No que toca ao visual da noiva, não existem regras! Tanto podes optar por um vestido de noiva minimalista e sóbrio, como por um modelo curto e atrevido. Nada é obrigatório, nem sequer o branco. De facto, são cada vez mais as noivas decidem casar-se com peças coloridas e até com vestidos de noiva pretos. Como é óbvio, esta filosofia também se aplica aos restantes elementos do look nupcial: do penteado de noiva às joias, não existem dos and don'ts que te possam limitar. Por isso, se queres usar uma maquilhagem atrevida para o teu dia C, aposta num batom vermelho! Se queres saber como utilizá-lo corretamente e arrasar no grande dia, este artigo foi feito para ti.

Parallax Photography

Símbolo de empoderamento 

O batom vermelho sempre foi um símbolo de empoderamento. No Antigo Egito, o batom vermelho era visto como um símbolo de status tanto para mulheres como para homens, que aplicavam o cosmético para demonstrar que eram membros da alta sociedade. Marylin Monroe, o eterno mito de Hollywood, aplicava cinco camadas do produto cada vez que se maquilhava. A Rainha Elizabeth I acreditava que o batom vermelho tinha propriedades curativas, pelo que nunca deixou de utilizá-lo durante o seu reinado. 

Como podes ver, o batom vermelho sempre teve um poder único, fascinando antigas civilizações e mulheres poderosas. Se também estás rendida à beleza do batom rouge, vem descobrir a tonalidade ideal para ti! 

Create

Qual é o tom de vermelho ideal para ti?

Quer tenhas escolhido um vestido de noiva Rosa Clará, branco puro, ou um modelo com toques de cor, o parâmetro mais importante para escolher o vermelho correto é a cor da pele:

  • Pele clara: se tens a pele muito branquinha e ficas facilmente corada, experimenta as tonalidades cereja, carmim e coral. Se realmente queres surpreender (e até escolheste um vestido de noiva curto para o efeito), podes também apostar num tom mais fechado, como o amora. 
  • Pele morena clara: não cabem dúvidas de que os vermelhos vivos ficam incríveis nas noivas morenas! Se queres dar intensidade ao teu visual, experimenta uma tonalidade ameixa-escura ou bordô com um toque de brilho. O resultado vai ser apaixonante!
  • Pele morena escura: nestas peles, é raro o batom que não fica bem! No entanto, sugerimos as tonalidades mais "fechadas": vermelho-vinho, bordô, cereja... Se queres impactar, não deixes de experimentar um vermelho-fúcsia com brilho.
  • Pele negra: para um resultado clássico e muito elegante, aposta num vermelho denso, como o amora ou o bordô. Os vermelhos com nuances acastanhadas também ficam lindíssimos neste tipo de pele, sobretudo se tiverem um pouco de brilho!

NunoBelo Photographer

Outras dicas importantes

Agora que já sabes qual é a tonalidade ideal para ti, tens de considerar outros pormenores...

  • Cuidados com os lábios. Os batons vermelhos deixam os lábios em evidência, pelo que deves garantir que estão saudáveis e bonitos no dia C. Mantem os lábios hidratados e faz algumas esfoliações. Para além disso, também podes (e deves!) usar lip balms com frequência, de modo a evitar as gretas no momento de trocar as alianças de casamento.
  • "Agarrar" a cor. No meio de tantos sorrisos, beijos e lágrimas, é normal que o batom comece a desaparecer. Para segurar a cor por mais tempo, experimenta contornar os lábios com um lápis de boca da mesma tonalidade que o batom.
  • Equilibrar a maquilhagem. Já sabes qual é a palavra-chave: harmonia! Por isso, se optaste por um vermelho intenso, lembra-te que não deves exagerar na restante maquilhagem. Para os olhos, opta por tons neutros ou por usar apenas um delineador. 
  • Ir retocando. Como já dissemos, é muito provável que a cor eventualmente desapareça, sobretudo depois de comer a primeira fatia do vosso bolo de casamento original. Por isso, tem o batom sempre à mão para poder ir retocando. Já ponderaste usar uma bridal clutch, por exemplo? 

Rita Rodrigues Makeup

Já sabes qual é o batom que queres usar no grande dia? Se ainda tens algumas reservas sobre o tema, não duvides em recorrer à ajuda de uma profissional. Um make-up artist com experiência vai ajudar-te a definir a tonalidade ideal para a tua pele, e também a harmonizá-la com o teu penteado apanhado e vestido de cerimónia.