Divertido, feminino e delicado, o estilo shabby chic não é novidade no mundo nupcial, mas todos os anos se reafirma com novas cores, sabores e tendências! Imaginem uma mesa de madeira rústica e envelhecida para cortarem o vosso bolo de casamento, um candeeiro de cristal, cadeiras antigas pintadas de branco e peónias no teu bouquet e espalhadas um pouco por toda a decoração do espaço! A inspiração vem das antigas casas de campo inglesas e consiste na mistura de elementos antigos com tendências mais modernas e atuais, numa lindíssima paleta de tons pastel que vai do rosa ao branco e do creme ao salmão e ao verde água. Ah, sem nunca esquecer as flores! Há mesmo vestidos de noiva que cada vez mais nos remetem a este estilo tão romântico, por isso, se tu e o teu noivo são fãs desta tendência, comecem já a pensar no estilo dos vossos convites de casamento! Hoje vamos dar-vos a melhor inspiração.

Quinta do Hespanhol

A magia do contraste

Flores e ambientes luminosos são elementos que não podem faltar no vosso enlace, mas se realmente entraram no verdadeiro estilo shabby chic, saibam que não há detalhe vintage que vos possa escapar! Se se casam no verão ou primavera e escolheste um lindíssimo vestido de noiva curto para a ocasião, caprichem no mobiliário de exterior para criar aquela atmosfera mágica! Estantes com livros antigos podem segurar o vosso seating plan, cadeiras de jardim para os vossos convidados descansarem enquanto tomam um cocktail e objetos soltos como bicicletas vão dar todo o charme e conforto que este estilo pede. O melhor de tudo? Provavelmente não vão precisar de gastar muito do vosso orçamento na decoração! Sejam originais, reformem aquela secretária antiga que têm em casa ou peçam a máquina de escrever àquela tia que adora recordações! Misturem o velho e o novo e deliciem-se com o resultado final!

Pims Cake Design

Delicados tons pastel

Como já referimos, uma das características mais icónicas deste estilo são as cores e, um segredo para acertarem sempre é pensarem nos tons da natureza! Imaginem uma floresta… o tom escuro da madeira a contrastar com o azul e verde clarinho de um lago. Tudo deve ter um fundo branco. De seguida, adicionem as flores naturais mais românticas – rosas, petúnias, hortênsias e peónias – e voilá! É claro que os as cores variam de pessoa para pessoa, por isso o nosso conselho é que não tenham receio de arriscar! Desde o cinzento claro ao rosa bebé e ao salmão, de certeza que vão encontrar uma paleta de cores lindíssima que poderão também adaptar ao vosso bolo de casamento original.

Black Rose

Tudo pensado ao pormenor

Sabemos que as cores e o mobiliário por si só vão de imediato ditar o tom da vossa decoração, mas, por vezes, há pequenos pormenores que nos prendem a atenção e nos quais devem mesmo apostar se querem que o vosso enlace se destaque. A renda é logo o primeiro em que pensamos quando imaginamos este estilo… ela pode enfeitar cómodas ou escrivaninhas, servir de naperon ou de centro de mesa ou mesmo fazer uma aparição como acessório no teu penteado apanhado! Lembrem-se, este estilo é all about the details, por isso não descurem cada pormenor! Um serviço de chá vai completar a decoração de forma muito original, cestos de flores espalhados pelo local do copo de água – em especial no photocall – vão fazer as delícias dos convidados e detalhes como livros antigos, porcelanas ou pequenos doces e compotas podem mesmo servir de ideia para as lembrancinhas de casamento.

Pedro Sifredo Photographer

Rendidos a este estilo? Se já tens o anel de noivado temos a certeza que já te começaste a inspirar para o vosso dia C. A vantagem do shabby chic é que pode facilmente estar presente em todos os detalhes do vosso enlace! Dos convites aos meninos das alianças, do teu bouquet de noiva aos vestidos de cerimónia das vossas convidadas… façam com que tudo flua de forma muito harmoniosa e, mais tarde, admirem juntos as fotografias. Temos a certeza que não se vão arrepender!