Kup Design
Kup Design

Convites de casamento personalizados com azulejos azuis, um vestido de noiva feito por uma estilista portuguesa e um buffet de sobremesas repleto de pastéis de nata... Quem é que pode resistir às maravilhas do nosso lindo país? Se vocês acreditam que "o que é nacional é bom", não deixem de apostar numas lembrancinhas de casamento temáticas, que evoquem os símbolos mais estimados de Portugal! Das típicas conservas de sardinha aos amorosos lenços de namorados, temos várias sugestões para apresentar-vos. Inspirem-se: 

Mima-te
Mima-te

1. Galo de Barcelos

O galo de barcelos é conhecido com um dos símbolos mais populares do nosso país. Hoje em dia, este simpático galo tornou-se tão popular que a sua típica pintura negra com flores foi substituída pelos mais diversos padrões - corações coloridos, paisagens, cores sólidas e até frases. Por isso, se querem surpreender os vossos convidados - sobretudo os de outras nacionalidades - ofereçam um galo de barcelos moderno como prenda de casamento! Pode ser uma mera peça decorativa ou algo com utilidade - como um recipiente para palitos, por exemplo. 

2. Conservas

Ah, o fantástico mundo das conversas portuguesas! Para os casais amantes da boa gastronomia - e que não dispensam um bolo de casamento original e um vinho a condizer -, esta pode ser uma excelente opção. Difícil vai ser escolher o tipo de conversa que querem oferecer: sardinhas com tomate, filetes de cavala com picante, polvo em azeite, atum com batata doce... já para não falar das irresistíveis ovas de sardinha. Devidamente embrulhadas num papel personalizado, estas latinhas vão deliciar os vossos convidados!

Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos

3. Azulejos

É o padrão perfeito para uns convites de casamento simples, para o seating plan e até para as toalhas das mesas do copo de água... e claro, pode ser o presente de casamento perfeito para os vossos convidados! Podem oferecer mini azulejos com os vossos nomes e data do casamento, ou qualquer objeto que tenha este padrão. Ninguém vai ficar indiferente à elegância deste detalhe cheio de história!

4. Licores

O Beirão é uma excelente opção, já sabem! Mas também podem optar por outros sabores inesperados. Exemplos? Ginja de Óbidos, licor bolota, licor de poejo, licor de medronho e mel, licor de chocolate branco e amêndoa amarga... Inspirem-se na receita mais típica da vossa região e surpreendam os vossos convidados!

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

5. Lenço dos namorados

O lenço dos namorados, apesar de ter origem no Minho, tornou-se num dos símbolos mais amorosos do nosso país. Afinal, quem é que pode resistir às suas cores e frases inocentes? Se vocês são uns românticos incuráveis, apostem nestes lencinhos como lembrança de casamento! Podem oferecer pequenas almofadinhas decorativas com este padrão, leques, pousa-copos ou, para os que têm um budget mais folgado, um lencinho de bolso bordado à mão com a vossa frase preferida. 

6.  Manjerico 

Segundo a tradição, o manjerico deve ser oferecido pelos namorados às suas amadas em Junho, na época dos Santos Populares. No entanto, isso não significa que não possam mimar os vossos convidados com este lindíssima planta! E, se querem evitar que as plantinhas morram nas mãos dos vossos amigos mais despistados, optem pelos manjericos de papel. Originais e imortais, estes vasinhos cheios de personalidade vão maravilhar os vossos convidados! 

LogikEvidence
LogikEvidence

7. Coração de Viana

Os corações de Viana têm origem marcadamente religiosa. No entanto, graças à sua estética delicada e sublime, transformaram-se num dos símbolos mais populares do nosso país. Como tal, este delicado coração atravessou o mundo da joalharia, acabando por converter-se numa imagem presente em muitos outros objetos: sabonetes, porta-chaves, cerâmicas, imãs para o frigorífico ou almofadinhas. Já tinham pensado neste símbolo para as vossas lembranças? 

8. Sardinhas e/ou andorinhas

E quem é que se poderia esquecer destes dois símbolos nacionais? Pequenas almofadas, porta-chaves, feitas de cerâmica, madeira, ou até de feltro... as opções são mais que muitas! Se quiserem dar um toque de personalidade aos vossos bichinhos, invistam numas sardinhas/andorinhas de cerâmica, pintadas à mão, nas quais incluam os vossos nomes e/ou data do casamento. Divertidas e originas, as sardinhas podem ser a lembrança perfeita para os casais que se casam à beira-mar, enquanto que as andorinhas se podem empregar aos cenários mais campestres. 

Miguel Matos Fotografia
Miguel Matos Fotografia

Gostaram das nossas ideias para as lembrancinhas de casamento? Agora que já estão a tratar deste tipo de pormenores, talvez seja um bom momento para ajudar as damas de honor com os seus vestidos de cerimónia ou até começar a organizar a viagem de lua de mel...