Madeira Love Stories Photography
Madeira Love Stories Photography

O casamento é uma montanha russa de emoções! O que à primeira vista parece simples e divertido - como escolher o vestido de noiva, o local da cerimónia e os presentes de casamento a obsequiar - pode revelar-se um verdadeiro pesadelo para os noivos, colocando à prova toda a sua estabilidade emocional. Como tal, e sobretudo se recebeste um convite de casamento para o grande evento, existem certos comentários e atitudes que deves evitar em prol do bem-estar do casal. Vamos revelar-te 8 gaffes comuns que podem ser verdadeiramente frustrantes para os noivos: 

1. "Espero bem que convidem/não convidem a/o..."

Fica mal em qualquer uma das opções e pode tornar-se muito desagradável para os noivos que acabaram de definir a lista e fazer os convites de casamento. Ficar ofendido porque o casal convidou/não convidou uma determinada pessoa é verdadeiramente rude, já que se trata de uma decisão pessoal e sobre a qual ninguém tem que fazer juízos. 

2. "O vosso casamento vai custar-me uma fortuna!"

Acredita, os noivos sabem o quão caro pode ser um vestido de gala comprido, o deslocamento, a estadia e a prenda de casamento. Mas trata-se de uma data especial e, se querem que partilhes com eles os momentos mais emocionantes, é um pouco deselegante falar de dinheiro... Se o orçamento for mesmo um problema, fala abertamente com os noivos. De certeza que vão conseguir arranjar uma solução!

Multifoto - Handmade Love Stories
Multifoto - Handmade Love Stories

3. "E para quando um bebé?"

Não só é uma pergunta muito indiscreta como vai certamente criar um ambiente desagradável para todos os presentes. Trata-se da vida íntima do casal e das suas escolhas pessoais para o futuro, onde tu não queres – nem deves! – te intrometer. Se os noivos decidiram não comentar este tema, é deselegante trazer o tópico para a mesa. 

4. "Até lá muita coisa muda e, às vezes, os casais chateiam-se..."

Um dos comentários mais devastadores para um casal que está prestes a subir ao altar. É certo que há imensos divórcios e relações que acabam, mas se os teus amigos decidiram dar o grande passo e enviar-te um convite de casamento simples, esta não é a atitude que deves adotar. 

Madeira Love Stories Photography
Madeira Love Stories Photography

5. "Quanto é que custou..."

Indiscrição, no mínimo e, atrevimento… no máximo! Não há nada de bom que surja no seguimento desta pergunta. O preço do vestido de noiva Rosa Clará, do aluguer do carro, da banda ou dos fogos de artifício é algo que não te diz respeito. Limita-te a elogiar, sem sentenciar ou julgar! 

6. "Tens mesmo má cara… deve ser do stress!"

Mesmo que seja notório que um dos membros do casal tenha mudado de aspeto no decorrer dos preparativos, o que te dá o direito de o realçar? Falar de corpos tornou-se tão vulgar como falar de cores ou objetos de decoração, como se pudessem ser removidos ou adicionados num só passo. Apesar de estarem prestes a dar o nó, a vida dos noivos não é somente o casamento – há muitos outros temas que podem afetar o seu peso e aspeto. Por isso, antes de fazer comentários indelicados, lembra-te que dentro do corpo existe uma pessoa.

T A L E S | Weddings in Portugal
T A L E S | Weddings in Portugal

7. "Já tinha visto esta ideia no Pinterest."

Ok, sabemos que os casamentos DIY são uma das grandes tendência do momento, mas é quase impossível descobrir quem criou determinada ideia. Mesmo que alguém já tenha visto algo do género numa outra plataforma, os noivos vão sentir-se abalados por se ter desfeito o fator surpresa – mesmo que a ideia surja deles próprios.

8. "Nunca pensei que fossem casar tão cedo!"

Seja porque os noivos são “muito novos” ou por terem saído recentemente de outro casamento ou relação, este comentário é capaz de perturbar imenso o ambiente, sobretudo porque fala tão levemente de decisões pessoais. Mesmo que conheças as aventuras e passado de um dos membros do casal, não as comentes nesta fase… pode gerar uma situação verdadeiramente desconfortável!

Lourenço Wedding Photography
Lourenço Wedding Photography

Infelizmente, há quase sempre alguém de quem vais ouvir um destes comentários. Para os noivos, pode mesmo ser o prato do dia e perpetuar-se até ao momento em que entregam as lembrancinhas de casamento. Mas no caso dos convidados, há uma regra fundamental: nunca façam nenhum comentário se sentirem que pode de alguma forma deixar a outra pessoa triste ou numa posição desconfortável. Agora que já desmistificamos todas as questões, pronta para escolher o vestido de cerimónia?