Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos

Doces, femininas e exuberantes, as peónias são uma das espécies mais apaixonantes de flores. Pelo seu peso e tamanho, poderão não ser as mais indicadas para o teu penteado de noiva, mas se adoras esta espécie tanto quanto nós, não a vais deixar escapar assim tão facilmente do teu look nupcial! Por se tratar de uma flor tão romântica, fica muito especial quando usada no bouquet, sendo que a sua versatilidade permite conjugá-la com vários estilos de casamento e de vestidos de noiva. Se já enviaram os convites de casamento e estás agora a tentar definir o teu look nupcial, não percas este artigo sobre as maravilhas da peónia: 

Mão Cheia
Mão Cheia

Peónia: símbolo de honra! 

Cultivada na Ásia, na Europa e em algumas áreas dos Estados Unidos, esta flor - que pode ter até 60 pétalas - é considerada uma espécie muito nobre. Utilizada como planta medicinal (sobretudo a variante chinesa), a peónia conquistou o mundo nupcial graças às sua forma romântica e pétalas perfumadas, sendo uma das preferidas para compor bouquets românticos. 

Para além disso, esta espécie também está associada ao amor, à prosperidade e boa sorte. Com as suas pétalas exuberantes e formato arredondado, acredita-se que a peónia dá sorte e um casamento feliz a todos os casais! Queres mais motivos para usá-la no teu look e até nos arranjos florais do grande dia?

Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos

Uma composição equilibrada...

Apesar do seu aspeto delicado e feminino, a peónia é uma flor visualmente impactante. A sua forma e volume não passam despercebidos e, talvez por isso, não seja a espécie mais indicada para enfeitares o teu penteado apanhado. Se decidires combiná-la com outras flores no teu ramo, opta por espécies mais pequenas e discretas (pequenas rosas e malmequeres, por exemplo), ou até mesmo por folhagens e bagas, de forma a que a rainha da festa mantenha o seu protagonismo!

Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos

... com mil tonalidades ...

O seu tom rosa blush é talvez o mais icónico, mas a verdade é que as peónias apresentam uma grande panóplia de cores! Do apaixonante vermelho, ao branco e ao amarelo, passando pelo fúcsia e pelo azul suave, vais poder combiná-las tão bem com um desafiante vestido de noiva com renda como com um modelo mais simples. Caso tenhas dúvidas quanto às tonalidades das tua peónias, guia-te pelo significado das cores! Na China, onde a peónia é bastante apreciada, a branca simboliza inteligencia e beleza, ao passo que a vermelha, sendo a preferida, vincula-se com o amor e a paixão. 

In Your Skin Events
In Your Skin Events

... ou uma única cor!

Se um bouquet colorido está repleto de magia e emoção, não há nada tão delicado como um bouquet de peónias de uma só cor! O rosa suave, associado ao amor e à prosperidade, quando usado no bouquet, resulta num look apaixonante e muito primaveril. E, sobretudo se escolheste um penteado semi preso, o ramo de noiva vai iluminar o teu rosto e transformar o teu visual. O bouquet de peónias de uma só cor resulta de forma muito elegante em casamentos vintage, mas é também a cereja no topo do bolo de um enlace mais tradicional!

Ideias Vintage Fotografia
Ideias Vintage Fotografia

E com joias? 

Alguma vez pensaste em adicionar joias ou adornos brilhantes ao teu bouquet de noiva? Por serem as melhores embaixadoras de um apaixonante estilo vintage, as peónias conseguem ganhar um brilho extra quando lhe são adicionadas pérolas, brincos ou pendentes. Muitos noivos optam por homenagear entes queridos através das joias que utilizavam, colocando-as a enfeitar um penteado simples para casamento ou, neste caso, no bouquet!

Boutique do Bouquet
Boutique do Bouquet

Conquistada por esta espécie floral? As peónias são sem dúvida uma flor com uma grande essência feminina, o que a torna perfeita para usar no teu bouquet ou mesmo para enfeitar as pulseiras de flores das damas de honor para quem escolheste o vestido de cerimónia. Lembra-te que a peónia é uma flor sazonal que, embora floresça na primavera ou no início do verão, não resiste a temperaturas elevadas. Tal como o vosso bolo de casamento, que não querem que derreta por completo, deve ser utilizada com muita precaução em casamentos celebrados na praia ou em espaços interiores – que, por norma, costumam estar mais quentes.