Quinta Pinhal das Confreirias
Quinta Pinhal das Confreirias

Além de um buffet de qualidade, a mesa de queijos é um dos spots mais cobiçados nas bodas, quer pelos noivos quer pelos convidados. E, na verdade, de entre todos os preparativos para o dia C, este é um pormenor onde podem apostar bastante, à semelhança do bolo de casamento ou dos vestidos de cerimónia. Seja como entrada ou como sobremesa, este é um ingrediente que raramente falha, pelo que vos queremos dar algumas sugestões fabulosas para incluí-lo nas vossas mesas. Se já enviaram os convites de casamento, inspirem-se nestas ideias de fazer água na boca! 

Eventtus
Eventtus

Uma ilha de sabores

Definir os queijos para a ilha pode parecer fácil, mas é quase tão difícil como escolher as alianças de casamento que vão trocar na cerimónia. Aconselhem-se com os chefs que vão elaborar a vossa ementa, pois são as melhores pessoas para o fazer. Contudo, existem algumas combinações que são clássicos e verdadeiros must have num casamento: 

  •  Queijo da Serra da Estrela, Requeijão e Queijo de Azeitão: são queijos portugueses e a sua presença à mesa é (quase) obrigatória.
  •  Gorgonzola e Roquefort: são queijos de sabores intensos e combinam com mel, compotas, fruta e até chocolate. 
  •  Brie, Camembert e Burrata: são cremosos, suaves e apreciados por todos.
  •  Parmesão, Grana Padano e Gruyère: de textura dura, não são apreciados por toda a gente (mas há sempre quem goste de os experimentar acompanhados de um bom copo de vinho)
  •  Ementhal e Gouda: de sabor suave e textura firme, combinam com frutos secos e presunto.

A mesa de queijos deverá ter acompanhamentos como pão, tostinhas, fruta fresca, nozes e compotas, que não só servirão como acompanhamento como potenciarão o sabor de cada queijo. 

Fondue de queijo

Assim como os vestidos de gala compridos serão adaptados à estação do ano, também o vosso menu será de acordo com a altura do ano. Por isso, se se casam na estação fria, nada como receber os vossos convidados com um delicioso fondue de queijo! Para potencializar a conversa em cada mesa, coloquem um fondue para partilhar em cada grupo. Sirvam-no com legumes e vegetais (como batata, cenoura e cogumelos), carnes (como linguiça e salsicha) e com alguns pães. Todos adorarão! 

Raclette de queijo

Esta especialidade, de origem francesa, é servida quente e por isso não se adapta a menus de verão. Raclette deriva do verbo francês “racler” que significa “raspar”. A superfície do queijo é aquecida e à medida que vai derretendo é raspada sobre os alimentos conferindo-lhes uma textura e sabores únicos. Quem é que poderá resistir? 

Vol-au vent de queijo

Estas são deliciosas entradas que podem ser servidas enquanto os convivas estão a chegar ao local da festa. Pequenos bolinhos de massa folhada recheados com diferentes tipos de queijo leves e saborosos. Também podem estar sobre a mesa de queijos e servem como ligeiros snacks, que se vão comendo ao longo da festa para não perder as energias. Não se esqueçam que durante o baile se gastam muitas energias que têm que ser repostas e picar um bolinho salgado é o melhor remédio para voltar à pista!

Quinta do Coração
Quinta do Coração

Pão de queijo

É uma iguaria tipicamente brasileira, mas muito apreciada por todo o mundo. Normalmente são melhores servidos mornos ou quentes, para que a textura do queijo possa ser apreciada. O nosso conselho? Sirvam-nos com alguns acompanhamentos, como queijo, manteiga ou doce de leite e contemplem a felicidade no rosto de todos!

Bolo de queijo

Já tinham pensado em ter um bolo de casamento original, composto por vários queijos? Esta é uma opção arrojada e muito original, mas implica alguma pesquisa junto dos vossos convidados. Além de nem toda a gente gostar de queijo, há pessoas que são alérgicas a este alimento e há até quem não o consuma de todo. Como tal, comecem por indagar se existe muita gente com problemas com o queijo - no site ou nos convites de casamento personalizados - e confiram se é razoável apostar nesta ideia. Se a resposta for positiva, não se esqueçam de decorá-lo a rigor, com figos, frutos secos e algumas flores!

Nelson Marques e Andreia Torres Photography
Nelson Marques e Andreia Torres Photography

Existem variadíssimas formas de apreciar um bom queijo e vocês saberão escolher aquelas que melhor vos servirão assim como aos vossos convidados. O importante é que todos apreciem o momento e a festa e se surpreendam como quando receberam os convites de casamento originais feitos por vocês. O desfile do vestido de noiva será um dos pontos altos, sem dúvida, mas a verdade é que a escolha do buffet perfeito ficará para sempre na memória de todos.