Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Erros que devem evitar ao fazer o seating plan

Fazer seating plan é, depois da lista de convidados, o grande desafio da organização do copo de água. Hoje vamos explicar-vos quais são os 5 erros que devem evitar cometer nesta etapa... fiquem atentos!

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si

Guida Weddings

Se organizar o envio dos convites de casamento já gerou tantos dilemas, o que dizer da distribuição dos convidados pelos mesas...? Sim, fazer o seating plan é como fazer um puzzle e, independentemente do tamanho do vosso dia C, é seguro admitir que esta tarefa vos deixará completamente atrapalhados. Afinal, devem organizar as mesas de forma aleatória? Ou é melhor organizá-las de acordo com os laços de parentesco? É preferível juntar todas as crianças numa mesa ou sentá-las com os seus pais? Neste artigo vamos dar-vos algumas dicas para evitar erros maiores, por isso façam uma pausa na busca das lembrancinhas de casamento e comecem a aplicar estas ideias. Uma vez definido o seating plan já poderão começar a tratar do bolo de casamento e da animação da festa!

Pé de Flor - Atelier Floral

1. Juntar pessoas com feitios diferentes

Tal como devem escolher um modelo de vestido de gala comprido que assente bem a todas as damas, também devem organizar as mesas tendo em conta os feitios dos convidados. Evitem juntar ex-casais, pessoas com visões políticas completamente incompatíveis e primos que não se dão bem. Em suma, o ideal é que avaliem o que une determinados grupos de pessoas - amizade, hobbies e gostos em comum, etc - e que façam o seating plan com base nestas características. 

2. Descuidar os idosos

Se têm a sorte de ter os vossos avós presentes no dia em que trocarão as alianças de casamento, existem vários pormenores que devem ter em consideração. Se os idosos têm limitações motoras, certifiquem-se que o recinto tem as condições necessárias para que estes se possam mobilizar. Já que no que diz respeito ao seating plan, o nosso conselho é que nunca os sentem numa mesa perto da banda/DJ ou das colunas de som, sobretudo se eles tiverem problemas auditivos. Tentem sentá-los na mesa mais sossegada e espaçosa do local, idealmente com outros familiares ou pessoas de idades aproximadas. 

3. Não ter uma mesa para as crianças

Se fizeram convites de casamento para vários casais com filhos, talvez seja boa ideia montar uma mesa especial para recebê-los! Sobretudo se existe um grande número de crianças com menos de 12 anos, é sempre recomendável organizar mesas especiais com algum entretenimento - como livros de colorir, por exemplo. Se existem muitos adolescentes também podem avaliar esta opção, dedicando-lhes uma mesa onde se possam conhecer e interatuar. Em caso de dúvida, conversem com os pais e tentem compreender se eles preferem que o filho esteja com eles na mesma mesa ou se este se sentirá melhor rodeado de pessoas da mesma idade. 

4. Ter uma mesa de solteiros

Este é um BIG NO! Esqueçam a ideia de "fazer arranjinhos" e agrupem as pessoas de acordo com as suas personalidades e conexões. Qualquer amigo solteiro vai preferir estar sentado com casais que conhece do que sozinho com desconhecidos com os quais apenas partilha o estado civil. Durante a recepção e a festa vão existir centenas de oportunidades para que os solteiros se conheçam, por isso não forcem nada. 

B-my Inspiration

5. Não promover a integração

A ideia de ter mesas agrupadas por laços familiares e afins soa bastante tentadora. No entanto, é sempre recomendável que misturem os convidados para que estes se possam conhecer e interatuar. Afinal, esta festa tem como objetivo celebrar a união de duas pessoas e, consequentemente, de duas famílias, pelo que fica sempre bem evitar a segregação. Tentem juntar amigos de diversos grupos e familiares de ambos os lados, para que este dia seja verdadeiramente marcado por novos vínculos. A não ser que existam limitações obvias - como diferentes idiomas, por exemplo - esta filosofia vai fazer com que todos se conheçam melhor e criem novas amizades. Finalmente, se temem que a timidez possa ser um entrave, organizem alguns jogos para quebrar o gelo! 

6. BONUS: uma ajudinha infalível para organizar as mesas!

Organizar as mesas do casamento pode ser mais difícil do que escolher um penteado com tranças para o grande dia... Porém, com estas dicas em mente e uma ferramente útil à mão, não há tarefa que não possa ser cumprida! Em Casamentos.pt criamos uma App para auxiliar-vos na organização do grande dia e onde encontrarão, entre muitas outras funcionalidades, uma que vos permitirá fazer e refazer o seating plan até que se sintam satisfeitos com o resultado. Experimentem e surpreendam-se! 

Levado à Letra

Querem começar a tratar dos vestidos de cerimónia e das prendas de casamento mas ainda estão atravancados nesta tarefa? Então experimentem colocar estas dicas em práticas e não ser demasiado previsíveis! Considerem as personalidades e gostos dos convidados e organizem-nos com base no que têm em comum. Vão ver, que depois de alguns cocktails e jogos para quebrar o gelo, todas os presentes se vão sentir como em casa! 

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si