Sempiterne Fotografia
Sempiterne Fotografia

Escolher os fornecedores para o vosso dia C é uma decisão que acarreta inúmeras responsabilidades. Estarem atentos à vossa visão, desempenhar o seu papel da melhor forma e, em simultâneo, entregarem um trabalho de excelência, que se enquadre a 100% no que idealizaram para o casamento e o vestido de noiva! Nada disto é fácil e, o videógrafo é um elemento fundamental. O resultado não será imediato, como o penteado de noiva, as fotografias e capturas de vídeo terão de ser sujeitas a tratamento e, muito possivelmente, só depois de muitas semanas ou meses conseguirão ver o trabalho concluído… se já enviaram os convites de casamento para todos, não percam as questões fundamentais a fazer ao videógrafo!

1. Há quanto tempo filma casamentos?

Há quanto tempo está na indústria, qual o seu à vontade com a função que desempenha e, sem dúvida, qual o seu grau de experiência… esta pergunta vai dar-vos alguns insights sobre este profissional em específico. Não se esqueçam de pesquisar ou pedir que vos mostre alguns dos seus trabalhos anteriores. 

Sweet Memories Photography
Sweet Memories Photography

2. Que equipamento usa?

Alguém que faça da fotografia ou vídeo a sua profissão deve manter-se a par de todas as novidades tecnológicas ao nosso alcance. É sempre uma boa ideia saber de antemão o equipamento que utiliza, para que tenham também uma ideia do seu estilo – se não perceberem de fotografia, peçam mais tarde opinião a um amigo que seja conhecedor do tema.

3. Qual o seu estilo?

Documentário, cinematográfico, drama, fine art… há tantos estilos de fotografia e vídeo possíveis que esta é uma das questões mais importantes a colocar ao vosso profissional. Tal como deves questionar a tua cabeleireira se está habituada a fazer penteados com tranças, também este aspeto é crucial para verem se se enquadra no estilo que tinham idealizado.

Rui Teixeira
Rui Teixeira

4. Já trabalhou neste espaço antes?

O local que escolhem para provar o bolo de casamento original reflete um conjunto de fatores importantes para os noivos. Será que o vosso videógrafo já conhece o espaço, o posicionamento e a luz do local? Ou é a primeira vez que o visita? Pode ser bom conferir este pormenor! 

5. É a primeira vez que trabalha com este fotógrafo?

Normalmente, videógrafos e fotógrafos são profissionais inseridos numa mesma equipa ou serviço que contratam. Porém, ambos os profissionais podem trabalhar de forma independente e, se for o caso, convém saber se já se conhecem, ou não – uma vez que é importantíssimo que consigam trabalhar em equipa.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

6. Como escolhe a música para o vídeo? Podemos dar sugestões?

Discutir o estilo de música é uma excelente ideia, uma vez que é uma parte tão importante do vosso vídeo de casamento. Vão poder transmitir ao videógrafo os estilos de música de que são fãs – e aqueles que não devem mesmo utilizar!

7. Que modalidades oferece?

Os videógrafos normalmente oferecem uma vasta gama de pacotes e promoções, que podem integrar serviços como o trailer do vídeo de casamento, ou mesmo um same day edit, perfeito para que os convidados possam ter um vislumbre do que vai ser este vídeo logo antes de terem as prendas de casamento originais!

Rui Teixeira
Rui Teixeira

8. Quantos eventos já filmou?

Não têm necessariamente de ser casamentos, mas saber à partida quantas festas já constam do seu reportório dar-vos-á – à semelhança de saber há quanto tempo filma – uma ideia da experiência e do estilo do profissional que contratarem!

9. Tem um segundo videógrafo na equipa?

Ter um sidekick é como ter um segundo par de olhos a trabalhar! Isto assegura que nada vai ser esquecido durante a cerimónia e a receção e nem mesmo o photoboot ou o penteado apanhado das tuas damas de honor que ficou completamente desfeito no final do dia irão passar despercebidos!

Rui Teixeira
Rui Teixeira

10. Quando vou receber o meu vídeo?

A edição leva algum tempo, é certo, mas esta é uma das perguntas mais importantes que devem fazer a este profissional. Saber quando vão receber o vídeo não só cria expectativa, como um compromisso com deve ser cumprido. Afinal, ninguém quer esperar 12 meses pelo seu vídeo de casamento!

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

Os vídeos de casamento podem ser feitos de muitas formas diferentes e, a verdade é que ficamos deslumbrados sempre que vemos aqueles trailers incríveis no youtube com os vestidos de cerimónia a esvoaçar e os votos a serem proferidos da forma mais apaixonante! Não é necessário que façam todo um questionário ao vosso videógrafo, mas é essencial que algumas destas questões calhem em conversa e que consigam decidir antes de escolher as lembrancinhas de casamento, para que tudo possa ser idealizado ao detalhe!