P2F Atelier
P2F Atelier

Se a comida está no topo das vossas prioridades, chegaram ao sítio certo! A hora de refeição é uma das mais aguardadas a seguir a trocarem o anel de noivado pelas alianças – afinal, nada melhor do que reunir as pessoas que amamos à mesa! E se a um dia de sonho com a companhia mais especial juntarmos uma boa conversa, só falta mesmo uma refeição divinal para tornar o dia perfeito! Tratar dos convites de casamento já vos obriga a visualizar o copo de água e pensar nas melhores propostas para servir aos convidados. Depois disso, importa mesmo é deslumbrar o seu paladar, com os aperitivos mais deliciosos, pratos de chorar por mais e sobremesas em dose dupla até chegar o bolo de casamento! Vem descobrir o passo a passo de como elevar o copo de água a um nível excecional…

1. Comecem devagar

A ideia de um belo banquete pode abrir o apetite aos convidados e fazê-los pensar no que os espera desde que os noivos trocam alianças de casamento. Mas importa começar com calma e ir preparando o palato para uma grande refeição – e isto significa caprichar nas entradas! Pratos de marisco, mini canapés e hamburgueres ou quaisquer outras sugestões em miniatura são um must acompanhadas de uma bebida leve e fresca. Podem ainda servir saladas como entrada, para um começo ainda mais ligeiro que abra espaço para o prato principal.

The Storytellers
The Storytellers

2. Frescura dos ingredientes

Importa, em primeiro lugar, aliarem-se a fornecedores de excelência, que sabem que trabalham com a melhor matéria prima. É tão importante a prova dos pratos do vosso dia como a do vestido de noiva simples. Só assim poderão comprovar o sabor, a frescura e combinação dos ingredientes que vão fazer furor no copo de água. Falem abertamente com o staff e garantam que todos os produtos são frescos e se encontram nas melhores condições de consumo.

3. Em linha com o espaço e época

Nada pior do que apresentar um menu completamente desfasado do local onde se encontram. Se trocam alianças de ouro branco na praia, é natural que o prato principal relembre o mar e celebre os ingredientes que nos proporciona, a par de um enlace no campo ou em qualquer outra zona geográfica com cultura gastronómica própria! É também fundamental ter em conta a sazonalidade – escolher produtos da época, autênticos, mais frescos e saborosos, que complementem todos os sabores e, de preferência, de produtores locais.

4. Criem um propósito

Fotomiraflores
Fotomiraflores

Sabemos como a cultura portuguesa está tão marcada pela gastronomia e como de norte a sul encontramos as mais diversas opções que tão bem figuravam no vosso menu de casamento. Acontece que não podem ter todos os pratos presentes, sob pena de terminar a noite sem grande vontade de provar até o bolo de casamento simples. Tal como elegeram um tema para o casamento, façam escolhas alimentares coesas e que tenham um certo propósito. Pode ser um ingrediente que esteja presente em várias receitas, ou um verdadeiro menu de autor que reflita as preferências dos noivos. Porém, não se esqueçam de diversificar!

5. Ouçam bem todas as opiniões

Embora dar uma voz a todos possa tornar-se caótico, principalmente quando se trata de algo tão pessoal como a alimentação, importa sim saber as preferências dos vossos convidados neste momento, de forma também a conseguir agradar-lhes num dia onde a felicidade deve ser partilhada por todos! Isto não significa que a última palavra não seja dos noivos, porém, importa sempre sondar, quer nos convites de casamento originais, quer online, se há preferências e intolerâncias alimentares e de que forma podem contribuir para tornar este um dia mais inclusivo!

6. Inovem nos aperitivos

Curifoto
Curifoto

Porque o copo de água não se limita a uma refeição principal, está na hora de dar atenção a todos os aperitivos e hors d'oeuvre antes e depois do prato. Servir tábuas de queijos com frutas variadas, dar uma atenção especial ao pão, que pode ser de várias origens e demolhado na melhor combinação de azeite com vinagre balsâmico, pequenas tartes, canapés, alternativas saudáveis aos fritos ou dips de vegetais, como hummus ou guacamole, são uma forma muito simples de dar um twist ao copo de água, sem comprometer a autenticidade da vossa escolha.

7. Doces, mas saudáveis

O mesmo serve para as sobremesas quando se pensa em inovar! Menos é mais nas porções e a tradição dá lugar a novas combinações de sabores e texturas. Diferentes, saborosas, mas sobretudo aptas para os mais pequenos. Descubram receita inovadoras, onde o açúcar seja substituído por alternativas menos processadas e elementos como a fruta, o chocolate negro e os frutos secos possam dar todo o sabor a estas iguarias!

8. Bebida a rigor

Uma boa refeição não fica completa sem uma bebida! E por isso é tão importante investir numa boa carta de vinhos que complemente cada prato. Para cada garfada há uma nota, uma intensidade, grau e sabor que melhor se adapta. Escolham as bebidas com rigor, sejam vinhos ou combinações de cocktails, para que os convidados possam ter o mínimo esforço e máxima compensação de paladares!

Profoto Studios
Profoto Studios

Tanto tempo a dar voltas à carta como às lojas a escolher o vestido de noiva, quando o segredo de um menu delicioso pode estar na simplicidade de sabores. Nem sempre é fácil agradar a todos e criar uma experiência gastronómica única que seja capaz de conquistar os paladares mais difíceis. Uma coisa é certa: exige tempo, dedicação e disponibilidade surgir com um menu fantástico e deixar todos os convidados satisfeitos até entregar as lembrancinhas de casamento. Mas o resultado final, esse sim, é gratificante!