Gloom Photography

Organizar as mesas do copo de água não é uma tarefa fácil... nem agradável. Mas, agora que já receberam as confirmações aos convites de casamento, está na altura de começarem a distribuir os convidados pelas mesas. Uma vez que tenham este dever riscado da vossa to-do list, cabe-vos uma tarefa bastante mais criativa e divertida: escolher uma forma de apresentar o seating plan! Se querem fazê-lo de forma simples, elegante, e com uma dose correta de criatividade, este artigo vai interessar-vos! Do estilo mais rústico, perfeito para os noivos que decidiram trocar as alianças de casamento ao ar livre, até ao mais vintage, reunimos 8 opções para inspirar-vos. 

1. No vidro

Escrever o seating plan no vidro é uma das tendências do momento. Seja numa janela, num vidro emoldurado ou numa porta antiga, este é um dos formatos preferidos dos noivos modernos, graças à sua versatilidade e indiscutível elegância. Se esta é a vossa opção preferida, podem ainda dar-lhe um plus de personalidade através da decoração, envolvendo o vidro em flores e/ou folhagem, rodeando-o com luzinhas, fitas coloridas, folhas secas ou origami. 

B-my Inspiration

2. Num mapa

Se decidiram ter um casamento temático, no qual as vossas viagens ganham um destaque especial, este é o seating plan perfeito! Seja um mapa antigo, recente, de todo o planeta ou apenas de uma região, esta ideia vai ser um verdadeiro sucesso. Podem atribuir um pais/cidade ou continente a cada mesa (dependendo da quantidade de convidados que tenham), e logo redigir a lista em postais, bilhetes de avião ou etiquetas de bagagem. Mais original é impossível! 

Dotti Eventos

3. Pendurado numa árvore

Um clássico nos casamentos ao ar livre, tal como os vestidos de noiva simples e os fatos de linho! Se estão à procura de uma ideia romântica, original e elegante para apresentar o vosso seating plan, aproveitem a natureza envolvente para obter o efeito desejado! Com pequenos cartões, molduras ou vasinhos pendurados nas árvores, vão dar um efeito delicado ao vosso seating plan, ao mesmo tempo que conseguem um elemento decorativo para o local do copo de água. Mas claro: esta ideia também pode ser aplicada a espaços interiores, sempre e quando existam galhos onde pendurar as listas. 

Quinta do Senhor da Serra

4. Em vasos de flores

Esta opção é perfeita para os casamento românticos, shabby chic ou de inspiração rústica. Trata-se de uma ideia bastante versátil, dado que podem jogar com vasos de diversos formatos/cores e várias espécies de flores. Para os que querem dar um toque rústico e até boho à ideia, nada como apostar em vasos de barro natural. Para os mais elegantes, os vasos devem ser brancos e conter flores em tonalidades claras e delicadas. Finalmente, para os casais mais criativos, temos uma proposta muito original: coloquem os vasos apenas com terra e enterrem cada lista com uma saqueta de sementes. Assim, cada grupo ficará responsável por plantar a sua flor antes de sentar-se. 

O Cantinho da Tia Dete

5. Com molduras

Como é óbvio, o estilo das molduras vai definir a temática do seating plan. Neste sentido, podem optar por usar molduras simples, com as cores oficiais do vosso dia C, ou por caprichar com os formatos e materiais, criando assim um organizador bastante mais personalizado. Podem usar molduras com estilo vintage, para conseguir um efeito mais elegante e rústico, ou podem optar por modelos com cores fortes, padrões geométricos ou design minimalista. Tudo vai depender do que queiram transmitir!

tudo o que quiseres

6. Num quadro de ardósia 

Os quadros de ardósia são um must nos casamentos rústicos, seja para indicar os diversos espaços do enlace, para escrever mensagens personalizadas para os convidados, ou até para anunciar a chegada da noiva. Como seatting plan, esta opção dá-vos ainda imensa liberdade para jogarem com diversos tipos de letra e adicionar ilustrações personalizadas. 

Hotel Pateo dos Solares

7. Um painel personalizado

Escolheram uns convites de casamento personalizados com ilustrações ou um tipo de letra muito específico? Então aproveitem para encomendar um seating plan que tenha a mesma identidade visual! Para os casais modernos, alcançara harmonia e a coerência na decoração do seu grande dia é uma prioridade. Por isso, se querem jogar pelo seguro, esta é uma opção que nunca falha!

Beapaper

8. Num escadote decorativo

Os escadotes de madeira e bambu são um sucesso nas lojas de decoração, dado que podem ter um carácter tão prático quanto decorativo. Seja para organizar as echarpes e as toalhas ou para compor bonitas estantes, os escadotes decorativos entraram nas nossas casas para ficar... então, porque não aplicá-los ao mundo nupcial? Seja para organizar as vossas prendas de casamento ou para montar o seatting plan, este elemento vai apaixonar todos os presentes pelo seu estilo descontraído e rústico. 

Mikiki Event Designers

Já que estão a tratar do seatting plan, aproveitem para pensar nos restantes pormenores relacionados com os convidados. Já escolheram umas lembrancinhas de casamento para oferecer-lhes? E quanto à animação, têm algum jogo ou dinâmica que gostariam de incluir no copo de água?