Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Superalimentos para a vossa dieta

Nozes e outros frutos secos, abacate ou espinafre… sabem o que todos estes alimentos têm em comum? Hoje falamos de uma dieta baseada em superalimentos! Vem conhecer os teus maiores aliados!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores estilistas para o seu casamento 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si

O bem estar físico e psicológico é um dos parâmetros cada vez mais importantes no nosso dia a dia, e é uma área que cada vez mais interesse merece. Afinal, se somos o que comemos, porque é que não pesquisamos mais e tentamos alimentar o nosso corpo de forma correta? Se já tens o anel de noivado e casamento é um tópico de destaque no vosso dia a dia, palavras como dieta, exercício e saúde já devem ter passado pelas vossas conversas com família e amigos. E porque não, não basta querer ser magra para ficar deslumbrante no vestido de cerimónia, para poder dançar à vontade e tirar as fotografias mais maravilhosas ou, finalmente, recompensares-te com uma fatia de bolo de casamento, hoje falamos da vossa dieta, mais especificamente dos superalimentos.

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

O que são?

Trata-se de alimentos – normalmente, plant-based – nutricionalmente muito ricos e que contêm uma variedade de nutrientes como antioxidantes, gorduras saudáveis e fibra em quantidades consideráveis. Os superalimentos fazem muito mais do que responder às necessidades nutricionais das pessoas. Eles podem, na verdade, ajudar na prevenção e combate do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e do foro digestivo, diabetes e mesmo cancro. Se esta é a primeira vez que têm contacto com este termo, ainda estão a tempo de conhecer quais estes alimentos e as suas vantagens. Nunca é tarde para fazerem melhorias na vossa dieta, sobretudo se já fizeram os convites de casamento e estão à procura de ideias para o menu!

Para que servem

Como já referimos, os superfoods, ou superalimentos, são muito benéficos na prevenção e combate a várias doenças. Sabemos como a saúde deve estar sempre em primeiro lugar em todas as fases da vida e, por isso, o consumo destes alimentos não deve ser restringido a nenhuma idade. Para além dos benefícios para a saúde, eles dão um boost no teu metabolismo e fortalecem o sistema imunitário. Quando combinados com exercício físico regular e um estilo de vida saudável, adicionar alguns destes superalimentos à tua dieta vai deixar-te cheio de energia e vitalidade!

Alguns exemplos

Os superalimentos não têm propriamente uma categoria na pirâmide da alimentação, porém, dentro dos vários exemplos que te vamos dar poderás encontrar aqueles que mais facilmente podem ser inseridos na tua dieta! Desde as mais opções óbvias de frutas e vegetais, para uma dieta vegan e equilibrada, passando por alguns peixes, ricos em ácidos gordos e ómega-3, o importante é conseguir dosear o seu consumo e, quem sabe adaptar alguns destes alimentos ao vosso copo de água ou ao bolo de casamento original!

Bagas

Framboesas, mirtilos e amoras são fontes potentíssimas de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. As suas capacidades antioxidantes estão associadas a um reduzido risco de doenças cardíacas e outros problemas inflamatórios. Além disso, as bagas são também muito eficazes a tratar diversos problemas digestivos e imunológicos e, a melhor parte é que são frutos pequenos, versáteis e muito saborosos, que podem ser consumidos ao pequeno almoço, em lanches e snacks, como sobremesa ou mesmo a decorar o topo do bolo de casamento!

Vegetais de folha verde

Todos os vegetais são importantes para uma dieta rica e variada, mas exemplos como os espinafres, a couve, a couve kale, a acelga, os nabos e as nabiças são excelentes fontes de ácido fólico, zinco, cálcio, ferro, vitamina C, magnésio e fibra! Parte do que torna estes vegetais tão especiais é o seu potencial de redução de risco de doenças crónicas, cardíacas e diabetes tipo 2. Além disso, eles contêm altos níveis imflamatórios – essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo e imunitário – e compostos conhecidos como carotenoides, que protegem contra certos tipos de cancro. Além de sopas e pratos de vegetais cozinhados, estes alimentos são muito saborosos quando adicionados a saladas frescas, no verão.

Nozes e sementes

Ricos em fibra, proteína e antioxidantes, as nozes pecãs e de macadâmia, as amêndoas, os cajus, os pistachos, as sementes de girassol, de abóbora, de chia, de linhaça e de cânhamo podem facilmente ser adicionadas a sopas, massas ou saladas e aportam enormes benefícios para o organismo. Embora sejam alimentos altamente calóricos, são frequentemente associados a perda de peso quando inseridos numa dieta equilibrada.

Gengibre

Utilizado como intensificador de sabor na culinária, o gengibre vem da raiz de uma planta da China e tornou-se célebre pelas suas capacidades medicinais. A raiz de gengibre contém antioxidantes que podem ser responsáveis por muitos dos benefícios de saúde associados a este alimento. Além disso, pode ser muito eficaz a controlar a náusea e a reduzir a dor de condições inflamatórias agudas e crónicas, como doenças cardíacas, demência e alguns tipos de cancro. Ele é comercializado fresco, como óleo, e seco ou em pó, sendo fácil adicioná-lo a chás, sopas e molhos.

Abacate

O protagonista de todos os brunches do momento e o acompanhamento ideal para quase todos os pratos de verão! O abacate é altamente nutritivo, rico em fibra, vitaminas e minerais. À semelhança do azeite, o abacate é riquíssimo em gorduras monossaturadas e ácidos oleicos, responsáveis por reduzir a inflamação e prevenir doenças crónicas. Se já enviaram os convites de casamento originais, têm ideia de onde o adicionar ao vosso menu?

Salmão

Caminhando agora para o peixe, o salmão é altamente nutritivo e está cheio de proteína B, vitaminas, potássio, selénio e ómega-3. Indicado para a redução da inflamação, incluir salmão na tua dieta pode também baixar o risco de doenças cardíacas e diabetes e ajudar-te a manter uma dieta equilibrada, no entanto, comer salmão, atum ou alguns tipos de marisco está associado a contaminação por metais pesados e outros poluente ambientais, daí ser extremamente importante saber a origem dos alimentos que compramos e optar, sempre que possível, por animais que cresceram num ambiente sustentável.

Um estilo de vida saudável não se atinge apenas ao seguir as últimas tendências no que toca à alimentação e, integrar alimentos completos e saudáveis na vossa dieta não tem de começar apenas por já terem enviado os convites de casamento e estarem preocupados com o vosso bem estar. Mas a melhor parte é que podem começar já a comer de forma mais saudável e consciente e rapidamente vão ver os benefícios destes alimentos na vossa vida! Consultem sempre um nutricionista e, para promover um estilo de vida mais saudável, tentem ao máximo integrar estes exemplos nas refeições em família e no copo de água! Quem sabe não podem oferecer algumas especiarias como lembrancinhas de casamento!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores estilistas para o seu casamento 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si