Casamentos

6 Ideias para preparar os vossos aperitivos de casamento

Antes do tradicional copo-de-água, existe o momento dos aperitivos, onde todos podem recuperar energias depois de tantas emoções. Do mais tradicional ao mais original, inspirem-se nestas ideias e façam do aperitivo, um momento único para todos.

Ainda sem o catering para o seu casamento? 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Uma coisa é certa: o dia em que vestes o teu vestido de noiva será inesquecível e carregado de emoções fortes, por isso, há que prepará-lo com toda a atenção e dedicação. Sem dúvida que, depois da troca das alianças de casamento, o aperitivo e o copo-de-água são dois momentos de extrema importância no vosso dia. Entre exibir os vestidos de cerimónia, conversas e descontração, cabe a este dois momentos a função de recuperadores de energia depois dos diversos momentos emotivos. Atualmente há um mundo submerso em ideias que ultrapassam a clássica mesa de mariscos e de queijos. Se estão interessados em personalizar o vosso momento do aperitivo e surpreender os convidados, este artigo é para vocês, sigam as nossas dicas!  

Quinta Geraldino

1- Tradicional com um toque irreverente

O tradicional (quase) nunca falha, principalmente no que toca à comida portuguesa. Por isso, se a vossa intenção é servir um aperitivo bem ao estilo português, não só podem fazê-lo, como ainda lhe podem dar um toque irreverente. Apostem em pequenos pratinhos de ovos mexidos com alheira, por exemplo. Ou peixinhos da horta com molho de iogurte, pataniscas ou, até, bolos de bacalhau com batata-doce. Podem até pensar em vários petiscos, principalmente se casarem da parte da manhã, pois até ao corte do bolo de casamento original restam muitas horas e muitas emoções por viver. 

2- Que tal um espaço de foodtruck?

Tal como o tattoo lace ou os românticos vestidos de noiva com renda, as carrinhas de foodtruck vieram para ficar. Dão vida a qualquer zona de aperitivo ao ar livre, além de que tornam um ambiente mais descontraído e informal. Podem optar por carrinhas ou apostar em bancas de aperitivos diversos. Assim, podem ter várias bancas com diferentes tipo de comida, como saladas, carnes, queijos, mariscos, massas e até outra de bebidas. Se casam na primavera ou no verão e querem celebrar o vosso dia ao ar livre, esta é uma forma muito original de surpreenderem os convidados logo à chegada do copo-de-água. 

3- Apostem na cozinha internacional

A cozinha internacional é um mundo sem fim e não faltam ideias para surpreenderem tudo e todos durante o aperitivo. Optem por uns tacos mexicanos, uma banca de sushi e sashimi feito no momento, as tradicionais tapas espanholas – com jamón serrano e mini pratos de paella como destaque – e ainda as iguarias orientais como o tabulé ou o húmus. Podem servir Naan, o pão indiano a que ninguém resiste ou baos, o pão chinês que também não deixa ninguém indiferente. Arepas venezuelanas ou pequenos pratinhos de Pad Thai também poderiam ser uma opção. De certeza que até as convidadas com os vestidos de gala compridos mais justos não vão resistir a estas iguarias.

4- De acordo com a época do vosso casamento

Não é só a escolha do vestido que depende da época do ano. É certo que no verão irás optar por um vestido de noiva simples e mais leve, mas há que ter em conta todos os aspetos do vosso dia, que deve ser enquadrado na época em que casam. No verão, não excluam as saladas frescas, as águas purificantes e o peixe, em sushi, ceviche ou carpaccio. No inverno, incluam sempre sopas variadas, queijos, presuntos e todo o tipo de confort food, que aquece a alma nos dias mais frios.  

Palato - Catering, Decoração e Procotolo

5- Da mesa dos mariscos aos tradicionais canapés

Igualmente, a mesa de mariscos e os tradicionais canapés nunca falham. Mini croquetes, chamuças, soufflés, entre outros, são petiscos que podem e devem incluir no vosso aperitivo. Podem incluir mini pratinhos de outros pratos típicos da vossa região, como mini sandes de leitão ou mini pratinhos de cozido à portuguesa ou de feijoada. Mesmo que o vosso casamento seja descontraído e muito simples – desde o vestido ao corte do vosso bolo de casamento simples – podem inovar na apresentação dos pratos, por mais tradicionais que sejam.

6- Um espaço dedicado aos vegetarianos

Se têm amigos vegetarianos ou vegan, não se esqueçam de pensar em opções vegetarianas para eles. Saladas variadas com quinoa e legumes, frutas, frutos secos, brusquetas de tofu grelhado com legumes, são opções mais que perfeitas. Montem um espaço vegan cheio de cor e de variedades para que todos possam provar estes pratos. Esta é sempre uma opção leve antes de darem início ao copo-de-água.

Inspirados com estas ideias para o momento do aperitivo? Tal como a escolha do penteado ou dos convites de casamento, este é um detalhe que não pode falhar no vosso dia. Surpreendam os vossos convidados logo à chegada e verão como o ambiente rapidamente se tornará descontraído e divertido.

Ainda sem o catering para o seu casamento? 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Outros artigos que lhe podem interessar

  • 5 bolos de casamento originais para o teu dia
    Tudo o que se deve saber sobre o copo de água
    5 bolos de casamento originais para o teu dia
    É um dos momentos altos da festa de casamento e tem uma grande importância para os convidados. Queres surpreender tudo e todos com um bolo de casamento único e original? Fica atenta às tendências do momento.
  • Menu de inverno: ideias para um banquete com produtos sazonais
    Tudo o que se deve saber sobre o copo de água
    Menu de inverno: ideias para um banquete com produtos sazonais
    A estação mais fria traz cores e sabores intensos, que devem sempre fazer parte de um menu de inverno. Optem pela sazonalidade e naturalidade de produtos de temporada, que podem fazer toda a diferença no vosso menu. Inspirem-se com estas sugestões!
  • As melhores tendências de bolo de casamento 2022
    Tudo o que se deve saber sobre o copo de água
    As melhores tendências de bolo de casamento 2022
    O bolo de casamento continua a ser um dos elementos mais importantes do casamento, surpreendendo ano após ano pelos novos designs, cores e sabores. Apresentamos-te as melhores tendências para 2022, inspira-te e encontra o teu!
  • 15 bolos de casamento veganos: propostas irresístiveis
    Tudo o que se deve saber sobre o copo de água
    15 bolos de casamento veganos: propostas irresístiveis
    Os bolos de casamento veganos são uma das grandes tendências do momento! Se são ou têm convidados vegan, estas opções podem ser perfeitas para terem um bolo delicioso, que se adapte a todos os gostos e estilos de vida!
  • Que estilo de bolos escolher de acordo com o vosso casamento?
    Tudo o que se deve saber sobre o copo de água
    Que estilo de bolos escolher de acordo com o vosso casamento?
    Do estilo que escolhes para o teu casamento fazem parte vários elementos que lhe dão forma e personalidade. Entre eles, o teu bolo, que será um elemento chave na definição do ambiente que pretendem ter no vosso dia. Descobre como!