Agora que já enviaram os convites de casamento e trataram de todos os pormenores do grande dia - das lembrancinhas de casamento ao entretenimento - existe um último tema a definir... Sim, estamos a falar da lua de mel! Se sempre se sentiram atraídos pelo continente asiático - e pelas suas paisagens, tradições e gastronomia - hoje vamos levar-vos a conhecer um destino fantástico: Hong Kong! Esta ex-colonia do Império Britânico é, atualmente, uma das duas regiões administrativas especiais da China, pelo que tem uma certa independência do país, sobretudo a nível político. Formado por um conjunto de 200 ilhas, Hong Kong oferece muitas atrações, sendo que as principais costumam ser a Hong Kong Island, Kowloon e a Lantau Island. Se gostavam de celebrar as alianças de casamento nestas paragens, não percam as nossas sugestões para uma viagem inesquecível! 

Questões práticas

Hong Kong, situado na área leste da Ásia, é uma país com clima subtropical. Como tal, a época do ano em que se regista mais chuva é entre maio e setembro, com uma média de 18 de dias de precipitação por mês, ao passo que a melhor época para viajar é entre novembro e março.

Embora não existam voos diretos de Portugal para Hong Kong, esta viagem conta, geralmente, com apenas uma escala. Os preços são variáveis e dependem da estação e da duração da mesma. Visitem o vosso agente de viagens e peçam alguns orçamentos. Quem sabe se não haverá alguma oferta para uma viagem de sonho entre Hong Kong, Macau e Pequim? Neste tipo de destinos, os packs combinados são muito comuns. 

Por mares nunca antes navegados...

Comecemos a explorar este destino de sonho! Com base no verdadeiro espírito romântico da lua de mel, que tal começarem a vossa viagem com um passeio de barco pela Baía de Vitória? Uma vez chegados a Hong Kong, informem-se dos horários destas atividades e deslumbrem-se com a impressionante linha de horizonte que a cidade oferece! Um passeio de barco pela Baía de Vitória é algo imprescindível na vossa viagem. O passeio noturno é o mais aconselhado, dado que vos oferece a oportunidade de assistirem ao Symphony of Lights, um espetáculo de luz e som dividido em cinco fases com significados diferentes. Se tiverem a sorte de viajar na época em que se celebra o Festival da Primavera - que costuma ser em fevereiro - terão ainda o prazer de desfrutar de um show inigualável de fogo de artifício. 

Pico Vitória, com o mundo aos vossos pés

Preparem-se para subir às alturas! O Pico Vitória, também conhecido por Monte Austin ou The Peak, tem 552 metros de altura, e é visitado, anualmente, por cerca sete milhões de turistas. É, sem dúvida, o ponto turístico por excelência de Hong Kong. As melhores vistas sobre a baía de Hong Kong são observadas deste local, o que vos proporcionará momentos encantadores com uma vista deslumbrante e onde poderão tirar das fotografias mais belas da vossa primeira viagem como casados. Se subirem ao entardecer, poderão ter uma visão sobre a baía tanto de dia como de noite, e ainda apreciar um pôr do sol inesquecível enquanto recordam a chegada da noiva ao altar no seu fantástico vestido de noiva Rosa Clará.

A afluência de visitantes a este local é tão grande que foram construídos, no seu topo, dois centros comerciais: o Peak Tower, onde se encontra a última paragem do funicular e de onde a vista sobre a cidade vos vai deixar sem palavras, e o Peak Galleria. O ideal é fazerem esta visita num dia em que o céu esteja limpo, pois permitir-vos-á apreciar melhor as paisagens envolventes. Se estiverem dispostos a dispender mais uns dólares, subam ao Sky Terrace, um terraço panomrâmico de onde poderão admirar as vistas de uma forma ainda mais grandiosa e encantadora. Para aceder ao topo da montanha podem utilizar o funicular que, desde 1888, transporta os passageiros até ao topo.

Passeio pelas alturas

Para não perderem o balanço das altitudes, aproveitem para fazer uma viagem no Teleférico Ngong Ping 360, que liga Tung Chung ao Monte Ngong Pin, situados na ilha de Lantau, onde vão encontrar vistas de cortar a respiração! Apreciem a paisagem enquanto aproveitam para namorar, trocar juras de amor e observar o quão bonitas estão as alianças de casamento nas vossas mãos. No topo, explorem as lojas e deslumbrem-se com restaurantes mais tradicionais. 

Nesta zona é comum haver espetáculos de kung fu e espetáculos acrobáticos de artistas de rua. Esta experiência só ficará completa depois de passarem por três locais emblemáticos: Walking With Buddha, uma atração multimédia que conta a vida de Buda; o Monkey’s Tale Theatre, onde poderão assistir a um filme de animação; e a enigmática e curiosa Ngong Ping Tea House, onde poderão degustar um chá de acordo com a cerimónia tradicional desta bebida. 

Visita ao mosteiro budista

Uma vez no topo do Monte Ngong Pin, aproveitem para visitar o mosteiro budista mais importante de Hong kong: Po Li. O seu nome significa Lótus Precioso e a sua fundação deve-se a três monges nos idos de 1906. Existem diversos pontos de visita neste local: o templo, as casas dos monges, um restaurante vegetariano e diversas lojas onde podem comprar incenso. Faz parte do ritual dos turistas e fiéis utilizar um dos vários queimadores de incenso que existem no local para queimar incenso recém-comprado. Dependendo da altura da vossa visita, existe ainda a possibilidade de verem os monges em pleno exercício das suas funções... por isso, fingers crossed!

Ladies Market, o paraíso das compras

Para bem conhecer uma cidade e os seus naturais basta visitar um dos seus mercados. Aqui há sempre oportunidade de nos cruzarmos com os habitantes locais e observar e, por vezes, aprender, os seus hábitos diários. Na Hong Kong esta máxima também se aplica e, em Mong Kok, vão encontrar o mercado de rua mais importante e animado da região! Devido ao facto dos bens que se encontram à venda serem mais direcionados para as mulheres, este mercado foi baptizado como The Ladies Market (Mercado das Senhoras). Mas que produtos podem encontrar neste tão importante local de comércio que é aconselhado a ser visitado em vários guias turísticos? Roupa, bijuteria, antiguidades, relógios e outros objetos que farão as vossas delícias! Uma regra essencial para ser um bom cliente neste mercado, como em tantos outros que existem em todo o mundo, é regatear; até podem não estar habituados, mas garantimos que depois de fazer dois ou três negócios depressa aprenderão as regras. 

O vosso dia está a chegar ao fim e a festa foi um sucesso. Os convidados adoraram as prendas de casamento originais que receberam e o penteado da noiva foi sobejamente elogiado está na hora de agradecerem a presença de todos e de se despedirem dos vossos amigos e familiares. As malas estão prontas e o avião está prestes a levantar voo. Partam para a vossa lua-de-mel e desfrutem do passeio que planearam com todo o cuidado e amor para celebrar as vossas primeiras férias casados.