Ricardo Meira
Ricardo Meira

Depois do dia C, todos os casais querem desfrutar de uns dias de descanso com as alianças de casamento nos dedos. Para trás fica um dia fantástico, um vestido de noiva de sonho e meses e meses de preparativos, entre convites de casamento e reuniões com fornecedores, que certamente deixarão saudades... Mas agora chegou o momento de começarem a preparar a vossa lua de mel! Existem pacotes e ideias para todos os estilos, mas de certeza que também têm em mãos várias propostas em regime all inclusive, um dos mais comuns neste tipo de viagens. À partida, parece tentador terem tudo incluído e não terem de pensar em nada, mas será assim tão perfeito como parece? Muitos casais adoram preparar a viagem à sua maneira, tendo a liberdade de fazerem o que quiserem, e esse pode ser um dos grandes entraves a este modelo. Afinal, vale ou não a pena contratarem um regime de tudo incluído para a viagem da vossa lua de mel? Descubram os seus prós e contras antes de tomarem uma decisão.

Quinta dos Jarros - RGN Eventos
Quinta dos Jarros - RGN Eventos

Prós: poupança à seria

No que diz respeito a economizarem, e sobretudo se querem fazer muitas atividades, é evidente que uma viagem com tudo incluído pode ser uma forma de terem os gastos mais controlados. Mesmo que não inclua alguns roteiros ou visitas que queiram fazer no local, se tiverem todas as refeições incluídas já é uma vantagem para estarem mais à vontade para contratar outros serviços. Por outro lado, existem também alguns pacotes com algumas atividades e visitas incluídas, o que vos pode ajudar a ter uma viagem mais organizada. Esta é uma forma de saberem exatamente quanto vão gastar, o que pode ser uma vantagem depois de todos os gastos extra que tiveram no vosso dia – prendas de casamento originais para os convidados, detalhes da decoração, entre outras coisas.

Prós: sem surpresas de última hora

Ao optar por um regime all inclusive, é quase impossível que tenham surpresas ou gastos de última hora. Saberão exatamente tudo o que contrataram e com o que poderão contar. Podem, inclusive, esquecer o cartão de crédito ou a carteira em casa, porque não precisarão de gastar mais dinheiro em regime pulseira, o que se pode traduzir num grande descanso! Se são um casal organizado e que gosta de ter tudo milimetricamente preparado, sem dúvida de que este tipo de viagens será a ideal para vocês. Se já o fizeram durante os preparativos, onde sabiam exatamente o número de convites de casamento personalizados que tinham que encomendar ou quantos centros de mesa deveriam ter para as mesas do copo de água, podem definir-se como um casal super organizado. Contratem uma viagem com tudo incluído ou não irão conseguir desfrutar totalmente do momento. 

Grupo Grilo - Quinta das Palmeiras
Grupo Grilo - Quinta das Palmeiras

Prós: experimentar novas atividades sem custos extra

Por norma, além de todas as refeições e bebidas incluídas, as viagens com tudo incluído também oferecem pacotes de atividades a um preço fechado. Será tudo tratado no momento da compra da viagem, onde poderão decidir o que querem ou não fazer ou visitar. Uma vez no local, não terão que contratar nenhum serviço adicional, podendo ter experiencias incríveis dentro do pacote contratado. Sem dúvida, esta é uma vantagem para os casais que definiram um budget limite para a lua de mel. Se já o fizeram durante os preparativos – para o vosso look de noivos, na escolha de um bolo de casamento original mais dentro do orçamento ou no tipo de decoração – esta será a melhor opção para aproveitarem todos os benefícios do hotel e do local que escolheram, a um preço fechado.

Prós: aproveitar ao máximo sem preocupações

Contratar um pacote de viagem fechado, com todas as atividades e refeições definidas é ideal para os que não querem pensar em mais nada durante a lua de mel. Sem dúvida, a melhor forma de descansarem e aproveitarem estes dias a dois, sem terem de tomar nenhuma decisão. Depois de tantos meses entre preparativos e fornecedores, muitos casais querem apenas paz, sossego e uns dias de pleno romance. Esta é outra das grandes vantagens de contratarem um pacote assim, já que não terão que se preocupar com absolutamente nada. 

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

Contras: tudo demasiado previsível...

Os mais aventureiros, que adoram surpreender e ser surpreendidos, têm tendência a optar por outro estilo de viagem. Se se consideram um casal curioso, talvez sintam que este tipo de viagens pode ser demasiado previsível, e até aborrecido para vocês. O melhor é deixarem levar-se pelo momento também na vossa lua de mel, ir à descoberta da cultura local e aproveitarem tudo de uma forma mais espontânea, tal como o fizeram durante os preparativos do vosso dia. Pensem na surpresa que preparam para o momento da entrega do anel de compromisso, ou como querem surpreender os convidados no vosso dia. Se se sentem mais conectados ao grupo do imprevisível, não contratem este tipo de viagens para a vossa lua de mel.

Contras: mais aventura, mais despesas

Apesar de uma viagem organizada por vocês ser mais autêntica, muitas vezes, também pode representar mais despesas, sobretudo se contratarem atividades ou excursões no local. Por outro lado, se quiserem conhecer vários locais e cidades, significa que terão que alojar-se em diferentes hotéis ou pousadas, o que também poderá ter um custo extra. Almoçar e jantar fora faz com que conheçam a cultura e a gastronomia mais autêntica da região, mas poderá ser mais dispendioso, assim que tenham isso em conta quando definirem o vosso orçamento para uma viagem em regime aberto.

Anantara Vilamoura Algarve Resort
Anantara Vilamoura Algarve Resort

Contras: mais organização e planificação

Para uma viagem onde vocês definam tudo, é necessário mais organização e planificação. Esqueçam essa ideia de estarem todo o dia deitados em frente a uma praia paradisíaca, com um cocktail na mão e um livro na outra, sem pensar em absolutamente mais nada. Ao organizarem a vossa viagem, terão que tomar decisões todos os dias, o que por um lado é ótimo, já que são vocês que definem os vossos próprios roteiros e por outro, pode cansar-vos ainda mais, depois de tantos meses de preparativos. Por isso, definam muito bem se querem essa viagem personalizada ou se guardam esse estilo para outro momento, e optam por descansar totalmente, em regime de pulseira.

Madeira Love Stories Photography
Madeira Love Stories Photography

Avaliem os prós e os contras e tomem uma decisão de acordo com o que querem viver nesta viagem tão especial. Seja qual for a vossa decisão, irão aproveitar cada dia ao máximo, mas é importante avaliarem tudo para saberem com o que contar durante as vossas próximas férias. Depois de escolherem o estilo do bolo de casamento ou que lembrancinhas de casamento querem oferecer aos convidados, não deixem este tema tão importante ao acaso. É a vossa lua de mel, e merecem que esta seja inesquecível.