Quando os noivos pensam no último momento do dia C, após entregar lembrancinhas de casamento, são os destinos paradisíacos internacionais que chamam mais à atenção, mas já pensaram nas vantagens de passar este período de férias em Portugal? Repleto de destinos incríveis, uma costa riquíssima, um interior cheio de história e cidades inesquecíveis, Portugal tem muito mais potencial do que imaginam quando o assunto são destinos após cortar o bolo de casamento.

Timoteo Mendes
Timoteo Mendes

Torna-se acessível, pois à partida não terão de apanhar outro meio de transporte senão uma viatura pessoal para se deslocarem. Delicioso, pois as maravilhas gastronómicas de norte a sul fazem parte da sua identidade e deixam saudade aos visitantes, com um clima ameno que te permite usar vestidos de cerimónia mais longos ou curtos o ano inteiro e, inegavelmente ,mais prático e cómodo do que qualquer outro destino – podendo mesmo optar por uma lua de mel em família – vamos mostrar-vos as cidades a não perder para a lua de mel em 2020!

1. Coimbra

Vlog Visuals - Wedding Films
Vlog Visuals - Wedding Films

Começamos pelo centro, por esta cidade histórica que, para além de contar com uma das Universidades mais antigas do Mundo (que data do século XIII), é um paraíso para os amantes de história, cultura e tradição. A Quinta das Lágrimas, os vários miradouros e o Portugal dos Pequeninos são paragem obrigatória e, além das ruas com traçado romano, dos edifícios de ar medieval e das muralhas, há histórias de amor – como a de Pedro e Inês – que marcam esta região que se estende muito além do Rio Mondego… e é sem dúvida um ótimo ponto de partida para a vossa.

2. Sintra

A cerca de meia hora da capital, este é o lugar que imaginas quando pensas numa lua de mel romântica. Vaguear pelas ruas com um vestido de noiva curto, ficar hospedado num alojamento digno de realeza, passear pelos palácios no inverno e visitar as suas praias magníficas no verão… este é o lugar para os eternos apaixonados que procuram um recanto bem romântico para passar os primeiros dias com as alianças de casamento. Além de um centro histórico nomeado Património da Humanidade pela UNESCO, Sintra é uma vila rodeada de palácios, jardins cénicos e uma atmosfera que inspira músicos, escritores e artistas. The place to be se são eternos sonhadores!

Vitor Gordo Photography
Vitor Gordo Photography

3. Douro

Não é surpresa que um roteiro de romance passe necessariamente por aqui. O Alto Douro Vinhateiro é também Património Mundial da UNESCO, uma zona com paisagens avassaladoras, reflexo da paixão dos habitantes de uma das mais antigas regiões vinícolas de todo o mundo. A tónica é colocada na natureza, prezada até ao mais alto nível e proporcionando aos seus habitantes e turistas uma beleza paisagística de tirar o fôlego, um rio imponente e, claro, uma gastronomia riquíssima e variada. Este é o local para amantes de vinho, paisagens e tradição. É indispensável também visitar as povoações ribeirinhas e as caves vinícolas da região.

4. Ilha do Porto Santo

Vitor Gordo Photography
Vitor Gordo Photography

Não necessariamente em Portugal Continental, mas a uns escassos 40 quilómetros da ilha da Madeira podem encontrar uma – senão a mais – bela ilha do Atlântico. Paragem obrigatória após trocarem alianças de ouro branco, sobretudo se são apaixonados por paraísos à beira mar, as suas praias de areia branca fascinam qualquer visitante e torna-se difícil resistir às paisagens e atmosfera desta pérola nacional. E embora seja uma ilha, há muitos trilhos por desvendar e atividade que poderão fazer para além de mergulhos e banhos de sol.

5. Setúbal

Embora cada vez mais célebre e povoado, Setúbal não perde o seu encanto e fator surpresa por serem cada vez mais os casais a decidir cortar o bolo de casamento original ou viajar de lua de mel para este recanto escondido do país. Situado entre o Estuário do Sado e a belíssima Serra da Arrábida, este destino tem tanto de urbano como de natural, ideal para os mais aventureiros que não se ficam pelo centro. Desde caminhadas pela natureza até mergulhos na sua costa de águas azuis e cristalinas, nas proximidades poderão ainda contar com a Península de Tróia, incrível para passear e passar alguns momentos a dois.

João Makes Photos
João Makes Photos

Propostas tentadoras, locais mágicos e cenários deslumbrantes onde não há nenhuma outra postura a adotar senão o romance. Porque eleger o destino de lua de mel não tem de ser tão fastidioso como escolher o vestido de noiva e organizar o seating plan, porque depois da azáfama dos preparativos vocês merecem relaxar – e nem sempre isso inclui fazer 10 horas de viagem de avião – ou apenas porque querem fugir à norma e escolher um local diferente, estas são algumas das propostas mais apetecíveis! Se já enviaram os convites de casamento, contem-nos qual o destino a não perder!