Sweet Memories Photography
Sweet Memories Photography

Parece que, mesmo para quem não é intolerante, o mercado iniciou uma propaganda desmedida aos benefícios de consumirmos mais alimentos isentos de glúten. Provocam menos inchaço abdominal, não engordam e são muito mais saudáveis. Nesta linha, não faltam opções de pratos e menus requintados com propostas sem gluten, que chegam agora também ao mundo dos casamentos. Se têm convidados ou são intolerantes ao glúten, é fundamental idealizarem um menu que contemple pratos de acordo com as suas necessidades. Além de todos os cuidados a ter nesta fase que vivemos, pensem ao detalhe no vosso menu de casamento e como podem organizar tudo para que o vosso copo-de-água seja um sucesso. Saibam como escolher o vosso menu e o que devem mesmo ter em conta para que nada falhe no vosso dia. 

Curifoto
Curifoto

Conversem com a equipa de catering 

Antes de idealizarem o menu, talvez o melhor seja conversarem com a vossa equipa de catering para perceberem qual é a capacidade que têm de preparar sugestões alternativas sem glúten. Se sabem desde o início que irão ter convidados intolerantes ao glúten este também pode ser uma fator decisivo na sua contratação ou não. Informem-se sobre as equipa de catering que confecionam pratos sem glúten e façam o mesmo para os fornecedores do bolo de casamento e doçaria. No entanto, mesmo que só saibam depois, há sempre opções alternativas para estes convidados, assim que só têm de expor o tema com um tempo relativo para poderem preparar tudo com antecedência. Também é importante informarem-se sobre o que é a intolerância ao glúten e o que implica na alimentação, para o caso de não saberem muito sobre este tema. Assim, será mais fácil acordarem um menu isento de glúten com a vossa equipa de catering. 

Como conseguir um menu de casamento sem glúten? 

O segredo está em conseguirem ter um menu delicioso, sem que os vossos convidados notem que não contém glúten. Alguns dos truques fáceis passam por substituir a farinha de trigo por farinha de mandioca, feita à base de leguminosas, de milho, sementes de linhaça, de frutos secos, fécula, amido de batata, quinoa, soja ou até tapioca. Por outro lado, há imensos alimentos isentos de glúten como as carnes, peixe, ovos, vegetais, arroz, cogumelos, requeijão, azeite, batata, leite simples ou até iogurte grego. Claro que é importante ler sempre o rótulo de qualquer ingrediente ou alimento, mas descansem porque há imensas opções para construírem um menu delicioso e muito variado. 

Tenham atenção a alguns produtos, que podem necessitar de uma leitura pormenorizada do rótulo: entre eles os queijos industriais, os iogurtes de pedaços, carnes processadas e caldos e molhos de cozinha pré-cozinhados como as natas, manteiga, margarina, banha de porco, frutas cristalizadas, compotas comerciais e até açúcar em pó ou fermento químico. Exponham estas dúvidas à vossa equipa de catering para não cometerem nenhum erro. 

Padaria e Pastelaria 2000, by Breakfast
Padaria e Pastelaria 2000, by Breakfast

Algumas propostas irresistíveis 

Uma cozinha sem glúten não é de todo desprovida de pratos deliciosos e elaborados. Se pensaram num copo de água estilo buffet, o melhor seria indicarem que pratos são glúten free para os vossos convidados se orientarem melhor. Se precisam de ideias, que tal pensarem em pratos leves e deliciosos? Um tabbouleh de quinoa em legumes - perfeito para todos os convidados - é uma receita fresca e deliciosa para aproveitar em casamentos de primavera e de verão. Outra ideia? Uns folhados de espinafres e queijo feta, como entrada da vossa ementa de casamento. Na massa folhada basta substituir a farinha, sendo que o restante está isento de glúten. Na mesa de doces, podem incluir muffins de framboesa ou bolo de cenoura e chocolate sem gluten, que além de deliciosos serão muito saudáveis e ajudarão a manter a linha de todos. 

Como vêem, é sempre possível contornar a situação e pensar nas necessidades de todos. Além de todas as preocupações que existem perante a época que vivemos, é importante que os convidados sintam que vocês se preocupam com o seu bem-estar. Comecem por perguntar nos convites de casamento ou no vosso site que restrições alimentares têm os vossos convidados antes de passarem à escolha elaboração da vossa ementa de casamento.