E eis que chega o grande dia! O penteado de noiva tem de estar perfeito, assim como o vestido de noiva e os acessórios. Para complementar todo o look, a maquilhagem também deve ser a adequada, de forma a deixar-te ainda mais resplandecente. Por isso, é importante que nada falhe, seja a escolha do batom, o delineamento das sobrancelhas ou a aplicação do blush... Se já tens o anel de noivadoe estás à procura de inspiração para o teu visual, toma nota destes pontos! Vamos explicar-te quais são os erros que deves evitar cometer no que diz respeito à maquilhagem: 

1. Não fazer o teste antes do casamento

Fazer o teste da maquilhagem antes do grande dia é tão importante como fazer a prova do teu vestido de noiva simples. Embora muitas vezes signifique custo e tempo extra, é muito necessário e, grande parte das maquilhadoras já inclui a prova quando se compromete a maquilhar uma noiva. Será que a tua pele subitamente começou a reagir aos produtos? A zona T ficou um pouco mais oleosa devido ao stress e precisa de um produto extra para matificar? Já não gostas do contraste daquela sombra com os teus olhos ou ganhaste um pouco de cor e o tom de base já não se adequa? Muita coisa pode mudar desde a primeira vez em que experimentas a maquilhagem até ao dia C. Não saltes este passo!

2. Exagerar no bronzeado

Sim, no grande dia queres ser aquela deusa grega bronzeada cuja pele reage logo aos primeiros dias de sol. É normal que queiras realçar as tuas feições e dar algum calor ao rosto com a ajuda de iluminador e bronzer, mas nem esse pó mágico que subitamente te dá um ar acordado, nem o sol que apanhas na praia deve ser em excesso! A medida certa? Afasta-te do sol no mês que antecede o casamento, já que ele pode facilmente manchar o rosto! Se tiveres uma boa rotina de pele onde privilegies a hidratação, isso vai refletir-se e, desta vez, vais conseguir um bronzeado luminoso e muito natural, sem que tenha de acumular muitos produtos!

3. Demasiado blush

Tal como o bronzer pode facilmente passar de melhor aliado a inimigo, no caso do blush é ainda pior! Na altura de fazer a maquilhagem, não tenhas receio de demorar mais tempo e ir acrescentando produto, aos poucos, com leves pinceladas nas maçãs do rosto, em direção às têmporas. Maquilha-te num local com bastante luz natural e, na hora de retocar, nada de usar produto em excesso, ou corres o risco de sujar os vestidos de cerimónia curtos das tuas amigas com maquilhagem depois de as abraçares. Para além disso, ninguém gosta daquele look “palhaço”, não é verdade?

4. Adeus sobrancelhas?

Esqueceres-te de maquilhar as sobrancelhas é um erro muito comum, especialmente se não tens por hábito fazê-lo no dia a dia. Por muito que elas sejam bastante preenchidas e sintas que tens o pelo já escuro, preenchê-las vai ajudar a definir a sua forma e, dependendo dos produtos – em gel, creme ou pó – e do efeito pretendido, podes fazer com que se destaquem ou com que se tornem ainda mais naturais! As sobrancelhas são a moldura do rosto e não devem nunca ser deixadas de parte! Trata da depilação de 3 dias a uma semana antes e maquilha-as com uma cor próxima do seu tom natural, para que não contrastem em demasia com a cor do teu cabelo no penteado de noiva de cabelo solto que escolheste.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

5. Não escolher o batom certo

Seja um nude discreto, que realce a cor natural dos teus lábios, ou um clássico vermelho fogo, que se destaque na tua pele, a escolha do batom é determinante para o look da noiva e sucesso da sua maquilhagem! Por muito que aprecies uma fórmula mais cremosa e natural de batom para o teu dia C, a verdade é que ele não vai durar todo o dia na tua boca, sobretudo depois do copo de água e de todos os beijos! Optar por um batom líquido ou de longa duração, deixando antes os lábios preenchidos com um lápis no mesmo tom, vai salvar-te no grande dia e manter-se intacto até provarem o bolo de casamento original!

6. Não usar produtos à prova de água

Sim, eles são difíceis de remover e não tão práticos como os produtos normais, mas nada que um desmaquilhante bifásico não resolva! Utilizar produtos de pele, máscara de pestanas, sombras e batom à prova de água vai garantir que a tua maquilhagem permaneça intacta durante todo o dia! É normal que te emociones em determinadas alturas, que chores e, se te casas no verão, a última coisa que queres é que a maquilhagem derreta com o calor, por isso joga pelo seguro!

Piccola Biondina Makeup
Piccola Biondina Makeup

Já apontaste todos estes conselhos? Para que nada corra mal e te sintas bem na tua pele até cortarem o bolo de casamento, deixa na tua casa de banho uma pequena bolsinha com alguns produtos para retocar, pequenos lenços ou cotonetes para corrigir qualquer erro e uma bruma invisível ou água termal, que te ajude a refrescar a qualquer momento! Já escolheste o look de maquilhagem que vai destacar também o vestido de cerimónia que escolheste para dançar toda a noite?