Bruno Quadros Fotografia

Os últimos meses dos preparativos são, na sua maioria, dedicados a ultimar pormenores. Os últimos ajustes no teu vestido de noiva, a preparação de tudo o que devem tratar para a lua-de- mel, a confirmação de assistência de todos os convites de casamento que entregaram ou a prova do teu penteado de noiva, são algumas das principais tarefas que não deves esquecer, ainda que destaquemos uma não menos importante.

Já pensaram com que música querem abrir o baile? Longe vão os tempos em que a valsa era a única escolha possível do casal para este momento mágico. Hoje a dia, o estilo personalizado que se atribui aos casamentos, estende-se a todos os detalhes, levando os noivos a optarem por bailes mais alegres, modernos e que os definam. Seja a sua música preferida ou um ritmo que adorem, existem ainda os que optam por abrir o baile em grupo, pelo que, se estás a pensar deixar a valsa de lado e surpreender os convidados com algo original, toma nota das alternativas que te deixamos para uma abertura de baile épica.

TTL - Through the Lens

Do cinema para a pista de dança

São muitos os filmes românticos que nos inspiram. Os vestidos de noiva compridos e inconfundíveis de atrizes como Julia Roberts e o seu hilariante papel em a Noiva em Fuga, ou as danças inesquecíveis de Dirty Dancing, Grease ou Moulin Rouge nunca nos saíram da cabeça. Se este é um dos vossos filmes, porque não interpretar uma das suas famosas danças na abertura do baile? Qualquer uma destas revolucionou o grande ecrã, assim que atrevam-se a replicar a que mais gostam no vosso dia.

Entre o Pop e o Rock

Além de poderem recriar cenas de filme, também podem adaptar as coreografias de videoclips emblemáticos, como pode ser o famoso Thriller de Michael Jackson. Sabemos que nem todos se atrevem a reproduzir esta complexa coreografia, mas o resultado é espetacular no caso de quererem experimentar. E para as noivas pin-up, amantes de vestidos de noiva curtos e arrojados penteados apanhados, a ideia de mover o corpo ao mais puro estilo Elvis Presley talvez possa ser do seu agrado. Nunca ninguém disse que a primeira dança deve ser lenta, mas sim deve ser um espelho dos noivos, pelo que, se vos corre rock nas veias e querem algo mais animado, esta pode ser a escolha mais acertada.

Diversão antes de tudo

Tudo o que é divertido dá muito mais gozo a realizar. Isto é válido para a escolha de uns convites de casamento personalizado - onde há que encontrar esse ponto de divertimento e interesse para não desesperar entre tantas inspirações de sonho – como para a vossa abertura do baile. Se a vossa intenção, além de surpreender, é entreter os vossos convidados, porque não improvisar e aceitar que não foram propriamente feitos para brilhar na pista de dança? Por vezes, a pressão por um baile perfeito é tanta que os nervos acabam por atrapalhar. Sejam vocês próprios e improvisem durante o baile. Podem também recompilar várias canções míticas e criarem o vosso mini show com passos simples e muito improviso. Caso queiram, convidem os convidados para se juntarem a vocês, de maneira a tornarem este momento ainda mais descontraído.

Ritmos latinos e africanos

Entre o bolero à salsa, passando pelo tango ou pela tradicional kizomba, estes bailes carregados de sensualidade e romantismo irão aquecer a pista de dança. Talvez para surpreenderes os teus convidados com este tipo de dança, o melhor seja optares por um vestido de noiva simples e fluído, que facilite os movimentos. Outra dança muito sensual é a bachata, ainda que necessita uma grade coordenação das duas partes. Neste tipo de danças, a figura masculina é fundamental já que é ela que conduz todo o baile. Quando bem executada, qualquer uma transmitirá toda a cumplicidade que vos une.

Feel Creations - Photo & Film

Coreografia surpresa

Ainda que se distancie de um típico baile de noivos, o flashmob ou uma coreografia surpresa têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos, que querem fugir a que todas as atenções se concentrem neles no momento de abrir o baile. No primeiro caso, a ideia é teres alguns amigos que devem juntar-se à vossa dança. No segundo, mais arrojado e sensual, a noiva ou o noivo devem surpreender a outra parte com um baile. Por norma, pede-se a ajuda dos bestman ou das damas de honor, pelo que, se decidires dançar a Single Ladies para o noivo, talvez devas escolher vestidos de cerimónia curtos para as tuas damas, para facilitar os movimentos. Para este baile extremamente sexy, o noivo ou a noive devem sentar-se no meio da pista enquanto observa toda a coreografia.

Uma valsa dos tempos modernos...

Para os mais clássicos, que querem manter a tradição no seu dia e ao mesmo tempo surpreender com um bolo de casamento original ou com detalhes personalizados, talvez a ideia de começar o baile com a típica valsa e terminar com uma música totalmente diferente possa ser a melhor ideia. Aqui, também podem recriar um flashmob que deixará a todos boquiabertos, já que não esperam essa mudança radical de estilo. Será muito divertido para todos!

Ou o seu adeus definitivo

E caso decidam descartar totalmente a valsa para mostrarem a todos os convidados que dão tudo na pista ao som da vossa música de sempre, avancem com a ideia. Atrevam-se a surpreender e criem uma coreografia vossa! Quanto mais estudada e trabalhado for, melhor, mas lembrem-se que o mais importante é que desfrutem ao máximo e se deixem levar por este momento tão especial.

Nuno Vasconcelos Fotografia

Já escolheram o estilo de baile que querem ter? Inspirem-se com as nossas sugestões, sem esquecer que há outros temas que devem ficar igualmente tratados nos meses prévios ao casamento, tal como as lembrancinhas de casamento ou a escolha do vestido de cerimónia mais adequado para a mãe da noiva. Há muito por fazer ainda, assim que, sobe o volume da tua música preferida do momento e inspira-te ao máximo!