Beleza e saúde caminham lado a lado. E porque acreditamos que queres muito mais para a tua saúde e aparência do que ficar com uma forma invejável para arrasar naquele vestido de noiva, compilámos as piores ideias que podes ter quando enviam convites de casamento! Ser saudável não é algo que possas simplesmente mudar e já está. Envolve tempo, dedicação, muitas vezes uma reeducação alimentar e aprendizagem constante. Se já tens o anel de noivado e procuras alcançar esse equilíbrio, descobre aquilo de que não podes mesmo abrir mão.

Começar, efetivamente, uma dieta

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Como fãs assumidos de um estilo de vida saudável, adaptado a cada pessoa e circunstância, descartamos fortemente o conceito de “dieta”. Popularizado por pessoas que ambicionam perder uma quantidade considerável de peso num espaço de tempo reduzido, a verdade é que poucas ou nenhumas vezes olhamos com atenção para os resultados e consequências dessa mesma dieta quando tudo o que pensamos é em caber naquele vestido de cerimónia curto. Se queres começar uma jornada de saúde e respeito pelo teu corpo, procura um profissional de saúde e começa um regime que possas seguir a longo prazo.

Não planear as refeições

Um grande erro se queres manter um peso e estilo de vida saudáveis é descartar a importância do planeamento! Não só isto te vai fazer poupar dinheiro, uma vez que cozinhar em grandes quantidades e saber de antemão o que preparar diminui significativamente o custo por refeição, também terás mais tempo para fazer desporto ou descansar depois daquela tarde exaustiva a fazer as provas do penteado apanhado! Além disso, vais sim conseguir comer de forma mais saudável!

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Criar expectativas irreais

Por muito exigente e focado que sejas, muito dificilmente vais conseguir passar um mês sem açúcar ou hidratos, ou perder uma quantidade exagerada de peso em poucas semanas. Criar objetivos realistas, com metas que sabes que podes atingir, é meio caminho andado para criar uma relação de amor e respeito com o teu corpo – e de respeitar os teus limites!

Subestimar os efeitos do stress

Não há como negar que a nossa mente influencia fortemente a forma como nos sentimos. E enquanto fazem os convites de casamento e agendam todas as reuniões, os efeitos do stress vieram para ficar. Há inúmeras coisas para organizar e, muitas vezes a ansiedade interfere na vossa dieta, fazendo-vos desejar aperitivos pouco saudáveis ou obtendo o efeito contrário, retirando qualquer forma de apetite… seja qual for o caso, deves sempre tentar combatê-lo ao dispor sempre de alternativas saudáveis para lanches e snacks e nunca deixando passar a hora das refeições.

Não aumentar a ingestão de água

Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

Regra geral, todos ingerimos menos líquido do que deveríamos e, no caso da água, ela não só vai proporcionar uma sensação geral de energia e bem estar, como dar vitalidade e um aspeto realmente saudável à tua pele e cabelo! Tem sempre ao pé de ti uma garrafa e não te esqueças daquele copo antes de dormir e logo depois de acordar!

Contar calorias

Sim, calcular de forma obsessiva e registar tudo o que consomes pode ter um efeito contraproducente! Deves acima de tudo encontrar um regime que te dê força para enfrentar os obstáculos do dia a dia, energia e saciedade! Admitimos que não é fácil conseguir um equilíbrio entre o ser demasiado permissivo com a alimentação ou restritivo, mas o que sabemos é que o último vai levar a uma sensação de frustração que te levará, alguma vez, a consumir mais do que deverias, por todo o tempo em que te afastaste daquela bola de berlim ou do gelado ao lanche.

Fiar-te apenas e só na alimentação…

É fundamental, sim, e talvez a componente mais importante para quem procura sentir-se bem no seu próprio corpo. Mas descurar o desporto, as horas de sono e repouso, o stress e a saúde mental é tirar uma grande fatia da equação muito mais importante do que a do bolo de casamento simples que ias consumir. Somos seres que dependem não só de si, mas do ambiente em que estão inseridos, assim que não vale a pena olhar apenas para a balança e esperar que tudo entre nos eixos até ao dia C!

Fotoclik
Fotoclik

Confessa, revês-te nalguns destes erros no que toca à tua dieta e estilo de vida. Quando decidir a ordem do menu e dos meninos das alianças, o penteado de noiva e o timing da banda falam mais alto, é difícil focares-te na tua saúde e bem estar. Mais do que uma atitude demasiado regrada e existente contigo própria, dá-te um desconto! Tempo de adaptação e permissividade para cometer alguns erros, são essenciais… desde que isso não signifique acabar com o bolo de casamento