Quando pensamos nos Países Baixos, a primeira imagem que nos surge é a dos extensos campos de túlipas coloridas. Depois vem-nos à memória os moinhos, o queijo, as tamancas e os canais que são um dos ex-libris da capital, Amesterdão. Tudo ingredientes que convidam a uma visita demorada, apaixonada e num ambiente de felicidade. Nada melhor do que optar por esta capital europeia como destino da vossa lua de mel! Depois de enviarem os convites de casamento, ou até de escolherem o bolo de casamento e outros detalhes referentes ao grande dia - como o penteado da noiva ou a decoração da igreja - que tal deliciarem-se com as sugestões que vos deixamos para visitar este magnífico país? Quer escolham uma cidade apenas ou optem por um périplo por vários locais, saibam um pouco mais sobre o que podem conhecer e apreciar.

Amesterdão, uma cidade imponente

Agora que os vestidos de gala compridos já fazem parte do passado e da caixinha das memórias embarquem na vossa viagem de núpcias e continuem a viver a vossa história de amor. Partam à descoberta de Amesterdão e dos seus recantos num passeio da bicicleta. Se tiverem a sorte de apanhar dias de sol, esta será uma forma de conhecer a cidade por dentro em todos os seus detalhes e pormenores encantadores que oferece. Aqui vão encontrar um verdadeiro centro cultural, o que faz com que a cidade seja conhecida como o centro cultural da Holanda. Entre as várias visitas obrigatórias a fazer é imprescindível passar pela Casa Museu de Rembrandt, o Museu Van Gogh, Museu Hermitage (filial do de São Petersburgo na Rússia) e, se forem amantes da ciência, o Nemo Science Museum, onde poderão viver experiências inesquecíveis.

Aproveitem os finais de tarde para verdadeiros passeios românticos ao longo dos canais e pelas ruelas da cidade, que vos apresentarão recantos absolutamente encantadores. A cidade também merece ser visitada da perspetiva dos canais, daí que um passeio de barco seja uma forma diferente e original de observarem o que Amesterdão tem para vos oferecer.

Leiden, a beleza dos lagos

Depois de Amesterdão, Leiden é a cidade holandesa com mais pontes, canais e avenidas. Um total de 28 quilómetros de vias fluviais e 88 pontes que merecem a vossa visita atenta. Ao longo de toda a viagem não vos faltarão oportunidades para fotografar as alianças de casamento nas mãos, nos fantásticos cenários naturais dos Lagos de Kagerplassen, situados a cerca de 30 minutos de Leiden de barco. Podem alugar um veleiro e partir à descoberta das dezenas de moinhos de vento e fazendas antigas que ladeiam as margens do De Kaag, como é conhecido o lago. Se gostam de explorar a cultura local, não deixem de visitar o Mercado de Sábado; fica no interior da cidade e oferece uma experiência única aos seus vistantes. Aqui podem experimentar vários tipos de queijos holandeses, pão do dia, waffles de caramelho e, de acordo com os especialistas, o melhor arenque da Holanda!

Keukenhof, onde as túlipas são rainhas

É o maior e mais famoso parque de flores de todo o mundo e fica perto de Amesterdão e de Leiden. Aqui poderão desfrutar de deslumbrantes paisagens recheadas de tulipas, a flor rainha na Holanda. A altura ideal para esta visita é em abril e maio, altura em que o parque abre as suas portas. Anualmente são plantados sete milhões de bulbos de flores neste ex-libris floral holandês. Nos seus jardins e quatro pavilhões podem deslumbrar-se com uma fantástica coleção de tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos e lírios entre várias outras espécies de flores. Lembram-se das ilustrações de flores que decoravam as prendas de casamento originais que ofereceram aos vossos convidados? Neste parque vão poder ver as originais de perto e sentir o seu fantástico cheiro.

Haia, capital administrativa da Holanda

O facto de ser um país pequeno faz com que se possam visitar várias cidades em pouco tempo, o que, devido à riqueza cultural e à beleza natural que encerra, torna esta viagem num verdadeiro passeio descontraído e didático. Situada no Sul da Holanda, é em Haia que o governo tem a sua sede oficial e onde está instalado o Parlamento. Esta cidade oferece uma mescla perfeita entre o antigo e o moderno: diferentes edifícios de construção moderna convivem em perfeita harmonia com edifícios históricos de uma verdadeira riqueza arquitetónica como extraordinário Palácio da Paz que alberga o Tribunal Internacional de Haia. São mais de 30 os museus que esta cidade acolhe; claro que visitá-los todos não é fácil, mas naõ deixem de conhecer o Arte Muritshuis onde poderão conhecer vários exemplos de muitos dos mestres holandeses e flamengos.

Celebrar o amor... na melhor altura do ano!

A pé, de bicicleta ou de barco, existe a possibilidade de conhecer as diferentes localidades holandesas de formas diferentes e até saudáveis. No entanto, é preciso considerar que a Holanda é um país onde costuma chover com frequência, pelo que devem estar atentos às datas em que marcam a viagem. Os meses de junho, julho e agosto são os mais recomendados, embora também sejam os mais caros. Para os que querem ver os bolbos florescer, a primavera é a estação perfeita, sobretudo na época em que se celebra o Dia do Rei (27 de abril), já que vos permitirá desfrutar de muitas festas populares. 

Daytravel

A lua de mel é a ocasião perfeita para descomprimir de toda a azáfama de preparação do casamento. Mesmo que tenham utilizado os serviços de um wedding planner, a verdade é que as ansiedades próprias dos noivos estão sempre presentes. Chegou a altura de arrumarem no baú das recordações o topo de bolo de casamento, os convites de casamento personalizados e os acessórios do penteado da noiva. Agora é tempo de descanso e de conhecer novas paragens!