As pernas e os pés são as partes do corpo que mais desgaste sofrem durante o dia. E, quando estás à espera de um bebé, o nível de cansaço e desconforto pode mesmo duplicar! Se vais escolher o vestido de noiva enquanto estás grávida, não é só o tamanho e as alterações de peso a que deves dar atenção… também os acessórios vão ter de ser adaptados para que te sintas confortável na tua pele! E porque a maquilhagem e o penteado de noiva certamente já estão escolhidos desde o primeiro dia, hoje falamos dos teus pés e de todos os cuidados que deves ter durante este período da gravidez! Se já enviaram os convites de casamento, anota estas dicas:

Inside Fotografia
Inside Fotografia

1. Exercícios regulares

Movimento, movimento, movimento! Embora em dose moderada e de fraca intensidade, uma rotina de exercícios vai aumentar a circulação sanguínea – especialmente nas pernas e pés - libertar endorfinas e, no geral, fazer muito pela tua saúde e bem estar! Antes de trocar alianças de casamento, aconselha-te junto do teu médico sobre o tipo e nível de intensidade das atividades que podes praticar e, depois, trata-se de fazer o que mais gostas, sejam pequenas aulas de natação, passeios pelo parque ou dança - que pode até ser bastante útil para dar um show no grande dia!

2. Cuidado com a alimentação

Manter uma alimentação saudável é essencial para nos sentirmos bem por dentro e por fora. E, durante a gravidez, os cuidados devem ser redobrados! O consumo de sal deve ser moderado, pois ele prejudica a saúde dos pés, fazendo com que fiquem cada vez mais inchados, prejudicando a circulação. A par disso, deves evitar o consumo de fritos, refrigerantes e processados no geral, tentando dar preferência a alimentos reais e saudáveis. Assim, beber muita água, consumir fruta e vegetais em abundância e incluir sementes e leguminosas na tua dieta vai dar-te toda a energia e nutrientes para que te sintas capaz de planear este dia. E sim, podes abrir uma exceção para o bolo de casamento simples!

3. Meias elásticas: sim ou sim?

As meias de compressão podem criar algum desconforto, sobretudo se se casam no verão, com altas temperaturas. Porém, serão as tuas melhores amigas se queres evitar que as pernas e os pés inchem durante esta altura. Ao pressionar os membros inferiores e as veias periféricas, vão estimular a circulação e evitar a acumulação de líquido, proporcionando um certo alívio e sensação de leveza. Pensa bem: não gostavas de poder dançar e mover-te sem problemas no grande dia? 

4. Atenção aos saltos

Durante a gravidez, um dos fatores aos quais deves dar mais atenção é o calçado! E se estás prestes a subir ao altar com o teu vestido de noiva com renda, há que avaliar bem os sapatos mais adequados, uma vez que vais passar tanto tempo de pé, a caminhar e a dançar! Saltos agulha e calçado mais apertado no geral é o menos adequado para este dia! Sabrinas, sandálias ou os icónicos loafers vão dar-te todo o conforto necessário, sem descurar o estilo! Mas se não prescindes de uns centímetros extra, deves optar por sapatos de cunha ou com um salto mais largo e sem cordões, que te deem mais estabilidade.

5. Tempo para relaxar

Porque acima de tudo tu queres estar no teu melhor - física e mentalmente - é muito importante que tires alguns dias para ti durante todo o processo! A gravidez é um autêntico estado de graça – vais sentir-te mais bonita, mais calma e cheia de vontade de dar o próximo passo junto de quem mais amas – mas também é verdade que ter ideias para lembrancinhas de casamento e todos os detalhes do vosso dia pode tornar-se desgastante e, ao final do dia, a cama e o sofá vão ser o teu refúgio. Para evitar que a tua energia se esgote, mesmo que estejas nos primeiros períodos de gestação, pensa em ti e agenda massagens, drenagens e tratamentos para que te sintas bem com o teu corpo! Se o tempo for teu inimigo, tira apenas umas horas para relaxar, beber um chá calmante e ouvir uma música relaxante enquanto fazes uma aula de yoga. O teu corpo vai agradecer! 

LoveBirds Photography
LoveBirds Photography

A gravidez é um dos períodos mais bonitos da vida, e qual a melhor forma de o celebrar do que subir ao altar para trocar o anel de noivado pelas alianças? Mas mais do que sonhar em ter o teu dia de sonho, é importante que ouças o teu corpo e que o saibas nutrir e dar todo o amor necessário. Os pés são sem dúvida uma das áreas do nosso corpo que mais sofre nesta fase, por isso, há que ter todos os cuidados para que te sintas no teu melhor até oferecerem as lembrancinhas de casamento aos convidados!