Depois dos convites de casamento, fazer as próprias lembrancinhas de casamento é uma maneira muito simpática de dar um toque de personalidade ao vosso dia C. Afinal, quem é que não gosta de prendas de casamento originais, totalmente feitas à mão? Se gostavas de fazer sabonetes de glicerina para surpreender os vossos amigos, anota todos os passos deste DIY: 

Os materiais necessários

Para começar, os materiais de que necessitas para realizar os sabonetes de glicerina são os seguintes: 

  • Álcool etílico
  • Moldes de plástico ou silicone (podes encontrá-los com muitas formas)
  • Essência de um aroma que vos agrade
  • Flores secas (jasmim, alfazema, etc...)
  • Glicerina em sabões

1. Deita álcool no molde

Tal como farias se estivesses a untar as formas de um bolo. Este passo serve para que não apareçam bolhas nos sabonetes. O álcool deve ser posto antes de usar o molde (podes usar um pulverizador para não empapar as formas) e depois de colocar a glicerina.

2. Põe as flores secas no molde

Uma vez preparado o molde, coloca as flores secas no mesmo, mas sem cobri-lo por completo. O efeito deve ser o mais natural possível. 

3. Corta os sabões de glicerina

Para que os possas derreter de forma mais prática e rápida, é recomendável que cortes os sabões de glicerina em quadrados. 

4. Aquece a glicerina

Existem várias formas de derretas e glicerina, mas a mais recomendada é em banho-maria. Se não tiveres uma panela para este efeito, podes sempre improvisar com duas panelas, colocando uma pequena a flutuar em água dentro de uma grande. Em último caso, também podes derreter a glicerina no microondas. 

5. Junta os complementos

Enquanto a glicerina aquece, podes incluir um aroma - algumas gotas de óleo essencial - e outras coisas que queiras colocar, como colorantes. 

6. Assim que esteja líquida…

Prepara os moldes pulverizando-os com álcool, para impedir a formação de bolhas nos sabonetes. 

7. Coloca a mistura no molde

Passo muito importante: com cuidado, coloca a mistura em cada molde, enchendo-os até à borda - mas sem deixar transbordar, obviamente! No fim, pulveriza de novo todo o molde com álcool, em cima dos futuros sabonetes.

8. Deixa arrefecer

Deixa o preparado num local fresco durante duas horas, aproximadamente. Logo, quando os sabonetes estiverem completamente duros, empurra a parte de trás do molde para retira-los. 

9. Faz um embrulho bonito

Agora que já tens os sabonetes preparados, guara-os num recipiente hermético até que chegue o momento de embrulhá-los. Podes usar bolsinhas de papel, embrulhos de ráfia ou de tecidos reutilizados, e atá-los com fitinhas a condizer. Para dar um toque ainda mais personalizado, podes adicionar uma mensagem de agradecimento a cada prendinha. 

Et voilà! Já tens as tuas prendas de casamento preparadas! Se o mundo DIY te fascina, porque não aproveitas a tua veia criativa para fazer uns centros de mesa personalizados? Ou uns corsages para combinar com os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor? Ninguém vai resistir a uns detalhes feitos com tanto amor e talento!