano, onde a multiculturalidade toma conta de cada recanto. É uma das mais povoadas de todas, sendo Praia – capital de Cabo Verde - uma das zonas mais animadas da ilha, ideal para usares alguns dos vestidos de cerimónia curtos e coloridos que tens guardado no armário. Em Santiago, percam-se pela Cidade Velha, berço da história de Cabo Verde e não deixem a vila do Tarrafal. Para os mais aventureiros e amantes da natureza, visitem a parte central da ilha, montanhosa e verde, e apreciem as vistas da serra Malagueta e Rui Vaz.

Apelidada por muitos como como a ilha das dunas, Boavista é considerada uma das ilhas mais bonitas de Cabo Verde. Esta ilha dourada e deserta, com o mar cristalino de perder a vista, dá-nos a sensação de caminhar num deserto paradisíaco. Se procuram algo mais autêntico, sem as massas turísticas do Sal, esta ilha merece uma paragem obrigatória. Com um jipe, poderão conhecer parte a ilha em dois dias, reservando um para um passeio em moto pelas suas dunas. Percam-se pelo Rabil, Deserto de Viana e rumem a norte até ao Cabo de Santa Maria, onde poderão ver um dos 40 barcos que naufragaram na sua costa.

TopAtlântico - Lisboa

São Vicente, palco de cultura e da morna

Festa, música ao vivo, cultura e boa comida é o que irão encontrar em São Vicente. Nesta ilha, o tempo avança ao som da morna, a dança típica de Cabo Verde. Uma vez aqui, não deixem de visitar os mercados, tomar banho no mar da Laginha e ouvir um pouco de música à noite, enquanto degustam um caldo de peixe com banana verde, batata-doce e mandioca, um dos pratos típicos da zona. A Baía das Gatas, o Calhau e Praia Grande merecem uma paragem obrigatória. Carregada de história, não deixes de entrar na sua cultura e aposta em penteados com tranças e roupa colorida.

MyTravel

Ilha do Fogo, paisagens áridas e desertas

Há ilhas que têm um encanto especial, quase magnético, que fascinam à primeira visita e fazem com que os apaixonados andem de mãos dadas e sintam as suas alianças de casamento mais fundidas que nunca. O Fogo é uma delas! O seu vulcão abraça toda a ilha e tem uma imponência única. A sua cratera, Chã das Caldeiras é ex-libris do local, atraindo as atenções dos mais curiosos. Se são amantes de caminhadas, descubram todo o encanto natural do Fogo, e não deixem de visitar a sua capital, São Filipe.

Depois do que leste, o que achas de viverem a vossa viagem de sonho neste paraíso que ainda tem tanto da cultura portuguesa enraizada? Quanto ao clima, para os que apreciam sol o ano inteiro, Cabo Verde é o sítio certo, com uma temperatura média anual a rondar os 25 graus, com uma estação de chuvas que vai de Agosto a Outubro e a seca, que vai desde Dezembro a Junho. Depois de meses de preparativos, a pensar no bolo de casamento ou nos vestidos de cerimónia das tuas damas, irá saber-te bem chegar a este paraíso tropical, carregado de cultura e tradição.