Diamonds Weddings & Events

As flores são um acessório imprescindível em qualquer casamento que se preze, seja no bouquet, na decoração da cerimónia e do banquete, ou até para adornar o penteado da noiva. A verdade é que as flores deixam o ambiente mais alegre, fresco e leve, pelo que marcam presença em todo o tipo de enlaces. Por isso mesmo, depois de idealizar o vestido de noiva e enviar todos os convites de casamento, é hora de pensar na decoração floral, que deve ser escolhida de acordo com o orçamento disponível. Por isso mesmo, aqui indicamos seis maneiras de poupar nas flores de casamento e conseguir uma decoração perfeita:

Set Lounge Beach Weddings

1) Flores da época

Graças às nossas estufas, hoje em dia é tão fácil encontrar uma enorme variedade de flores como diferentes vestidos de noiva curtos numa só coleção. Ainda assim, é sempre mais económico e rentável que encontres flores de temporada, já que serão sempre mais frescas e bonitas. Procura aconselhar-te com várias floristas para saber que flores são de época tanto para o teu ramo de noiva natural, como para a restante decoração floral já que, o facto de consultares especialista irá ajudar-te a encontrar alternativas muito originais e económicas.

2) Qualidade antes de quantidade

Se pudessem escolher, de certeza que todos os casais teriam o bolo de casamento original que sempre idealizaram, assim como uma decoração digna da realeza. Mas porque a realidade nem sempre é assim, recomendamos que, sempre que possível, se poupe sobretudo na decoração do casamento. Lembra-te que nem sempre a quantidade é sinónimo de qualidade, pelo que não só deves escolher com conta, peso e medida, como ter algum critério em relação à decoração floral. Opta por uma decoração leve, que dê ao ambiente um toque descontraído. É preferível ter jarros minimalistas, com poucas flores de qualidade, que centenas de arranjos saturados de flores. 

3) Outros elementos naturais

Ainda que, no caso de um penteado apanhado, os únicos elementos naturais que se usem sejam as flores, nos ramos de noiva, por exemplo, a história é outra. A introdução de pequenas frutas, flores secas ou verdura nos ramos de noiva 2017 é uma tendência que veio para ficar. Trata-se de uma ideia original e diferente que, além de dar um toque único ao bouquet, irá torna-lo muito mais económico. Os centros de mesa também poderão incluir este tipo de detalhes. Sobretudo se és uma noiva vintage - que escolheu usar um vestido de noiva curto – este tipo de elementos irão funcionar plenamente com o restante estilo do casamento.

Hotel Pateo dos Solares

4) Menos é mais

Tal como referimos acima, nem sempre mais é melhor. De resto, a simplicidade – sobretudo no que diz respeito ao casamento – dá um resultado extremamente elegante ao ambiente, tal como um vestido de noiva simples o dá à noiva que o escolhe para o seu dia. Aposta por uma decoração floral delicada e simples, escolhe um ramo de noiva minimalista e define um cenário natural e descontraído tanto para a cerimónia como para o local do copo de água, deixando de lado a decoração ostentosa que reinou noutros tempos. 

5) Reutilizar

Depois da cerimónia, muitas flores acabam por se desperdiçar, ainda que os convidados retirem algumas para juntar à sua prenda de casamento original que receberão mais tarde. Mas, se queres um casamento eco-friendly e, ao mesmo tempo, poupar na decoração floral, não será má ideia se reutilizares as flores da cerimónia na decoração do copo de água. Encarrega as damas de honor ou os familiares de as transportarem para o local do banquete e verás como pouparás uma quantidade importante na decoração floral.

6) Flores handmade

O tempo nem sempre joga a favor dos noivos e a quantidade de tarefas - entre elas encontrar ideias para convites de casamento ou escolher o look nupcial adequado – às vezes faz com que não consigam dedicar-se aos detalhes do casamento como gostariam. Mas, se no teu caso, tens tempo para aprender a fazer flores DIY, será uma grande ajuda no orçamento. Podes ver e seguir vários tutoriais e meter mãos à obra. Compra os materiais por separado e prepara em casa, todas as composições que queres, de acordo com o vosso estilo e personalidade.

Royal Topping Portugal

Definido o look nupcial, sem dúvida de que o ramo é um perfeito aliado para mostrar o anel de noivado e a aliança de casamento no grande dia. Por isso, depois de enviados os convites de casamento, concentra-te realmente nas flores que queres usar no teu dia, para que tanto o teu outfit como a decoração encaixe, sem que para isso, tenhas que arruinar a carteira. Seguindo estas seis dicas, irás conseguir que o vosso dia tenha um ambiente floral de excelência por muito pouco e graças a uma escolha adequada.