Pedro Azevedo Photography

Agora que já enviaram os convites de casamento e que até já definiram vários pormenores do copo de água - como a decoração das mesas e a playlist - está na altura de definir o menu! A comida costuma gerar muitas expectativas nos convidados, assim como o bolo de casamento ou a primeira dança. Como tal, é importante que idealizem uma ementa deliciosa e inclusiva, que todos possam desfrutar. Se o vosso orçamento é algo limitado e vocês temem que seja difícil conseguir um menu fabuloso, não se preocupem! Vamos dar-vos algumas ideias para que a refeição do vosso dia seja deliciosa... e surpreendentemente low-cost! Por isso, antes de pensarem em cortar no vestido de noiva ou na lua de mel, anotem estas dicas: 

Somos Fratelli

1. Ingredientes locais (e da estação)

Importantíssimo! Do mesmo modo que é sempre preferível contratar fornecedores localizados na região do enlace - seja pasteleiros, fotógrafos ou cabeleireiras especializadas em penteados com tranças - também é recomendável que optem por ingredientes locais. Se se casam no Algarve, por exemplo, podem dar prioridade ao peixe, às laranjas, à amêndoa e ao figo, por exemplo. Por outro lado, se se casam na Madeira, nada como encher as mesas de milho frito, peixe, maracujá e bananas. Em suma, não vale a pena pensar em ingredientes exóticos quando o nosso país oferece opções deliciosas! Do mesmo modo, tentem usar sempre ingredientes da estação em questão. 

2. Simplificar!

Acreditem: não são apenas os menus exuberantes e complexos que cativam os nossos sentidos! Ao contrário do que muitos pensam, os pratos simples costumam ser os que mais agradam, pelo que é sempre preferível jogar pelo seguro. Ler "sopa de lagosta com ameijoas" pode soar muito sofisticado, mas a verdade é que muita gente preferiria o eterno caldo verde. Por isso, em vez de tentarem inovar de forma desesperada, apostem em comidas simples e tradicionais, que têm mais probabilidades de agradar pequenos e graúdos. E o mesmo se aplica ao bolo: por muito interessante que possa ser um bolo de casamento original com castanhas, buttercream ou limão siciliano, a verdade é que (quase) toda a gente prefere chocolate!

In Weddings Photography

3. Finger food: uma excelente alternativa

Se querem dar um toque descontraído ao vosso dia C - para ir em concordância com os vossos convites de casamento simples e visuais boho - nada como apostar numa refeição composta por finger food! Esta opção, que oferece pequenas e variadas porções de comida, é uma excelente opção para os casais que querem conseguir um copo de água económico. Para surpreender, podem até idealizar várias ilhas temáticas - uma de saladas, uma de doces, uma de queijos e embutidos, etc - e assim garantir que cada convidado poderá encontrar vários sabores que lhe agradem. 

4. E um brunch...?

Casam-se de manhã? Então ponderem seriamente esta opção! O brunch, que te origem nas terras de sua majestade, está cada vez mais na moda no mundo nupcial. Económica, divertida e original, este tipo de refeição vai ajudar-vos a poupar ao mesmo tempo que garante um ambiente descontraído e surpreendente. O que servir? Croissants, crepes, muffins, tostas com abacate, saladas light, ovos mexidos, fruta fresca, salsichas, queijos, cogumelos salteados... E tudo isto com café, sumos e um delicioso cocktail a acompanhar! Quem é que pode resistir a um late breakfast tão charmoso e colorido?

Arzich da Gama Photography

5. Atrevam-se a inovar!

Se vocês querem uma refeição low cost e surpreendente, atrevam-se a seguir as tendências mais recentes! Os enlaces com rodízio/buffet de pizza estão cada vez mais na moda, assim como os food trucks especializados em hambúrgueres, hot dogs e sabores internacionais. Os menus 100% vegetarianos também estão em altas, pois são geralmente mais baratos e saudáveis que os restantes. Finalmente, os casamentos com barbecue também começam a surgir, garantindo um ambiente mais easy-going e divertido a todos os presentes. Já tinham pensado em dar um twist destes à refeição do vosso copo de água? 

Inspirados? Então comecem a fazer contas! Tal como um vestido de noiva simples ou umas lembrancinhas de casamento handmade vos podem ajudar a poupar, optar por uma refeição mais descomplicada também pode fazer imensa diferença no orçamento! Peçam alguns orçamentos e comecem a estudar as opções... vão ver que low cost não é sinónimo de fiasco ou banalidade!