Feel Creations - Photo & Film
 
O momento do pedido de casamento é único na vida do casal! Depois de colocar o anel de noivado no dedo, começa uma nova etapa recheada de amor, cumplicidade e claro... muito trabalho! Entre enviar os convites de casamento, coordenar os momentos do copo de água e ainda planificar a lua de mel, são muitos os pormenores a tratar. Nesta fase, muitos casais também aproveitam para organizar uma sessão pre-wedding (ou sessão de namoro). Este tipo de ensaio fotográfico, se efetuado com antecedência, pode servir como material gráfico para vários elementos do casamento (desde o site até às lembrancinhas de casamento), para além de proporcionar uma linda recordação da época de namoro. 
 
Vocês gostavam de organizar uma sessão pre-wedding mas têm algumas dúvidas sobre como (e quando) fazê-la? Então leiam as dicas de Bruno, de Feel Creations. O fotógrafo respondeu-nos às 6 dúvidas mais comuns que os casais têm sobre este tipo de ensaio fotográfico: 
 
José Raposo Fotografia

1. Quais são as vantagens de fazer uma sessão pre-wedding/de namoro?

A sessão de namorados tem um objetivo fundamental: garantir um portfólio pré-casamento e gerar uma boa dinâmica entre o fotógrafo e o casal no dia do casamento. Acreditamos que um bom trabalho está na capacidade de criar uma relação de confiança com os noivos, ao mesmo tempo que lhes fornecemos um suporte de memória para o futuro.

2. Com que antecedência se deve marcar (e fazer) a sessão fotográfica?

É recomendável marcar a sessão com antecedência, para garantir que o fotógrafo está disponível e organizar tudo com calma. Na Feel Creations costumamos fazê-la com cerca de 2 ou 3 semanas de antecedência.
 
Feel Creations - Photo & Film

3. Para um sessão de namoro, quais são os cenários ideais?

É importante que os noivos se identifiquem com o local escolhido para fazer a sessão. Nesse sentido, temos a sensibilidade de lhes perguntar de antemão o que preferem. A tendência é escolher natureza ou cenário urbano, que no caso poderá variar mediante a cidade onde vivem ou onde se conheceram. 

4. O que é os noivos devem ter preparado para a sessão?

Não é necessário que preparem nada em específico. Tanto podem optar um look normal, quotidiano, como investir nuns visuais especiais para a sessão. Também podem optar por levar acessórios ou até o seu animal de estimação. Tudo depende do que querem transmitir! 
 
Feel Creations - Photo & Film

5. Que tipo de acessórios se podem usar para dar um toque original à sessão? Devem ser os noivos a levá-los, ou o fotógrafo encarrega-se?

Os noivos é que costumam decidir se querem ou não usar acessórios para a sessão de namorados. Os acessórios mais usados (e que garantem fotografias muito originais) são os balões, os chapéus-de-chuva, os quadros de ardósia com mensagens e os tubos de fumos coloridos. Também é comum que os noivos queiram recriar cenários específicos, como piqueniques. São os noivos que se encarregam de preparar e trazer ditos acessórios. 

6. Qual é a dica mais importante que se pode dar a um casal prestes a fazer uma sessão de namoro?

Neste tipo de sessões, a interferência do fotógrafo deve ser reduzida. Na Feel Creations, a metodologia que aplicamos é bastante simples: observação criativa das pessoas e do meio, de forma natural, sem imposições. Acima de tudo, pedimos que ajam como o casal que são. Nós adaptamo-nos à forma como o casal se relaciona e conseguimos, deste modo, fotos naturais e espontâneas. Por isso, a dica mais importante que podemos dar é esta: sejam vocês mesmos! 
 
The Barilles
 
Preparados para começar a planificar a vossa sessão pre-wedding? Então comecem por definir o local onde querem realizá-la (no jardim onde se conheceram, na vossa própria rua, num cenário idílico ao por do sol...) e se querem incluir alguns acessórios para dar um toque de originalidade às fotografias. Ao fazer esta sessão, vão certamente aprender quais são os vossos melhores ângulos (e assim aplicá-los no dia de trocar as alianças de casamento), e conseguir uma bonita recordação dos vossos tempos de namoro. Para além disso, estas fotos também podem servir como prenda de casamento para os vossos amigos e familiares.