Se já começaram a enviar os convites de casamento, de certeza que já ouviste falar sobre este adereço! A liga é um acessório que, apesar de não ser "obrigatório", pode completar com imenso significado a tua lingerievestido de noiva. Trata-se de uma peça usada pela maioria das noivas, cheia de tradições e significados a ela associada! Se já tens o anel de noivado e tudo pronto para daqui a uns meses subir ao altar, não percas a oportunidade de saber tudo sobre um dos adereços mais falados do teu look!

O que é?

Inicialmente com a função de segurar as meias da noiva, a liga era usada por debaixo do vestido, na zona da coxa, numa altura em que os collants como peça única ainda não tinham sido criados. Hoje em dia, ela é vista como uma peça de lingerie bastante sexy, que pode, ou não, ser usada no dia C para completar o look nupcial. Com ou sem renda, branca, de tom nude ou colorida, ela pode ser personalizada exatamente ao teu gosto e mesmo enfeitada com pequenas pérolas ou brilhantes. 

A origem

Segundo consta, a liga da noiva é um acessório associado à pureza e que traz sorte e felicidade ao casamento. O seu uso remonta à idade média, mas foi na corte francesa que a tradição “surgiu”. Na altura, era comum os convidados correrem atrás da noiva depois de esta ter trocado alianças de casamento, rasgando-lhe partes do vestido – uma vez que se acreditava que ter um pedaço dele trazia bons presságios. Para evitar ter um vestido de noiva simples desfeito a meio da festa, a noiva começou a usar uma liga, como símbolo desse mesmo vestido e, assim, já podia dividi-la por todos!

Something blue

Já todos conhecemos o velho ditado da época vitoriana “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”, mas em que é que isso se pode refletir no teu look nupcial? No caso da noiva, vulgarizou-se o uso de um detalhe azul precisamente na liga. Portanto, se um conjunto de brincos ou algum acessório para o penteado apanhado em tons de azul não está nos teus planos, opta por adicionar uma pequena fita ou laço à tua liga nesta cor. Deste modo vais conseguir respeitar a tradição de forma discreta! 

O leilão da liga

Uma “tradição” muito comum nos dias de hoje é precisamente esta! Basicamente, no final do casamento, a noiva vai progressivamente subindo a saia do seu vestido até se ver a liga, enquanto os convidados fazem ofertas, criando um ambiente de leilão! Quem oferecer o maior valor fica com a liga, mas esta brincadeira pode também ser simbólica ou, no caso de conseguirem angariar um valor simpático, os noivos podem doá-lo a uma instituição de solidariedade. Normalmente, e em tom de brincadeira, é sempre o noivo quem acaba por ficar com a liga e levá-la para casa!

As diferentes tradições

Há também outra prática que se torna cada vez mais comum neste ambiente de festa antes de cortar o bolo de casamento original! Após a noiva lançar o seu bouquet, para ver quem é a próxima convidada a casar, ela coloca a liga na perna da convidada solteira que apanhou o ramo! E quanto ao sexo masculino, a noiva pode também lançar a sua liga para ver qual é o homem solteiro que a apanha, ficando, assim, destinado a ser o próximo a casar!

Intrigados com todas as tradições e superstições associadas a este acessório feminino? A liga é apenas mais um complemento que todas podem usar, mesmo com o vestido de cerimónia. E caso decidas fazer um leilão, este costuma acontecer ao fim do dia, depois da abertura da pista de dança e do corte do bolo de casamento! E seja por uma questão de tradição ou simplesmente para acrescentar um toque divertido ao teu look, a liga pode ser um elemento muito especial!