Rita Catita - Hairstylist & Make-up artist
Rita Catita - Hairstylist & Make-up artist

Um look flawless, uma tez uniforme e um brilho natural por toda a tua pele… utilizada em cinema, moda e anúncios, a maquilhagem airbrush é uma das inovações mais incríveis no mundo da maquilhagem e estética e, se estás prestes a subir ao altar com o teu vestido de noiva, esta pode bem ser a tua escolha para te sentires uma musa! Traduzida para o português, esta técnica chamar-se-ia “aerografia” e é nada mais do que um jato de maquilhagem expelido por uma pistola ligada a um compressor de ar, que produz finos jatos de tinta que deve ser aplicada em movimentos lentos e circulares, criando uniformidade! É sempre preciso ter cuidado para não chegar ao penteado de noiva, e tantas outras precauções que apenas o profissional especializado poderá garantir! Se já enviaram os convites de casamento, vem conhecer os prós e os contras desta técnica!

A durabilidade perfeita!

Feita com micro pigmentos à base de silicone, a maquilhagem airbrush vai durar muito mais tempo na tua pele do que uma maquilhagem normal! Por ser um componente mais resistente, o silicone é praticamente à prova de água, e vai permanecer intacto com todas as lágrimas, beijos e suor que, inevitavelmente, acontecem durante todo o dia até cortarem o bolo de casamento original!

Noemia Pereira Makeup
Noemia Pereira Makeup

Um acabamento natural

Perfeita para os milhares de fotos que vão ser tiradas no exterior e na pista de dança quando te divertes com o teu vestido de noiva simples, a maquilhagem airbrush proporciona um efeito muito harmonioso e natural na pele! Esta técnica deixa o rosto perfeitamente uniforme e suave, uma vez que a pigmentação da tinta vai camuflar a mais pequena imperfeição – sem necessidade do efeito “pesado” provocado pela base. É, por isso, perfeita para ocultar manchas, marcas de acne, cicatrizes e aquelas borbulhinhas detestáveis causadas pelo stress!

O profissional adequado

Se é verdade que a maquilhagem airbrush é a 7ª maravilha do mundo da beleza, também não nos podemos esquecer que é necessário descobrir a pessoa adequada para a aplicação! Infelizmente, e por se tratar de uma técnica pouco difundida, não é tão fácil quanto isso encontrar o maquilhador certo, e isso faz toda a diferença no processo final! Apesar de ser uma técnica bastante prática, rápida e higiénica, alguém pouco experiente ou especializado pode deitar tudo a perder, uma vez que a aplicação precisa de ser perfeita.

Irisbyphoto
Irisbyphoto

Esquece os retoques!

Sim, se um pouco da base ou do batom começarem a desvanecer nas linhas mais finas, é fácil retocar com a ajuda de um espelho e das tuas damas de honor. Mas na maquilhagem airbrush, os retoques são um autêntico pesadelo. Se acabas a chorar quando olhas para as alianças de ouro branco ou se uma parte do bronzeador desvanece, tentar corrigi-lo pode arruinar todo o look, uma vez que, quando seca, esta maquilhagem não deve ser reaplicada. Porém, quando é utilizada a técnica adequada e a maquilhagem seca de forma uniforme, não deves ter qualquer problema!

Gabriell Vieira Fotografia
Gabriell Vieira Fotografia

Pele seca: atenção!

A maquilhagem airbrush é perfeita para pele hidratada e idealizada para se manter intacta numa pele oleosa. Porém, se a tua pele tende a ficar seca nalgumas zonas, esta pode não ser a melhor escolha... Este tipo de maquilhagem pode criar um efeito "rachado" e agarrar-se a zonas não tão hidratadas, como nos cantos da boca, nas laterais das narinas ou na zona das olheiras, o que danificará por completo o look. Portanto, antes de escolheres este método para o grande dia, faz uma prova de maquilhagem. Só assim poderás saber se o airbrush resulta na tua pele. 

Mais dispendiosa...

Para a maioria dos maquilhadores, o airbrush é considerado um “extra” na tua maquilhagem e, como é necessária formação, material e produtos específicos, o preço será adicionalmente mais elevado do que uma maquilhagem tradicional. No fundo, deves considerá-la como um penteado com tranças ou muito trabalhado – algo mais dispendioso, mas que requer um esforço extra, que pode muito bem ser recompensador se se adequa à tua visão do dia perfeito!

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

A qualidade dos produtos, o teu tipo de pele e o profissional adequado… todos estes fatores pesam quando consideras uma maquilhagem airbrush para o teu casamento! Se já tens o anel de noivado, a nossa sugestão é que procures conhecer a experiência de outras noivas que casaram com esta maquilhagem, para que reúnas as recomendações necessárias e possas formar a tua própria opinião! De qualquer forma, poderás sempre pedir uma prova à tua maquilhadora, e ver como te sentes com ela aplicada! E lembra-te de ter muito cuidado com o vestido de cerimónia ou de noiva, que deve ser colocado após todos os produtos terem secado para evitar manchas indesejáveis!