vestido de noiva diz muito sobre a personalidade da noiva. Existem os clássicos, os românticos por natureza, e ainda os mais arrojados, para as que amam surpreender em todas as ocasiões.  A pensar nisso, as várias marcas de moda nupcial reinventam, ano após ano, estilos de outras épocas que podem adaptar-se na perfeição à atualidade. O estilo minimal, por exemplo, encaixa assim na perfeição com os penteados fáceis que muitas preferem usar no seu dia, pela comodidade e naturalidade que proporcionam. Por sua vez, o estilo vintage, representado em modelos que nos fazem sonhar com os anos 50, é perfeito para as noivas que adoram dar um toque de glamour nostálgico ao seu visual. E quanto a ti... já sabes qual é o vestido que mais encaixa com a tua personalidade? Se és uma mulher arrojada, que prefere evitar os modelos convencionais, talvez possas encontrar nos modelos midi o vestido dos teus sonhos! Este é, sem dúvida, um estilo fora do convencional e muito favorecedor, que tanto pode vestir uma noiva romântica e vintage, como uma mais ousada e moderna. Agora que recebeste o teu anel de noivado, descobre 30 vestidos midi para esta temporada. Vão surpreender-te!  

Renovação de outras épocas

Os loucos anos 20 despertaram a mulher para a moda, que sofreu uma enorme renovação nesta época. Surgiram as flapper girls, com as suas saias midi e os seus penteados para cabelos curtos que, depois da II Guerra Mundial, se transformaram num símbolo de sofisticação e personalidade feminina. Nos anos 50, o comprimento midi tornou-se a principal característica do estilo pin up, em vestidos que mostravam uma cintura de vespa e saias volumosas. Para 2019, este corte volta a ganhar força e é uma das principais tendências do momento. O seu toque vintage aparece agora renovado, com detalhes que variam entre o clássico e o shabby chic, as plumas, pedraria ou incríveis cortes mullet. 

Adapta-se a todos os estilos

Por si só, o estilo midi é extremamente feminino. A saia em A estão no topo das preferentes, já que estreitam a cintura e disfarçam as ancas mais largas. Ainda assim, estes modelos encaixam em todos os estilos de silhuetas, favorecendo-as ao máximo. Dentro do estilo, existem vestidos que chegam quase aos tornozelos, enquanto outros ficam ligeiramente acima dos joelhos, quase como um vestido de noiva curto. Também há uma solução mista, que tem vindo a ganhar força nas últimas temporadas. As saias mais curtas à frente e mais compridas atrás - mullet - dão às noivas a oportunidade de usarem cauda no seu grande dia, sem prescindir do toque sexy da saia curta. Mais vantagens? Além de definirem ao máximo a silhueta feminina, também dão um toque jovial, pelo que esta é a escolha de muitos estilistas para renovarem o seu estilo, como é o caso de Justin Alexander - que já nos habituou aos mais românticos vestidos midi nas suas coleções. Além disso, inovam nos tecidos e na cor, podendo ir de um romântico vestido de noiva com renda midi, a um perfeito degradé de cores na saia, em tons coloridos. 

Para casamentos vintage

O vintage não sai de moda e é um dos estilos preferidos das noivas românticas. Além de pensares nuns convites de casamento personalizados ou numa decoração que faça os vossos convidados viajarem no tempo, é no teu look que deves apostar para lhes transmitires esse espírito nostálgico. Romântico e cheio de glamour, o estilo midi é ideal para conseguires esse estilo retro que tanto adoras. Ainda que te apaixones por um vestido de noiva simples, podes sempre complementá-lo com um penteado semi preso ondulado ou com uma maquilhagem dramática, que te faça recuar até esses anos maravilhosos. Os acessórios e os sapatos também podem fazer a diferença. Plumas, toucados com pedraria ou pérolas são ideais para completares o teu outfit, assim como uma escolha acertada dos sapatos. Escolhe uns vintage de tacão médio ou grosso, fechados à frente, e decorados com renda ou laço de cetim, brancos ou coloridos.

Como acertar na escolha?

Ainda que versátil, lembra-te de que deves sempre escolher o teu vestido de acordo com a tua estrutura e, no caso do estilo midi, tal não é exceção. A sua maioria tem volume na saia e ajusta-se no tronco e cintura, o que é ideal para evidenciar a parte superior do corpo e disfarçar a zona das ancas. Por outro lado, se queres uma saia mais ajustada, convém que a parte superior tenha algum volume. Laços XL, flores 3D, plumas ou folhos poderão ser uma excelente escolha. Para estaturas mais baixas e curvy, escolhe uma saia mais curta a começar acima da cintura para estilizar a figura. Para as mais altas e magras, o tamanho da saia não importa tanto, mas sim o volume, que deve ser algum para dar forma ao vestido e suavizar a estatura. Escolhe um penteado apanhado para dar mais protagonismo ao vestido. 

Se o teu sonho é organizar um casamento vintage, sem dúvida que deves ter em conta o estilo midi para o teu vestido. E, para acompanhar o teu look, não se esqueçam de outros pormenores. Um bolo de casamento em tons pastel ou umas lembrancinhas de casamento dentro do mesmo estilo poderão fazer toda a diferença. O importante é que os vossos convidados sintam que voltaram atrás no tempo, sem perder o conforto e o toque moderno da atualidade.