Há ideias originais para os padrinhos, para os vestidos de cerimónia das damas e mesmo para os mais velhos, mas, no que toca a crianças e pré-adolescentes, o que podemos fazer para que se sintam integrados e divertidos? É o vosso dia, mas ambos sabem o quão importante é a felicidade das pessoas que vos rodeiam e, acima de tudo, apenas querem que seja inclusivo! As lembrancinhas de casamento podem até já estar escolhidas, mas há sempre espaço para a imaginação quando o assunto são os mais pequenos! Se já enviaram os convites de casamento e têm uma estimativa de quantas crianças comparecerão no vosso grande dia, não percam a sugestão mais divertida e apetitosa: ramos de gomas!

Os ingredientes

Em primeiro lugar, um stock enorme e variado destas guloseimas! Embora haja uma variedade enorme de gomas no mercado, o melhor é que escolham aquelas que têm um tamanho semelhante – tal como pensaram para o bouquet de noiva ou para os acessórios do penteado apanhado, objetos semelhantes e de tamanho idêntico serão muito mais fáceis de inserir num conjunto! Assim, os seguintes “ingredientes” são essenciais:

  • gomas de várias cores e sabores diferentes – amoras, dedos, tijolos, morangos, nuvens, corações, etc.
  • pauzinhos de madeira (ou os célebres sticks das espetadas) com cerca de 20 cm de comprimento
  • papel celofane colorido
  • pequenas molas de madeira ou fita cola de dupla-face
  • corações de pano ou feltro de diferentes tamanhos
  • alfinetes de segurança

Para a execução…

Embora seja um processo simples e relativamente rápido, nunca é demais lembrar os noivos de que não estão sozinhos! Há sempre pais, madrinhas e padrinhos, amigos e, mesmo as próprias crianças, que terão todo o gosto em ajudar! Se estão ocupados com as reuniões com o catering e a escolha do bolo de casamento simples, deleguem esta tarefa para alguém em quem confiem e não pensem mais no assunto!

Mãos à obra!

Chegou a parte mais divertida do processo! Em primeiro lugar, pega nos pauzinhos e espeta as diferentes gomas ao longo dos mesmos, de forma arbitrária e nada homogénea! A ideia é que cada pauzinho seja diferente do anterior e, de preferência o mais variado e colorido possível – não se esqueçam de deixar algum espaço na base do “espeto”.

Depois de montar alguns destes pauzinhos em conjunto, é necessário juntá-los, formando ramos! O aconselhável é que cada ramo contenha entre 12 a 15 pauzinhos. Segura-os juntos e envolve com papel celofane colorido – é importante que os amarres na base ou parte inferior com uma fita ou um elástico, para manter a sua estrutura. Se quiseres garantir que não se desmontam mesmo, usa fita de dupla face ou algumas molas!

A decoração

Chega a parte de decorar os vossos pequenos ramos! Façam-no com os corações de pano ou feltro e juntem-nos aos pauzinhos com a ajuda da fita de dupla face ou dos pequenos alfinetes. Não só são uma excelente ideia para lembrancinha de casamento, como podem ser uma ótima peça decorativa, sinalizar a mesa do buffet para os mais pequenos ou somente enfeitar o espaço do copo de água!

O que acham desta ideia tão original para envolver e divertir os mais novos? Se já pensaram em várias ideias de presentes pouco tempo depois de ter o anel de noivado, nada como experimentar pequenos bouquets de gomas para os mais pequenos… e, claro, guardem alguns para levar de lua de mel após cortar o bolo de casamento!