Ir para o conteúdo principal
Casamentos

15 bolos de casamento veganos: propostas irresístiveis

Os bolos de casamento veganos são uma das grandes tendências do momento! Se são ou têm convidados vegan, estas opções podem ser perfeitas para terem um bolo delicioso, que se adapte a todos os gostos e estilos de vida!

MA Wedding Photography

Cada vez mais comum na nossa sociedade, o veganismo está cada vez mais presente nos casamentos dos dias de hoje! Desde o vestido de noiva aos convites de casamento, são muitas as formas de se conseguir ter um casamento totalmente vegan, apostando sobretudo num menu arrojado, original e delicioso. Aqui, entra também o bolo de casamento que se reinventa ano após ano. Igualmente deliciosos, doces e lindos, mas sem nenhum vestígio de proteína animal, os bolos de noivos vegan agradam a todos. Se são ambos veganos ou se têm convidados que o são, talvez seja bom apostarem por algo assim, já que será a única coisa que todos comerão, sem exceção ou outra possibilidade. Da mais tradicional à mais alternativa, existem possibilidades para todos os gostos e estilos! Saibam como ter um bolo vegan e surpreendam todos os convidados!

O que é o veganismo? 

Importa saber o que é e importa informar ou pedir informações aos vossos convidados sobre alguma restrição ou tipo de alimentação nos convites de casamento personalizados que enviarem! Assim, se são vegan informem a todos da vossa opção; se têm convidados vegan, incluam sempre no menu opções para eles. Por veganismo, entende-se ser uma consciencialização social para não consumir qualquer alimento que provenha de origem animal. 

O que substitui os ingredientes tradicionais? 

Qualquer bolo, por mais que seja um bolo de casamento simples, leva os típicos ingredientes que um vegano não consome: ovos, leite, manteiga, sobretudo. Assim, é fundamental trocar esses ingredientes sem que o seu sabor ou consistência se altere. Que tal juntar o útil ao agradável e pensar num bolo delicioso e super saudável? Amido de milho, tofu, banana amassada, farinha de trigo ou mandioca podem ser excelentes opções para a massa. Para o recheio, podem optar por usar iogurte vegetal e muitas frutas! 

Do fondant ao drip cake: as alternativas 

Não é por serem vegan, que não podem ter um bolo de casamento original no vosso dia! Do naked cake, passando pelo tradicional fondant até ao drip cake, não faltam alternativas. O fondant pode ser feito com leite de amêndoa e a massa com extrato de baunilha. Já o glacé pode ser feito com creme vegetal e leite de soja, por exemplo. Quanto ao drip cake, que tal apostarem por uma pasta de pistacho, por exemplo? A calda que cai naturalmente, pode ser feita com pasta de avelã ou leite de amêndoa, por exemplo. Delicioso e super saudável! 

Como decorar um bolo vegan? 

Um bolo vegan pede sempre uma decoração natural! Podem apostar por verdura, flores - as mesmas do ramo ou da coroa de flores do teu penteado de noiva de cabelo solto - ou outros elementos naturais como espigas ou lavanda, por exemplo. O melhor é apostarem sempre por elementos naturais, que tragam uma naturalidade única ao vosso bolo e estejam de acordo com a vossa filosofia e estilo próprio. Além de que os elementos naturais são tendência, o resultado será muito natural! 

Inspirados com estas ideias? Não se esqueçam de que, caso tenham convidados vegetarianos ou vegan no vosso dia, têm que ter em conta estas opções. Podem também apostar por lembrancinhas de casamento vegan e até pensar em detalhes amigos do ambiente, como os acessórios do penteado de noiva, por exemplo.