Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Simbologia das flores: o que cada flor diz sobre o vosso casamento

As flores são uma parte essencial da decoração dos casamentos. Embora sejam meramente decorativas, cada flor tem o seu significado e, se pretendem atrair boas energias, amor e alegria para o vosso dia, venham descobrir os significados de cada flor.

Ainda sem flores para o seu casamento? 🌻
Peça informação e preços de Flores e decoração a empresas próximas de si

Casal recebendo pétalas de flores

A maioria dos casais opta por decorar o local da cerimónia e do copo d’água com flores, já que é uma decoração que fica lindíssima e diferentes flores podem adaptar-se na perfeição a diferentes estilos de casamento. Mas sabem quais são os significados das flores com que querem decorar o vosso enlace? Por que não potenciar e demonstrar o vosso amor através de todos os pormenores possíveis?

  1. Rosas
  2. Peónias
  3. Jarros
  4. Orquídeas
  5. Ranúnculos
  6. Tulipas
  7. Alfazema
  8. Hortensias
  9. Narcisos
  10. Líros
  11. Girassol
  12. Cravo

Entrada com arco de flores

1. Rosas

As rosas são a flor do romance por excelência. O seu perfume remete para o romantismo e o desabrochar, as suas delicadas pétalas relembram o mistério da vida e, portanto, também os mistérios do amor. Visto que existem em várias cores, também as diferentes cores têm os seus significados. A rosa-vermelha simboliza amor, paixão e desejo; a rosa-branca a pureza e a inocência; a amarela remete para a amizade e a alegria; a rosa champanhe simboliza fidelidade e a cor de rosa amor e carinho.

Bolo decorado com rosas

2. Peónias

São umas das flores preferidas de noivas minimalistas ou para misturar com outras flores. Em tom de branco, ou rosa-claro, chegam a ter 50 pétalas por flor e são flores bastante resistentes. A peónia branca representa pureza, paz e timidez. Já a cor de rosa - também muito comum - esta relacionada com o amor e o romance.

Decoração com peónias

3. Jarros

Também conhecida como copo de leite, é uma flor muito usada em bouquets do estilo braçada, já que são flores grandes que ficam bem por si só. Representa calma, tranquilidade e paz e o espádice amarelo no centro está directamente ligado a prosperidade e felicidade.

4. Orquídeas

A orquídea, está, desde sempre, ligada à beleza feminina e ao amor.  Hoje em dia é a preferida das noivas minimalistas que querem fazer toda a decoração com flores brancas e, até, fazer um bouquet em cascata. Para além de estar ligada à beleza feminina, também representa luxo, amor, desejo, perfeição e força.

Decoração com orquídeas

5. Ranúnculos

Os ranúnculos são flores de inverno e primavera lindíssimas, com várias pétalas, que podem, por vezes, assemelhar-se a rosas. Existem em várias cores - do branco, ao rosa e ao amarelo - e tanto para o bouquet, como para a decoração, são uma excelente opção. É conhecida como a flor da sedução e são oferecidas como quem faz um elogio. Os vermelhos simbolizam o amor tímido, os amarelos a atração entre duas pessoas e os brancos, o poder da sedução.

decoração com ranúnculos

Escolhe as flores para o vosso casamento

6. Tulipas

As tulipas são flores elegantes e singelas e há quem viaje de propósito até à Holanda para, no início da primavera, ver os vários campos floridos com esta flor. Em geral, representam o amor perfeito e o renascimento, mas visto que existem em várias cores, cada cor ganha um significado próprio. Assim, as tulipas vermelhas representam amor eterno e verdadeiro, as amarelas, remetem para luz, prosperidade e amizade e as brancas pureza e perdão.

7. Alfazema

A alfazema, ou lavanda, é uma flor muito usada em casamentos rústicos ou campestres, principalmente na primavera. Muito conhecida pelo seu perfume e por dar origem a óleos essenciais, a lavanda representa leveza e pureza. É também uma flor cheia de energia e que, pela sua cor vibrante, se torna perfeita para a decoração do altar.

Noiva assinando documento com o bouquet de alfazema

8. Hortênsias 

Esta é uma flor muito associada às ilhas dos Açores, por ser lá que se desenvolvem com mais força e abundância. No entanto, é possível também encontrá-las no continente e são flores que têm vários significados, desde a dignidade, honra e os mais sinceros e profundos sentimentos. Quando são azuis, representam a calma e honestidade, também como a paz e devoção. Já as cor de rosa estão associadas a pensamentos puros e também à vaidade.

9. Narcisos

Directamente relacionada com o mito grego de Narciso - homem tão centrado em si que se transformou em flor à beira de um rio para que se pudesse admirar para sempre - é uma flor que existe em amarelo e branco e está associada ao amor-próprio profundo.

Casal beijando-se no carro com decoração com as flores narciso

10. Lírios

O lírio é uma flor grande e, por isso, muito usada em decoração de casamento por ser exuberante e facilmente se tornar vistosa. Está associada à inocência, à paz, à ternura, ao respeito, à proteção e à nobreza. Para os católicos, está também ligada à pureza e à virgindade. Precisam de mais motivos para escolher esta flor?

decoração com lírios

11. Girassol

O girassol é conhecido por estar sempre voltado para o sol e é simplesmente perfeito para casamentos boho de outono. O principal significado associado a esta flor é a da felicidade - tudo o que querem no vosso grande dia - mas há mais. Representam também lealdade, entusiasmo e vitalidade. Está também associada ao poder e ao sucesso.

Ramo de noiva com girassol

12. Cravo

Em Portugal, o principal significado do cravo - nomeadamente o vermelho - é a liberdade. No entanto, antes de estar associada à revolução pela liberdade, o cravo representava, no renascimento, a felicidade matrimonial. Na época vitoriana não era bom sinal a noiva usar cravos no bouquet, já que isso significava que ela desprezava o noivo. Hoje em dia, os cravos brancos simbolizam o amor puro, os vermelhos, amor e paixão e os cor de rosa remetem para a felicidade. 

decoração com cravo

Estão a pensar decorar do local da cerimónia e do copo d’água com flores? Agora que já sabem os significados das várias flores mais usadas nas decorações, podem saber exactamente quais usar para transmitir os sentimentos que mais desejam para o dia em que trocam alianças. 

Ainda sem flores para o seu casamento? 🌻
Peça informação e preços de Flores e decoração a empresas próximas de si