Danilo Antonio Photographer
Danilo Antonio Photographer

A felicidade de receber um anel de noivado não tem comparação! É um momento extraordinário e único, que apenas pode ser comparado à cerimónia, onde finalmente trocarão as alianças de casamento e promessas de amor eterno. Mas antes que esse dia chegue, existe muito trabalho pela frente… Sabes quais são os cinco passos que deves dar agora que ficaste noiva? Sabemos que estás ansiosa por começar a experimentar vestidos de noiva, mas antes, eis o que tens de fazer:

Agaesse Fotografia
Agaesse Fotografia

1.  Contar a novidade!

De certeza que a tua melhor amiga já sabe que tens um anel de compromisso no dedo, mas e as vossas respectivas famílias e grupos de amigos? Existem muitas formas de anunciar o noivado: organizar um jantar de família, redigir um convite de casamento original (de mentira) para os vossos melhores amigos, enviar uma charada ou até um Save The Date divertido por email… Embora hoje em dia seja comum anunciar a boa nova nas redes sociais, não há nada que substitua o contato pessoal. Sempre que possível, anuncia o teu noivado pessoalmente às pessoas que te são queridas. Vão sentir-se super especiais!

2.  Definir uma data aproximada

Antes de começarem a definir o orçamento e o tipo de casamento que desejam ter, têm de ter uma ideia aproximada de quando se querem casar. Muitas noivas já têm uma data idealizada (o dia em que conheceram a sua cara-metade, por exemplo), ao passo que outras se adaptam facilmente à disponibilidade das igrejas e dos recintos. Seja qual for o teu caso, antes de começares a ver ideias para os convites de casamento, define uma data aproximada.

Uns e Outros - Design
Uns e Outros - Design

3.  Orçamento vs tipo de casamento

Agora que já toda a gente sabe da boa nova e que até já têm uma data pensada, conversem sobre o tipo de casamento que querem ter. Gostavam de organizar um mini-wedding, apenas com os vossos melhores amigos e familiares? Ou querem uma verdadeira festa de arromba, onde não pode faltar um bolo de casamento original e foguetes? Uma vez que tenham uma ideia do tipo de enlace que desejam ter, confrontem-no com o orçamento disponível. É importante que sejam realistas neste ponto: o vosso budget é suficiente para as alianças de ouro branco que sempre desejaram e para aquela lua de mel de sonho no México? Ou será que têm de cortar na lista de convidados e na decoração floral? Como podem ver, definir um orçamento é crucial para começar a organizar o grande dia!

Lounge Fotografia
Lounge Fotografia

4.  Fazer um rascunho da lista de convidados

Agora que já têm um budget estipulado e uma data provisória, chegou o momento de fazer um rascunho da lista de convidados. Este é um dos passos mais complicados da organização do casamento, por isso calculem que terão de dedicar-lhe algum tempo… Se já têm um orçamento estipulado por convidado (e, consequentemente, um número limite de convidados), têm a tarefa (relativamente) facilitada. Uma sugestão? Comecem por incluir os vossos familiares mais próximos e os vossos melhores amigos e não tenham medo de “cortar” com primos afastados, colegas de trabalho e vizinhos. O casamento é vosso e são vocês que decidem quem convidar. 

5.  Desfrutar!

Eventualmente tens de meter a calculadora de lado e desfrutar esta fase com a tua cara-metade! Assim que tenham a data e a lista de convidados definida, organizem um jantar romântico ou um fim-de-semana a dois. Afinal, é sempre agradável celebrar as pequenas vitórias! A fase que se avizinha pode trazer algum stress à vossa relação, por isso mantenham-se unidos e não deixem que o romance desvaneça. 

Fábio  & Sara
Casamento de Fábio & Sara

Próximos passos? Fazer uma cronologia dos diversos assuntos a tratar! Contratar um espaço para o copo de água, começar à procura de inspiração para a decoração e para o bolo de casamento, e ainda definir a cor dos vestidos de cerimónia das damas de honor... Para que tudo corra na perfeição, é essencial que te organizes com a tua cara-metade e que comeces a planear tudo com antecedência. Uma boa coordenação é a chave do sucesso!